Durante nossa viagem de 7 dias pelos Bálcãs, onde visitamos a Bósnia e Herzegovina e Montenegro, chegamos a Sarajevo, importante cidade que fez parte de muitos fatos históricos mundiais. E que nos anos 90 ficou mundialmente nos noticiários pela sua sangrenta e longa guerra pela independência do país.
A Guerra da Bósnia teve como seu principal cenário o chamado Cerco de Sarajevo, onde a tropa inimiga circundou a capital da Bósnia e Herzegovina por 44 meses com ataques ininterruptos, tornando-o o mais longo cerco da história da guerra moderna.
Durante esse período, Sarajevo ficou sob ataque constante e para furar o bloqueio, foi construído um túnel na região do aeroporto, que era protegido pela ONU. Conhecido como Túnel da Esperança, foi por seus 800 metros de comprimento que Sarajevo recebeu munição, suprimentos, alimentos, energia e, também, por onde quase dois milhões de civis fugiram do cerco a cidade.
Hoje a maior parte do túnel foi soterrada, mas a casa que foi usada para sua construção e onde era a entrada hoje é um Museu que conta sua história e também da guerra e o Cerco de Sarajevo.
Museu do Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia e Herzegovina
No museu é possível ver de perto uniformes, material bélico, fotos e documentos acerca da construção do túnel e do Cerco de Sarajevo. Também tem uma pequena sala onde um documentário com cenas originais da guerra e da construção e uso do túnel fica em exibição durante todo o tempo de visita.
Além disso é possível percorrer os últimos (ou primeiros) 25 metros do túnel, experienciando um pouco de como era utilizá-lo.
O Museu do Túnel da Esperança em Sarajevo na Bósnia e Herzegovina fica a 15 km do centro da cidade e, como dito lá em cima, bem próximo do Aeroporto Internacional de Sarajevo. Nós fomos de carro usando o GPS e não foi difícil encontrá-lo. Não sabemos como ir de transporte público, mas existem excursões para o local, consulte no hotel em que se hospedar.
Também é possível ver o endereço, o horário de abertura e preço atual de ingresso no site oficial do Túnel da Esperança.
Uma visita impactante, importante e que deve estar em seu roteiro por Sarajevo na Bósnia e Herzegovina.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Beneth Santana Torquato diz
Que fantástico! Quendo estive em Sarajevo, passei mal e nem pude conhecer a cidade, mas esse túnel estava sim em meus planos. O pouco que vi já provou que vale a pena voltar, e seu post confirma isso.
Alexandra diz
Nossa que experiência impactante. Depois desse post deu vontade de conhecer o país e essa atração apesar de triste, vale a experiência.
Michela Borges Nunes diz
Uau, Edson, que passeio marcante, impactante e emocionante. Achei demais e uma ótima dica, além de ser muito diferente, pois nunca tinha ouvido falar.
Amanda Saviano diz
Que bacana! Nem sabia da existência deste túnel! Deve ser incrivel conhecer tudo isso e as historias por trás de tanta dor!
Lulu Freitas diz
Não conhecia essa história e lugar. Muito interessante esse passeio. Uma lição que não pode ser esquecida. Excelente post
Diego Arena diz
O leste europeu tem pontos que estão me chamando cada vez mais a atenção para visita-los. Achei bem interessante o tunel da esperança, mas deve ser um pouco pesado a sensação de estar ai.
Obrigado pelas dicas.
Analuiza diz
Que experiência interessantíssima! Eu acompanhei esta guerra, mas sei pouco a respeito dela. É uma forma de conhecer mais a história do país, visitar lugares assim, por mais que nos cause emoções intensas e muitas vezes controversas, né?!
Cris diz
Uma visita realmente impactante e com uma carga Histórica de arrepiar! Gostei bastante do seu relato!
Aline Aguiar diz
Ótimo relato! Uma história tão triste e um lugar tão interessante. Eu vejo as fotos das paredes com balas e sempre me impressiono.
Cleber Yamamoto diz
Deve ser bem impactante conhecer o lugar onde ocorreu esse cerco. Ainda mais quando há vestígios de minas e paredes perfuradas. Ótimo post, obrigado por compartilhar.