Ícone do site Ligado em Viagem

Roteiro de 1 dia de viagem em Sófia, capital da Bulgária

roteiro viagem sofia bulgaria

Eu não sabia o que esperar muito de Sófia, capital da Bulgária, pois quando fui para o país eu iria ficar duas noites em Plovdiv, onde iria focar minhas horas de folga. Contudo, como Plovdiv é uma cidade pequena, eu decidi que valie a pena esticar até Sófia, antes de voltar para a Alemanha.

Nosso roteiro pelos principais pontos turísticos de Plovdiv, segunda maior cidade da Bulgária.

 

Sai de Plovdiv bem cedinho e depois de duas horas e meia estava em Sófia. Achei um estacionamento perto da estação Serdika e deixei o carro por lá. Um primeiro aviso, o trânsito no centrinho da cidade, onde ficam as principais atrações, é caótico e lembra muito o trânsito de São Paulo na hora do rush, ou seja, paciência para não ter dor de cabeça.

Para ajudar, incluí no mapa o estacionamento em que parei e os pontos turísticos que visitei:




Pontos Turísticos em Sófia, capital da Bulgária

Eu saí do estacionamento, comecei a andança pela região da Estação Serdika e já dei de cara com a Estátua de Santa Sófia, a padroeira da cidade, que significa sabedoria divina. A estátua fica no mesmo lugar onde antes estava uma estátua do Lênin, que foi derrubada em 1991.

 

Atravessando a rua, fica uma pequena Igreja Ortodoxa e as Ruínas da Antiga de Serdika, como era chamada a cidade no séculos IV a VI, sob o domínio de Roma. É possível descer uma escada e ver detalhes das estruturas encontrada, bem interessante.

 

Andando sempre com o App do Maps.me ligado (#fikdk), eu cheguei na praça onde fica a Mesquita Banya Bashi, a última da época otomana. Ela também é a única mesquita ainda em uso na cidade e, por isso, muito importante para a comunidade muçulmana do país. Outra curiosidade é que sua construção foi feita em cima de fontes termais, justificando seu nome que vem de “muitos banhos“.

 

E bem ao lado da mesquita está o Museu de História de Sófia, que antigamente funcionava o banho público da cidade. Seu prédio é lindo! O museu também tem uma fonte natural de água mineral, além de ser uma das antigas edificações da cidade.

 

Depois de ver a fonte ser ligada,por volta das nove da manhã, e de tirar minhas fotos, fui caminhado para a cereja do bolo da cidade, a atração mais famosa da cidade, mas antes passei pelo prédio da Galeria de Arte Nacional e fui surpreendida pela lindíssima igreja russa Sveti Nikolay Mirlikiiski.

Infelizmente eu não consegui entrar na igreja, pois estava acontecendo um casamento, mas fiquei mega encantada pela beleza da arquitetura.




Catedral Alexandre Nevsky

E finalmente cheguei na Catedral Alexandre Nevsky, uma das principais atrações turísticas da capital da Bulgária. Dedicada ao santo Alexandre Nevsky, um dos mais importantes da história russa, sua construção é também uma homenagem aos soldados caídos na guerra que libertou o país do Império Otomano, durante a Guerra Russo-Turca.

De longe, num primeiro momento, depois de ler tanto sobre, eu fiquei um pouco “Ué, cadê a imponente catedral?“. Foi quando comecei a andar em sua volta que me dei conta de seus imensos 45 metros e ao chegar na parte de trás… “WOW!“. O formato de bolo de noiva pelo conjunto dos tetos abaulados de suas torres é magnífico.

 

O interior da catedral também é muito bonito, porém acabei passando um perrengue. Para tirar fotos tem que pagar um passe, porém os atendentes não falavam nada de inglês e foram bem ríspidos quando pedi ajuda. Por isso acabei não curtindo muito e desisti de conhecer mais da igreja.

 

Enquanto dava mais uma volta ao redor da catedral, dois lugares me chamaram a atenção a Igreja Santa Sófia e a Academia Nacional de Artes.

E nessa caminhada, eu me dei conta que o chão da região histórica da cidade, que é de paralelepípedo, tem uma cor amarela. Essa cor indica que a área é a mais rica da cidade e onde os prédios mais bonitos estão concentrados.




Rotunda de São Jorge

Mas como o tempo que tinha era restrito, eu comecei a retornar para o estacionamento, porém ainda não tinha visto a Rotunda de São Jorge, o prédio mais antigo da cidade. Isso virou prioridade!

Eu não sabia que a igreja ficava dentro do prédio do Ministério Público e por isso demorei um pouco para achar o local. Mas por sorte, ela fica perto do estacionamento em que meu carro estava e assim que achei: aquele sorriso.

 

A igreja é chamada de rotunda por causa de sua arquitetura circular, construída no século IV na época do imperador Constantino. Ela fica, com escrevi, em um espaço protegido por paredes ao seu redor e ruínas de uma pequena fortaleza da época de Serdika.

E assim, depois dessa pequena volta ao tempo nas ruínas da antiga roma, eu finalizei esse mini tour por Sófia, começando minha volta para a fria Alemanha.

 

Ofertas de Passeios e Pontos Turísticos em Sófia na Bulgária




Ofertas de Hospedagem em Sófia na Bulgária



Booking.com

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile