Nós gostamos muito de viagem de trem na Alemanha. Na verdade, muitas vezes preferimos viajar de trem do que de carro ou mesmo avião. Apesar de ser um pouco complicado inicialmente entender como usar a malha ferroviária alemã, sua abrangência (incluindo outros países) faz com que seja uma excelente alternativa a rodovia.
Nós escrevemos um guia de uso completo de como comprar e usar o ticket de transporte de 49 Euros na Alemanha.
Com esse intuito, nós selecionamos as orientações e principais dicas que queríamos ter lido antes de se aventurar nos deutschen Züge.
Como comprar a passagem de trem na Alemanha
Você pode comprar a passagem de três maneiras:
- Pelo site da empresa de transporte ferroviário da Alemanha, a Deutsche Bahn AG, a mais importante do país. Além do alemão, é possível fazer todo a pesquisa e processo de compra em inglês, espanhol e outras línguas. É bem tranquilo, sem complicação e informações bem completas.
- Nos guichês das lojas da DBahn nas estações de trem. Apesar de serem bem práticos, os atendentes costumam ter bastante paciência para sanar as dúvidas e responder diversas dos viajantes de primeira vez.
- Nos totens de auto-atendimento espalhados nas estações de trem. Parecido com o site na Internet, eles possuem bastante informações em diversas línguas e é bastante fácil de utilizar.
Dicas:
- Fique atento aos tipos de trens existentes:
- ICE (Intercity Express) – São os “trens balas” alemães, chegando incríveis 300Km/h, ideais para jornadas entre cidades mais distantes;
- IC (Intercity) – Também para jornadas em cidades distantes, porém mais lento e com mais paradas no caminho;
- RB (Regional Bahn) – Famosos “trens pinga-pinga”, podem ser usados para viagens entre cidades mais próximas, porém são lentos e fazem inúmeras paradas.
- É possível comprar as passagens com reserva de assento pagando uma taxa adicional, ideal se você quiser garantir que todos os seus acompanhantes sentem juntos. Porém caso escolha não reservar lugar, você precisa sentar nos bancos que tiverem a informação de livre ou em branco (a imagem mostra o assento 94 livre).
- Fique sempre com sua passagem em mãos, seja impressa ou em formato digital no seu celular, pois funcionários do trem irão passar conferindo todos os passageiros. E se comprou usando o Cartão de Crédito, ele pode ser solicitado para confirmar informações.
- Existem opções de passes promocionais para múltiplos de dias ou passageiros. Veja no site ou com atendente da loja se alguma delas atende sua necessidade.
Como andar de trem na Alemanha
Ao entrar na estação de trem, em alemão Banhof ou Hauptbanhof para a Estação Central da cidade ou ainda nas siglas Hbf, com sua passagem em mãos, você deve conferir nos painéis o número, horário e plataforma em que seu trem irá parar. Qualquer mudança, como atraso ou alteração de plataforma, será mostrada ali.
Já na plataforma, você deve verificar em qual trecho o seu vagão irá parar. Se você não reservou lugar é mais fácil, a sua opção sera 1a. ou 2a. Classe, mas no caso de reserva de lugar, você tem o vagão específico em que seu lugar está.
Para isso você deve olhar um painel impresso com o esquema de vagões de seu trem e a relação do número do vagão e letra correspondente do trecho da plataforma. Parece um pouco complicado, porém é necessário para agilizar o embarque. Os trens na Alemanha costumam ficar poucos minutos na estação e caso você se atrapalhe, pode acabar perdendo.
Dentro do vagão é só procurar o seu assento ou um lugar livre, guardar sua bagagem e aproveitar a viagem.
Dicas:
- Na estação existem alguns painéis eletrônicos que avisam de atraso, mudanças ou mesmo inversão do trem (ou seja, se no painel impresso dizia que seu vagão iria parar no início da plataforma, ao inverter o trem, ele irá parar no final). Na dúvida não deixe de perguntar para um funcionário da estação ou da DBahn, ele irá te ajudar.
- Algumas viagens são realizadas em comboios de trens conectados, mas com destinos diferentes. Então preste muita atenção se você está no vagão correto, pois em alguma parada eles podem se desconectar e você parar bem longe de onde queria ir. Mais uma vez, na dúvida, questione.
- Existem opções de viagens diretas ou viagens com baldeação, ou seja, troca de trem. Fique bastante atento para descer na estação correta e pegar o próximo trem sem erros. E no caso de atraso e perda de conexão, vá direto a loja da DBahn para informações e atualização de passagem.
- Os trens ICE possuem WiFi grátis e vagão restaurante para um lanche rápido, aproveite.
- Procure nas estações de trem os armários para guardar malas de diversos tamanhos e assim conhecer rapidamente uma nova cidade, no caso de haver tempo entre conexões.
Muita informação, eu sei, porém na prática é mais fácil do que parece. E depois que você fazer a primeira viagem de trem, dificilmente vai escolher outro meio de transporte. Pode acreditar!
Vai viajar para a Alemanha?
Especificamente sobre a viagem internacional de avião do Brasil para o Aeroporto de Frankfurt, nós temos dois posts:
- Dicas de segurança e passo-a-passo para voos internacionais nos aeroportos do Brasil
- Dicas e passos para sua chegada no Aeroporto de Frankfurt na Alemanha
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Blogagem Coletiva
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #ViajarDeTrem, onde Blogs de Viagem de Pequenos Grandes Viajantes escreveram sobre viagens de trem em qualquer país do mundo.
Não deixe de ler os outros posts:
- Vem que te Conto! – Viagem de trem do Vale Sagrado para Machu Picchu pela Inca Rail
- Gastando Sola Mundo Afora – De São João Del Rey a Tiradentes de Maria Fumaça, um passeio a moda antiga – Tiradentes – MG
- AzWanderlust – Viajar de trem pela Europa: como comprar passagens baratas
- Viajonários – Dicas para viajar de trem pela Inglaterra
- Espiando Pelo Mundo – Sobre trilhos mundo afora
- Destinos por onde andei… – Minhas viagens de trem na Europa
- Viajento – Suiça – Perguntas frequentes sobre viagens de trem pelo país
- Cantinho de Ná – Como é viajar de trem pela Espanha
- Viajante Comum – De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale
- Apure Guria – Trens panorâmicos na Suíça e trajetos incríveis
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Paulo Cattelan diz
Wunderbar!! Pretendo viajar para a Alemanha em breve e seu post já resolveu dúvidas que eu nem sabia que tinha!!!
Viajante Comum diz
Gostei muito das dicas Edson! Há estações que dão um medinho, né? Com essas dicas em mãos a gente fica até mais tranquilo. Muito bom! 😉
Viajento diz
Ótimas dicas! Eu não iria saber isso das indicações dos assentos livres e dos combois que podem se desconectar no meio do caminho e seguir para outros destinos.
Aline DP diz
Viajar de trem na Europa deve ser realmente fantástico.
Estou sonhando com a Alemanha e esse post com certeza vai ajudar bastante!
Gisele Prosdocimi diz
Acho o máximo viajar de trem na Europa, imagino que na Alemanha deva ser muito top. É um país que ainda não conheço, mas suas dicas me deram uma vontade de conhecer…
Marianne diz
Andar de trem é sempre maravilhoso! Recentemente tive a oportunidade de andar na Alemanha entre algumas cidades e amei a experiência! É super prático e rápido!
Alessandra Fratus diz
Bem legal esse post. É bom ler um texto assim explicadinho, passo-a-passo, com fotos mostrando todos os segredinhos. Gosto muito de viajar de carro, mas fiquei com vontade de aproveitar essa boa estrutura ferroviária da Alemanha. Vou reconsiderar! 😉
Rayane diz
Edson, relembrei todo o processo de viajar de trem pela Alemanha. Suas dicas são excelentes!
Apesar de ter tido vários problemas enquanto estive na Alemanha da última vez, o sistema ferroviário do país é de primeiro mundo mesmo. Essa facilidade de viajar de trem me encanta! Sempre que posso escolho o trem para viajar por lá.
Susana - Viaje Comigo diz
oi! Este post é muito útil! Quando estive na Suíça e quis viajar para a Alemanha de comboio… foi um drama. Não havia ninguém a falar inglês (ou francês, português ou espanhol). Só falaram alemão e eu vi-me grega para conseguir comprar o bilhete para o sítio onde queria ir, ehehehe!
Pedro Henriques diz
Já fiz algumas cidades na Alemanha de comboio, desde Berlim a Potsdam, Colónia, Frankfurt entre outras. O sistema ferroviário alemão funciona lindamente e é uma excelente alternativa ao automóvel. Excelente artigo.
Juliana Moreti diz
Muito ùtil este teu post!
Mas sabe que achamos valores muito mais baratos comprando pela goeuro? Haviamos feito a cotaçao pelo site da DB, quase compramos, mas por algum motivo acessamos esse outro site e o valor estava muito mais barato!
Algo que fizemos foi reservar a cabine familia. E em todas as nossas viagens, tivemos a sorte de nao ter ninguém conosco!
Edson Amorina Jr diz
Pô, bem interessante a dica, sempre bom comparar! Obrigado, Edson 🙂
angela sant anna diz
eu viajei em 2011 com os trens e achei demaaais! comprei aquele cartão de desconto que vendem para pessoas ate 25 anos e ganhei alguns descontos! esse ano aproveitei a estação para deixar as minhas malas enquanto ia pra oktoberfest aehuahe
Edson Amorina Jr diz
Xóvem
ANa Zacchello diz
Excelente post! Tudo bem explicadinho e detalhado para explorar esse país incrível! Adorei!
Paola diz
Adorei esse post! Gosto desses bem explicadinhos assim com as dicas, pq sou meio sem direção e “fico perdida” facilmente em situações novas hahaha Deu vontade de viajar de trem tb!
Robba Caravieri diz
Adorei a matéria, o passo a passo está muito incrivel e tudo muito claro. Quero ter oportunidade de fazer isso da proxima vez que estiver na europa, eu adoro viajar de trem. Abraços!
Ana diz
Muito bom Edson… detalhes necessários para quem pretende comprar bilhetes de trem.
Eu comprei todos os meus passes das cidades base pelo site. Já na Alemanha, compramos bilhetes para visitar outras cidades em um dia e alguns compramos na loja e outros nas máquinas.
O procedimento foi mesmo como você narra aqui. As viagens foram excelentes! 🙂
Flávia diz
Ola. De Hamburgo para Munique seria melhor de trem ou aviao?
Edson Amorina Jr diz
Oi Flávia, tudo bem? Eu gosto muito de andar de trem, mas compare o preço e tempo nos sites:
– Para trem https://www.bahn.com/en/view/index.shtml (eu vi rapidament e custa uns 150€ e leva 7h)
– Para avião https://www.google.de/flights/#search;f=HAM;t=MUC;d=2017-10-19;r=2017-10-23;tt=o;q=pesquisar+voo ( custa de 120 a 300 e leva umas 2h)
Viviane Carneiro diz
Adorei o post e as dicas maravilhosas! Ainda não conheço a Alemanha, mas pretendo conhecer em breve. Essas dicas serão muito válidas para quando montar a minha viagem. Obrigada
Cynara Vianna diz
Ai que saudade da Alemanha…fomos de Amsterdam para Hamburgo de trem, de lá para Berlim de onde seguimos para Praga. Todos os trajetos foram ótimos, somos fãs das viagens sobre os trilhos. Também damos preferência a eles quando estamos pela Europa.
Luiz Carlos diz
É possível guardar uma mala grande nas estações pelo país?
Edson Amorina Jr diz
Oi luiz, em muitas estações sim, precisa verificar o tamanho da mala e o os “guarda-malas”, só? Mas se não for muito fora do padrão de grande, acho que não terá problema.
João Mauro Franco Borges diz
Muito bom o post. Gostaria de saber se a reserva de assento é paga separada da passagem, pois simulei uma compra e aparaceu primeiro o valor da reserva, e em seguida o procedimento do pagamento.
Edson Amorina Jr diz
Oi João, depende da classe que você comprar. Na 1a classe já está incluído no preço, mas para a 2a ou promoções, é pago a parte. Vou atualizar o texto com essa informação. Obrigado pela mensagem, abraços.
KACIO PEDERSSETI diz
Bom dia
Estou na duvida entre pegar um flixbus ou trem de Warnemunde a Berlim Alexanderplatz.
Minha duvida é a seguinte:
Em Rostock o tempo de troca de trem é de 12 minutos e em Berlim para Alexanderplatz também é 12 minutos.
Como nunca andei de trem antes, esse tempo é suficiente para fazer a troca? (Principalmente em Berlim, que deve ter a estação muito maior)
Caso eu perca o trem, posso com o mesmo ticket pegar o proximo trem? Eu pegaria o trem de 19,90 euros.
Edson Amorina Jr diz
Oi Kacio, se os trens não atrasarem, sim, os dois espaços de tempo são suficientes. Por que basicamente é você descer do trem, ir para a plataforma do próximo e esperar a chegada do trem (no caso dele estar lá, você já pode subir). É apertado, mas bem normal. Qualquer coisa, é só sair correndo (mesmo, o pessoal corre aqui nas baldeações sem problemas).
No caso do trem atrasar, você pode pegar o próximo sim, é só explicar para o fiscal que a culpa foi do atraso. Você só não pode fazer isso no primeiro trem, se o tipo de passagem que você comprar não permite usar vários horários, o primeiro tem que ser cumprido.
Abraços
RONEL ALBERTI DA ROSA diz
OLá, Edson! Entendo bem o alemão, mas não consegui comprar o bilhee no site da DB. Na lista de países de residêcia só aparecem aíses europeus (e eu moro no Brasil) – ademais, pede pagamento por conta bancária na Alemanha. Onde foi que eu me enganei?
Edson Amorina Jr diz
Voce está dizendo o ticket de 49€? Sim, é necessário ter conta corrente na Alemanha, já corrigi isto no post. Obrigado e boas viagens.