Olha eu acho que já fui umas 5 vezes à Straßbourg… Que cidade linda! Sou realmente apaixonada por ela!! Uma cidade cujo centro histórico é considerado inteirinho patrimônio da UNESCO, não está de brincadeira.
Straßbourg é a capital da região da Alsácia, região fronteiriça com a Alemanha que tem forte influência na arquitetura das casas, na comida e por aí vai. Aliás, essa região já foi de domínio alemão, francês, alemão, francês e ficou de domínio francês definitivamente depois do término da segunda guerra. Straßbourg também é considerada a capital européia, juntamente com Bruxelas.
Visitar Straßbourg é muito fácil, como moramos somente à uma hora de carro temos a sorte de poder visitá-la quando bate a saudade ou quando está na época do Natal e o maridoviski quer tomar um Glühwein do outro lado do rio Reno, mas quem está em Paris, ou mesmo na Alemanha (Stuttgart, Frankfurt cidades mais próximas), pode fazer de Straßbourg uma day trip.
De Paris são 3 horas de TGV, para comprar passagens é só clicar no site da SNCF, abaixo:
http://en.voyages-sncf.com/en/
De Frankfurt também são 3 horas de Dbahn, já de Stuttgart a viagem mais rápida é feita em 2 horas. Para maiores informações.
Visitar a cidade é fácil e se perder pelas ruas apreciando o clima da Alsácia não tem preço. Nas andanças que fizemos por Straßbourg podemos conhecer vários locais que seguem:
- Catedral de Notre Dame, para começar, uma das mais fantásticas igrejas que já visitei. Desde a minha primeira visita à cidade fiquei mesmerizada pela catedral. De estilo gótico a construção começou em 1015, e o seu exterior é ricamente decorado com esculturas feitas com pedras de cor roseada que vão mudando ao longo do dia. A catedral é a quarta maior da Europa, com uma torre de 142 metros. Nós subimos!!! E o maridoviski quase colocou o coração pra fora… tadinho estava carregando nosso pequeno chumbinho. A vista de cima é muito legal, vale a pena o esforço.
O interior da catedral também é muito bonito, e o legal é que eles tem um relógio astronômico, cujo o mecanismo data de 1842. O relógio funciona todo dia ao meio dia e meio. E para ver de pertinho é necessário comprar um ticket na oficina de turismo, que fica na praça da catedral, no lado esquerdo de quem olha a catedral de frente.
Dica: Nos feriados para ver o relógio a entrada é de graça.
- A casa Kammerzell, que é considerada a jóia da arquitetura de Straßbourg. Fica ao lado da catedral, não tem como não vê-la pois é realmente bonita. Esta casa serviu como área de venda para os vários mercadores durante o século 15,e hoje abriga um restaurante.
- Place Gutenberg, a 2 minutos à pé da catedral. É uma praça simpática que tem um carrossel fofo para as crianças, grandes ou não, e bons restaurantes. Eu já fui duas vezes ao restaurante Au Gutenberg, cuja especialidade é comida regional e é super baby/kinder friendly. Dica: Da place Gutenberg, dá para fazer uma foto muito bonita da catedral 😀
- Place Kléber, que é a maior praça de Straßbourg. Nela estão situadas as lojas ícones para os franceses, FNAC, Galeries Lafayette, Sephora fica na boca da praça e por aí vai… No natal, é a casa da famosa, enorme e gigantesca árvore de natal.
- La Petit France, que é o distrito mais pitoresco e fofo de Straßbourg. Antigamente pescadores, moleiros e curtumes faziam parte da vizinhança. Aqui tem a maior concentração de casas tipo enxaimel. Hoje a região é repleta de restaurantes e cafés que ficam a beira dos canais do rio Reno / I´ll.
- The Covered Bridges, perto da região da petite France, chega-se ao covered bridges, ou pontes cobertas, que hoje na verdade não são cobertas, mas podem ser identificadas pelas quatro torres datadas do século 14.
- Barrage Vauban, fica a poucos metros das pontes cobertas, pode-se visitar a barragem Vauban, construída por volta de 1690, com a finalidade de inundar o extremo sul da cidade, caso houvesse uma invasão. Hoje no interior da barragem pode-se ver várias esculturas recuperadas ao longo dos anos e subir ao terraço da barragem para se ter uma bonita vista das pontes cobertas com a catedral ao fundo.
- Passear às margens do rio I´ll, em qualquer ponto da centro velho é possível passear pelas margens do rio e apreciar a arquitetura da cidade. O percurso que eu gosto de fazer é sair de perto da praça da catedral e ir andando até a praça da República, passando por vários barco –restaurantes, pelo Palais Rohan, ver as pessoas no passeio de batorama, passar pela igreja de Saint Paul.
- Place de République, Após a derrota francesa em 1870, a Alemanha planejava fazer de Straßbourg a capital do Reichsland da Alsácia-Lorena. Este bairro, conhecido como a “nova cidade”, representou uma nova forma de planejamento urbano, com ruas largas, edifícios administrativos e culturais monumentais e luxuosas casas particulares. Nesta praça se encontram o Palácio do Reno, a Biblioteca da Universidade e o Teatro Nacional. No centro da praça, há um memorial de guerra pelo escultor Drivier, que data de 1936. Dispõe de uma mulher com seus dois filhos, um que morreu para a França e outra para a Alemanha, uma situação dramática que, infelizmente, foi muito real para o povo da Alsácia durante as duas guerras mundiais.
E mais um tiqunho, tiquinho mesmo de Straßbourg:
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Deixe um comentário