Ícone do site Ligado em Viagem

Vale del Elqui, desce um pisco, por favor! Bebendo no Chile com Gabriela Mistral

Vale del Elqui, desce um pisco, por favor!

Continuando nossa viagem pelo Chile, contratamos uma agência para fazer o passeio ao Vale del Elqui. Felizmente eles chegaram pontualmente no horário combinado, sem nenhum imprevisto, mas infelizmente eu estava com uma preguiça de fazer inveja ao Homer Simpson.

Mas vamos embora que hoje é dia de visitar um lugar que é praticamente um oásis margeado por vinhedos no meio da aridez das montanhas do norte.

O Vale del Elqui é um dos pontos turísticos visitados do Chile, principalmente por ser região natal da Gabriela Mistral e ter algumas fábricas de Pisco, além disso dizem que existem forças esotéricas vindas da presença constante de OVNIs. Não sei se isso é verdade ou resultado do alto consumo da “cachaça” chilena. 🙂

Os lugares que visitamos no passeio foram:

A cidade onde a poetisa Gabriela Mistral nasceu é uma graça e muito pacaaaata. Visitamos a praça central que tem uma fonte e o busto do rosto dela, passamos em frente da prefeitura com seu prédio pitoresco e vimos a catedral, que tem um teto deslumbrante todo trabalhado na madeira e com pinturas muito bonitas.

Vale del Elqui – Vicuna

Foi o local que a Gabriela Mistral passou a infância, onde é possível visitar sua casa, que foi transformado em museu, e também encontramos sua escola e a sua tumba.

Nem preciso dizer que o maridovisk ficou todo alegrinho. A cidade também é minúscula, mas é importante devido a várias pisquerias existentes. Visitamos uma pisqueria, a Pisco Mistral, onde é possível engarrafar seu próprio pisco e, claro, o maridoviski ficou todo todo… O preço não é aquelas coisas, mas uma vez na vida, que mal tem, né?  Além disso a cidade de Pisco Elqui é também importante por ser o ponto de encontro de vários esotéricos, que vão fazer trilhas pela região devido a energia que se encontra ali. Como disse, “desce um Pisco, por favor!” e vamos caçar OVNIs.

Pisco e mais piscos – Vale del Elqui

Olha sou engenheira de alimentos, sei que as fábricas não são aquelas maravilhas que suas propagandas vendem, mas olha… pra sobreviver ao produto feito na sujeira e desorganização dessa fábrica, só sendo quase puro álcool. A Pisco Fuegos, segundo o guia, é uma das fábricas mais antigas de pisco do Chile. Tudo muito simples, quase artesanal e como eu disse pisco é quase álcool puro… então tudo bem. 😀

Visitamos uma represa que contrasta com a aridez das montanhas que a cerca. Foi só uma paradinha de 15 minutinhos para esticar as pernocas e admirar a vista.

Na estrada que estávamos, a Ruta 41, paramos em um mirante bem legal, com uma vista para o vale e os vinhedos, que infelizmente ainda estavam secos. Ainda era agosto, o inverno mal tinha acabado…

Esse lugar é demais!!! É um vilarejo no vale que usa energia solar pra tudo, tudo mesmo. Fomos em um restaurante onde todas as comidas são cozidas em fornos solares. O dia estava meio nublado, mas segundo a dona do restaurante, em dia com o céu mais aberto, a comida fica pronta em 20 minutos. E mesmo com o dia nhé que estávamos, nossa refeição ficou pronta em apenas 30 minutos. Bem interessante mesmo…

Vila Seca – Vale del Elqui

No final do dia retornamos à La Serena, pegamos as mochilas e fomos correndo para a rodoviária, pois o próximo destino já estava a nossa espera: Antofagasta!

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile