“The hills are alive with the sound of music…” Quem não adora o filme a Noviça Rebelde? Esse filme marcou a minha infância de tal forma que visitar Salzburg, a cidade na Áustria em que o filme foi feito, era um sonho.
Demorou, mas conseguimos visitar a cidade da Frauen Maria e suas crianças cantantes! 😛
Salzburg é uma cidade compacta, o que possibilita visitar os pontos mais importantes a pé. E como qualquer cidade na Áustria, achei uma cidade cara… Já falei sobre Viena aqui e Salzburg segue a risca no quesito custo.
Vou dizer que nós demos umas cabeçadas e que poderíamos ter economizado uns bons Euros se tivéssemos pulados alguns museus que para mim foram furada.
Vamos começar então pelo o que achei furada, a Mozart Wohnhaus e Mozarts Geburtshaus. Olha esses dois museus, que são a casa onde Mozart morou e a casa que ele nasceu, não tem nada demais, são bem fraquinhos mesmo, não valendo o din din pago. Tire a famosa foto da frente da casa e só… Guarde os euros para comprinhas ou se lambuzar nas guloseimas.
Falando em guloseimas, provamos e adoramos o Salzburg Nockerln, no Café Mozart que fica no meinho da Getreidegasse. É um suspiro de claras bem leve e bem gostosinho, as calorias serviram para nos aquecer do tempo frio.
Outra opção é o Mozartkugeln, que é uma bolinha de chocolate com recheio de pistache e que é a cara de Salzburg. Várias lojinhas o vendem por lá.
Mas falando em lugares visitados fomos claro ao Palácio Mirabell todo santo dia, para admirar o jardim e a bela vista do Festung Hohensalzburg, que olha pararam no tempo. É realmente lindo! Fico com um sorriso no rosto só de lembrar.
No palácio Mirabell visite o salão de mármore, Mozart tocou neste salão e hoje é usado para realizar eventos. A entrada é gratuita.
Fomos também ao Residenz, que foi a antiga residência dos arcebispos de Salzburg, esse sim valeu cada centavo de euro gasto. No Residenz há várias obras de arte e salas lindas com esculturas quadros e etc. Reserve pelo menos umas duas horas lá dentro.
A Catedral, Salzburger Dom, também é muito bonita. E para a nossa sorte, estava acontecendo um evento, então vimos um coral lindo enquanto fazíamos a nossa visita.
A fortaleza de Salzburg, Festung Hohensalzburg, é o cartão postal da cidade e desde de 1077 está por lá. Para visita-la há a opção de vários tipos de combo, como castelo + bondinho, só o bondinho e por aí vai…
Nós compramos a opção mais barata e assim conseguimos aproveitar as mais belas vistas da cidade, como também ver um pouco do castelo.
Fizemos esse roteiro em um dia e meio, intercalando períodos no hotel, pois o tempo estava horrível, com chuva e frio.
Já no segundo dia, nós fomos ao Schloss Hellbrunn e Wasserspiele. E vou falar que, fora o Schloss Mirabell, esse foi um dos pontos altos da viagem. O castelo fica fora da cidade uns 20 minutos de carro em um parque lindo.
Construído pelo príncipe Sittikus entre 1612 e 1619, era um local disputadíssimo pois todos queriam participar das grandes festas e brincadeiras que aconteciam nos famosos jardins do castelo.
As brincadeiras posso dizer que são bem molhadas e muito legais. Olha, só fazendo o tour de uma hora para ver o quão imaginativa era a mente de Sittikus.
Para tudo quanto que é lado tem um lugar que solta jatos de água, as surpresas com os bonequinhos e o enorme teatro que se movem com a força da água, é encantador e a picurucha adorou.
O castelo em si abriga obras contemporâneas bem interessantes e posso dizer que bastante intrigantes. As fotos por si só falam o que eu chamo de intrigante.
É uma visita que vale a pena, independente do tempo ruim, e se você se molhar um teco, é só comer um Salzburg Nockerln para repor energias.
Nós adoramos nossa viagem para Salzburg e voltaríamos com certeza!
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Alessandra Fratus diz
Muito legal esse post. Noviça Rebelde é um dos meus clássicos favoritos. Imagino a emoção! Fotos lindas e dicas ótimas! Vou incluir no roteiro da minha próxima viagem pra Europa!
Paulo diz
eu com mina esposa voltamos a pouco da Áustria, ficamos dois dias em Salzburg, adoramos a cidade, muito charmosa, vale muito a pena conhecer, e vc a retratou muito bem nesse post, lidas fotos. Parabéns, abs.
Edson Amorina Jr diz
Oi Paulo, que bom que você gostou, tanto da cidade quanto do post. Fico feliz! 😀