Era uma vez uma menina que sonhava em conhecer a Dubai roots, a velha Dubai, a Dubai carregada de histórias ao estilo 1001 noites, com cheiros, cores diferentes do que ela estava acostumada. Uma Dubai com os locais, para sentir ainda mais o choque de culturas.
Dicas de roteiros em Dubai para visitar o Burj Khalifa
Veja alguns passeios pagos mas que valem a pena conhecer:
- Dubai: Dunas Vermelhas, Camelo e Churrasco no Acampamento
- Fuja de Dubai em uma excursão inesquecível pelas dunas de areia vermelha do deserto e desfrute de um jantar com churrasco e atividades típicas do deserto no magnífico acampamento Al Khayma.
- Dubai: Ingresso 124° e 125° Andares do Burj Khalifa
- Maravilhe-se com as vistas de Dubai a partir do mirante do icônico Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. Suba 125 andares para apreciar um panorama de 360 graus sobre o Golfo Arábico.
- Burj Khalifa Dubai: Ingresso e Tour Pisos 124°, 125° e 148°
- Evite as filas do elevador e da segurança para contemplar incríveis vistas de Dubai a partir dos andares 124, 125 e 148 do Burj Khalifa. Acesse deques de observação exclusivos e desfrute do atendimento personalizado.
- De Dubai: Excursão Turística Premium de 1 Dia a Abu Dhabi
- Conheça a história de Abu Dhabi em uma excursão guiada de oito a nove horas. Encante-se com a Grande Mesquita do Sheikh Zayed e visite o Observatório das Torres Etihad.
Publicações com dicas e roteiros de viagem em Dubai e Abu Dhabi
Lista de todos os nossos posts sobre Dubai e Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos que podem te ajudar:
- Planejamento de 12 dias em Dubai e Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos
- Como escolher a melhor região e o melhor hotel em Dubai para se hospedar
- Transporte em Dubai na prática e com baixo custo
- Passeando pela Dubai turística
- Passeando pela Velha Dubai
- O que fazer em Dubai de graça (ou quase)
- Dubai Garden Glow, um jardim temático com muitas luzes
- Dubai Miracle Garden, o jardim dos milagres do Oriente Médio
- Platinum Heritage Safari no Deserto em Dubai
- Um dia em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos
- Nossas experiências de turistas em países muçulmanos
Chegando ao tão cobiçado destino, não foi bem essa Dubai que ela encontrou, na verdade tudo foi tão “coisa para turista ver” que somente alguns pontos foram interessantes e ela voltou um pouco frustrada para casa por não conseguir vivenciar, mesmo por alguns instantes, a exótica cultura que é vendida para os quatros cantos do mundo. Fim da história.
Bom, essa é a minha sensação sobre a nossa visita na velha Dubai. A cada lugar que a gente chegava para visitar, tudo era tão tão bonitinho, certinho que perdia a graça.
E o outro ponto que também pesou foi a quantidade de indianos no local… Sério, que coisa!!! É tanto indiano, nos souks querendo te empurrar lenços feito na China, relógios e bolsas falsificadas, insistindo tanto que não rolou nem de tirar todas fotos que queria ou mesmo curtir mais um pouco o local. Eu perdi fácil a pouca paciência que tenho e resumindo, foi chato para mim. Eu não esperava por isso e acho que se tivesse ideia de como realmente seria, provavelmente ajustaria as expectativas e iria mentalmente preparada, assim talvez a impressão fosse outra.
Nossa andança pelo centro velho de Dubai foi divida em duas partes: o lado Bur Dubai e o lado Deira.
Para chegar a essa região, usamos as linhas vermelha e verde do metro, foi super tranquilo. Descemos na estação Al Ghubaiba e depois de sair do conforto do ar condicionado, nós fomos enfrentar um dia de “inverno” nos Emirados… Somente 34ºC! 😉
Lado Bur da Velha Dubai
Os pontos que visitamos na região do Bur Dubai foram:
- Heritage e diving villages. Bom, quando eu li a descrição do local, que seria um local preservado com casas e tals, achei que seria superinteressante, mas quando chegamos lá não tinha quase nada. Tudo estava fechado e deserto. Havia somente algumas exibições de como era alguns cômodos, mas nada demais. Dentro do da área do heritage fica o museu de pesca e da extração de pérolas, bem simples, acho que ficamos uns 10 minutos por lá.
- Casa do Sheikh Obaid & Juma bin Thani Al Maktoum. Depois que saímos do Heritage Village, entramos na primeira casa-museu. A casa que foi do Sheikh Obaid & Juma bin Thani Al Maktoum não é tao famosa e visitada quanto a sua irmã, casa do Sheikh Saeed Al Maktoum, porém é tão interessante quanto. O ingresso custa 3 Dirhams e você a compra logo na entrada. Construída em 1916 de acordo com a arquitetura antiga local, a casa tem dois andares, 20 quartos e foi restaurada em 1998. O que mais gostamos é que no segundo piso tem uma exposição de caligrafia árabe bem legal e completinha, o nome da exposição é “Caligrafia árabe ao longo do tempo” e ela por si só vale a visita.
- Casa do Sheikh Saeed Al Maktoum. Construída em 1896 na região de Al Shindagha, a casa foi a morada da família real Al Maktoum até 1958. Na casa é exibido a história de Dubai com várias fotografias raras mostrando a mudança nos Emirado Árabes ao decorrer dos anos. O que mais gostamos foi ver a construção da casa com áreas abertas como vimos no segundo piso da casa, as torres de vento, Barajeel, responsáveis pela circulação de ar nos cômodos. Uma curiosidade é que as casas construídas nessa região são direcionadas à Meca, mostrando o grande peso da religião na cultura local. O ingresso custa 3 Dirhams e é comprada facilmente na entrada da mesma sem filas.
- Old Souk. Depois da visita as duas casas fomos em direção ao Old souk beirando o creek. Bom como já falei no início do post, a passagem pelo souk não foi lá aquelas coisas. Os vendedores em sua maioria indianos encheram os picuás… Sério :/ Até conseguiram enrolar um echarpe no maridoviski. E olha que ele é alto hein… Quem quer comprar lenços e outros itens made in China com preço para turista, o lugar é lá.
- Forte Al Fahidi e Dubai Museu. Esse foi um achado! A fachada meio que sem graça do forte, esconde um museu super legal. Esse eu recomendo a visita! O preço do ingresso é apenas 4 Dirhams. O museu conta a história da cidade de Dubai desde a pré história até os dias atuais, com muitos dioramas e alas interativas. A parte que mais gostei foram os dioramas mostrando o cotidiano das pessoas há uns 40-50 anos atrás. Até a picurucha gostou e ficava perguntando toda hora “Was ist das?”. Ou seja, a visita valeu bastante a pena.
- Al Bastakiya. Também uma área histórica de Dubai e que também achamos muito para turista ver. Como no Heritage e Diving Villages, o local estava deserto e somente um pingado de turistas e nós andavam por lá. A ideia é mostrar como seria uma antiga vizinhança do país, mas nada me convenceu sabe… A única coisa que nos chamou a atenção, foi uma lanchonete que vendia hambúrguer de carne de camelo e só.
- Abras. Os barquinhos que cruzam o creek, as abras, algo meio que obrigatório e a maneira mais legal de chegar ao lado Deira de Dubai. O custo é de 1 Dirham e se você pegar a abra correta, que não foi o nosso caso, você chega ao lado Deira em 10 minutos.
Lado Deira da Velha Dubai
Já no lado Deira, visitamos os seguintes pontos:
- Al Ahmadiya School. A escola foi fundada em 1912 pelo Sheikh Ahmed bin Dalmaouk e foi a primeira escola padrão em Dubai. A escola funcionou até 1958 e em 1994 foi transformada em um museu, após um período de restauro. O museu possui vários dioramas legais mostrando como era seu funcionamento, documentos que mostram o que era ensinado para os meninos que futuramente governaram Dubai, como o Sheikh Rashid bin Saeed Al Maktoum, que revolucionou Dubai, o Sheikh Maktoum bin Rashid Al Maktoum, que já governou Dubai, e o rei atual, Sheikh Hamdan bin Rashid Al Maktoum. A visita é bem interessante e rápida,o que é importante fator ao viajar com crianças pequenas. Ah! E a entrada é gratuita.
- Gold Souk. O mesmo caos e problema que encontramos no old souk, encontramos no gold souk. Tá, a quantidade de joias expostas é absurda e tal, mas mais uma vez os indianos encheram os picuás e no final das contas não ficamos muito tempo por lá. Para quem quer comprar algum mimo, teoricamente (não confirmamos) o preço é bem mais convidativo do que no Brasil.
- Heritage House. Essa foi uma mega surpresa. Perto da Al Ahmadiya School essa casa que foi residência da família Bin Dalmouk, que foi a mesma que fundou a escola é muito, mas muito legal! E sabe o por quê? Todos os cômodos abertos a visitação são repletos com dioramas, mostrando bem didaticamente como era o cotidiano dos que ali moravam. E olha que são muitos, já que a casa tem dois andares. Tudo muito interessante em ver a dinâmica mesmo sendo com bonequinhos 😉 Ah! Eu acho que o pessoal não visita muito esse local… Éramos os únicos turistas por lá…Dos museus que visitamos esse pra mim foi o número 1. E faz um bem danado pro bolso já que a entrada é gratuita.
Como falamos no início, acabamos nos decepcionando um pouco com nossa visita a Velha Dubai. Provavelmente por nossa expectativa de talvez conhecer mais da cultura e de como seria a vida real de seus habitantes. Em compensação, os museus são bem interessantes e você pode ter uma melhor sorte ao passear pelos Souks. Ou seja, sim, sua visita é ainda recomendada.
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.