Sarajevo, a capital da Bósnia e Herzegovina, é uma mistura de culturas sem igual.
Difícil não ficar com a cabeça bugada ao ver todo seu contraste. Eu amei a mistura de ocidente e oriente, lembrou muito Istambul, com a vantagem se ser bem mais perto de casa e mais barata.
Tudo isso se deve a rica história da região, com anos de forte influência turca e posteriormente austro-húngara. Famosa por ser onde ocorreu o assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand e deu o inicio da I Guerra Mundial e também por ter sofrido muito com a Guerra da Bósnia nos anos 90.
Finalizando o nosso round trip pelos Bálcãs, nós saímos de Kotor em Montenegro e, depois de 6 horas de estrada, chegamos na cidade ao final do dia. Tempo e disposição apenas para achar o hotel em que nos hospedamos (Le Petit Prince: muito bom), comer, descansar e dormir.
Nós definimos nosso roteiro para três em Sarajevo, concentrando nossa energia nas atrações do centro antigo da cidade, que é possível fazer a pé. E também visitamos o Túnel da Esperança e a Pista de Bobsleigh (que foi dureza achar), porém foi necessário ir de carro para esses dois últimos pontos.
Pontos Turísticos em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina
As principais atrações da cidade de Sarajevo podem ser agrupadas em Pontos Históricos, normalmente relacionados ao seu envolvimento na I Guerra Mundial e Guerra da Bósnia, e Religião, aqui falamos do islamismo e suas mesquitas. Nós ainda visitamos dois outros lugares que fogem desse agrupamento, sua principal cervejaria e parte do parque olímpico de inverno de 1984.
Para a nossa andança, nós usamos o guia da Lonely Planet e visitamos os seguintes pontos:
- Baščaršija, o antigo quarteirão tipicamente turco, recheado de lojinhas. O que mais gostei daqui foi a rua que vende objetos feitos em cobre, tanto que eu fiquei quase meia hora conversando com a senhorinha da primeira loja que entrei. As pessoas são bem receptivas e suas lojas muito interessantes, vale bastante se perder pelas ruazinhas.
- E foi na região do Baščaršija que comemos o Börek em um restaurante minúsculo! Uma massa filó com recheio de carne/quejo que estava maravilhosa.
- Bezistan, é um bazar coberto do século 16 apinhado de lojas de bugigangas. Se você quer comprar algo baratin baratin, o local é lá.
- Ponte latina. Nessa ponte o Arquiduque Franz Ferdinand foi assassinado, que foi a última gota d’água para desencadear a primeira guerra mundial.
- Prefeitura. Hoje, o prédio da prefeitura está totalmente restaurado, por isso somos agraciados com um belo prédio em estilo austro-húngaro. Dá para visita-lo, a entrada é paga.
- Mesquita Gazi-Husrevbey. Esta mesquita de 1531 fica ao lado do Bezistan, tem um lindo pátio interno com uma fonte e um minarete de 45 metros. A entrada na mesquita é somente para mulçumanos, mas a área externa vale a visita.
- Sahat Kula. A torre de 1529 com o relógio em árabe é onipresente na região do Baščaršija.
- Svrzo House. Essa casa de influência turca, fica a uns 5 minutos andando da região do Baščaršija e é um museu, onde podemos ter uma ideia de como eram as casas de Sarajevo antigamente.
- Mesquita Careva Džamija. Essa mesquita do outro lado do rio Miljacka foi um achado! Ela é toda branca com detalhes em verde escuro e tem um pátio lindo com cadeiras onde a gente ficou um tempinho descansando observando os locais apreciando um cafezinho turco. A entrada na mesquita é somente para muçulmanos.
- Cervejaria Sarajevska. A cervejaria é mega respeitada pela população, pois durante a guerra dos anos 90, a fábrica foi a única fonte de água potável para a população. Lá tem um pequeno museu, com fotos antigas e reportagens. Do lado está o restaurante, eu achei ele bem escuro e sujinho… E ainda as pessoas fumavam dentro do local :/
- Pista de Bobsleigh e Luge. Ô lugar difícil de achar. Nós perdemos um bom tempo tentando achar a pista!!! O local da pista de Bogsleigh fica fora da região central de Sarajevo e para chegar até lá é necessário passar um trecho pela República Srpska e depois voltar para BiH…. Uma confusão só. Para facilitar a ida de quem quiser visitar o local é só colocar no google, ou gps o nome do Pino Nature Hotel. O hotel fica na estrada principal e então é necessário achar a entrada para a pista. Devido à chuva intensa não aproveitamos o local como gostaríamos, mas o lugar é demais! Fiquei super feliz em ter visitado. Acabamos escrevendo um post mais detalhado sobre a Pista de Bobsled, não deixe deler.
- Túnel da Esperança, ou se preferir museu do túnel. O museu que fica a uns 15 minutos de carro do centro de Sarajevo, do ladinho do aeroporto, conta de forma bem didática os horrores ocorridos durante a guerra da Bósnia nos anos 90. Hoje é possível percorrer os últimos 25 dos 800 metros construídos e ver de perto uniformes, material bélico, fotos e documentos acerca da construção do túnel. Uma visita impactante e importante. Também escrevemos um post detalhado sobre o Museu do Túnel da Esperança, vale a leitura.
Sim, uma cidade surpreendente!
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.