Para os amantes da natureza, um roteiro de viagem à terra do fogo e gelo é sem sombra de dúvidas parte da bucket list de países a visitar! A Islândia é sonho de viagem de muitas pessoas e, principalmente por ter um custo alto, exige um bom preparo e uma pequenina dose de loucura para poder sair do papel.
Já começamos a detalhar cada dia de viagem, no final do post já está publicado o dia 1 na Islândia, onde visitamos o Spa Blue Lagoon e outros pontos lindos; o dia 2 na Islândia, como o canyon Fjaðrárgljúfur e a lagoa glacial Jökulsárlón; o dia 3 na Islândia, onde visitamos a cidade dos tetos vermelhos de Vík í Mýrdal e lindas cachoeiras e praias de areia preta; o dia 4 na Islândia, onde fizemos o circuito turístico mais conhecido do país, o Círculo Dourado (em inglês “The Golden Circle Iceland”); e o dia 5 na Islândia, onde passeamos pela capital do país, a cidade de Reykjavik.
Conheça 5 cachoeiras sensacionais que visitamos em nossa viagem na Islândia.
Nós gravamos 3 episódios do nosso Podcast sobre a Islândia que vale muito a pena vocês conhecerem:
- Podcast Ligado em Viagem #05 – Quando o sol da meia-noite da Islândia quase nos fez esquecer de dormir
- Viagem para a Islândia sozinha ou em família (com Erika Carneiro e Amanda Trintim)
- Como visitar um vulcão em erupção na Islândia
Custo de viagem para a Islândia
Esse é o primeiro item a ser considerado na fase de planejamento, pois a Islândia é um país muito, muito (muito) caro.Até os meus colegas alemães se espantaram quando eu falei que iríamos para lá. E por isso, o mais comum é fazer um roteiro médio de 5 dias, que foi o que fizemos, para não acabar precisando vender um rim.
Para ter uma ideia de preço vou quanto custa na Islândia os valores de alguns gastos corriqueiros que tivemos por lá:
- Água mineral 1,5l -> 2 ~ 4,5 Euros
- Cerveja em pub -> 18 Euros
- Almoço, prato do dia com bebida média por pessoa -> 40 Euros
- Compra em supermercado (pão, queijo, leite, macarrão, molho de tomate, coca, chocolate) -> 50 Euros
- Gasolina litro -> 1,8 ~ 2 Euros
- Souvenir (chaveiro e postal não vale) -> 15 ~ 20 Euros
- Roupas -> 50 Euros ao infinito (para exemplificar, eu comprei uma touca, simples, da Icewear e paguei 65 Euros _ é… não resisti 🙁 )
Como viajamos de Londres com os meus cunhos, nós despachamos uma mala com uma compra de supermercado, incluindo bebidas alcoólicas, fazendo com que a gente poupasse um teco de dindin. E essa é uma boa dica, leve algumas coisas que conseguirem, principalmente se gosta de beber.
Outra coisa boa é que praticamente 90% dos pontos a serem visitados são marcos naturais, como cachoeiras, praias, montanhas, lagos e por isso são gratuitos.
Somente três lugares de todos que visitamos eram pagos: a Lagoa Azul (pacote comfort por 110 Euros), Kerið (3 Euros) e o Parque Nacional Þingvellir (estacionamento 5 Euros).
Outra dica é comprar coroa islandesa antes de chegar Islândia, pois lá você acaba perdendo muito na conversão. Nós compramos em Londres com uma taxa bem mais amigável. E quando o dindin acabou usamos cartão de crédito para tudo. Como no Brasil (e diferente da Europa), cartões são aceitos praticamente em todo lugar, mesmo naquele posto de gasolina perdido na rodovia 1.
Transporte na Islândia
Não é muito difícil se locomover na Islândia. A primeira parte foi a compra das passagens.
Depois de muita pesquisa e cálculos, vimos que sair da Inglaterra era mais barato do que voar diretamente da Alemanha, mesmo em low cost. Ou seja, uma passagem da Alemanha direto para Reykjavík dava para pagar uma passagem para Londres + Reykjavík e sobrava um troquinho. As cias aéreas que voamos foram Lufthansa (FRA-LHR) e British Airways (LHR-KEF).
Como teríamos duas cidades base, Reykjavík e Hvolsvöllur, e não queríamos depender de excursões, alugamos um carro com a Thrifty, que foi o melhor custo. Para a pesquisa nós usamos o site da Rentalcars. Ah, e aqui vai um conselho importante, não deixe de pagar o seguro extra contra vendavais com pedrinhas, pois o dito pode ocorrer a qualquer momento e é sempre bom evitar a fadiga.
Uma curiosidade na questão de transporte e direção. Quando viajamos e alugamos um carro não alugamos GPS, pois temos um da Tomtom que funciona super bem. Para a nossa surpresa e só vimos na hora de colocar o endereço para a lagoa azul quando chegamos que o mapa da Islândia não está disponível no pacote Europa, não me perguntem o porquê… no final usamos o aplicativo do Maps.me que funcionou super bem e dá para usar off-line.
Nós não fizemos dessa vez, provavelmente numa próxima viagem, mas se quiser ler sobre viajar de carro por toda a ilha da Islândia, não deixe de ler o post do blog Caminhos me levem.
Não deixe de incluir no seu roteiro de viagem as praias de areia preta da Islândia.
Onde ficar na Islândia – Dicas de hospedagem em Hostel e Hotel
Falando de custo novamente, hotel para nós ficava inviável, já que estávamos em 5 pessoas, por isso decidimos usar o Airbnb.
Hvolsvöllur
A casa, melhor… A cabana que ficamos nas duas primeiras noites é bem legal, com vista para o glacial e uma localização bem remota, tudo o que queríamos. A única coisa ruim foi o contato com a proprietária. Pois, para chegarmos lá foi uma odisseia e ela não estava muito a fim de ajudar. Ah! E a cabana não comporta 6 pessoas!! Máximo 4 adultos, viu.
Para maiores informações vejam no link.
Reykjavík
A casa de Reykjavík foi boa demais. Vinte minutos andando do burburinho do centro, a cinco minutos do mar e de um supermercado. Mega confortável e completíssima. E o proprietário ainda nos deu um welcome kit, com frutas, bolachinhas e suco. Recomendadíssimo e bem facinho de chegar.
Para maiores informações também no link.
Quando ir para a Islândia
Para escolher a melhor época para viajar para Islândia, você precisa decidir o que quer fazer e visitar, e para isso tem duas opções:
- Entre junho – setembro se quiser curtir ao máximo os longos dias, o sol da meia noite e ver a natureza em seu esplendor.
- Mas caso queira ver neve e a aurora boreal, a época mais aconselhada é entre setembro – março.
Nós optamos em ir em junho e posso dizer com 100% de certeza que tivemos muita sorte com o tempo. Choveu somente na primeira tarde, após a lagoa azul. Nos outros dias, nós fomos agraciados com sol e céu azul, no máximo alguns momentos de dia cinzento, mas sem nenhuma gota de chuva. E isso faz uma enorme diferença, já que estamos falando de atrações que são a céu aberto.
Qual a temperatura na Islândia e o que vestir
Durante a nossa viagem a temperatura média foi de 13°C, mas devido ao vento a sensação era de uns 8 – 10 graus. Contudo, nós fomos bem preparados com o kit básico de inverno alemão: down jacket, jaqueta impermeável, touca, luvas, calça jeans skinny, meia grossa que ia até o joelho e botas de caminhada.
O que fazer na Islândia
O roteiro foi a parte mais difícil de fazer. Eu queria muito ter feito a round trip, mas alto custo somado a falta de tempo nos impediram. Nós viajamos somente pela parte sul e sudeste da Islândia, iniciando no aeroporto de Keflavik sendo que a Jökulsárlón foi o ponto mais longe que fomos.
Será que você consegue responder: Qual é a melhor: Blue Lagoon na Islândia ou Blue Lagoon em Malta?
Detalhe do roteiro de viagem na Islândia
(Clique nos dias para ver os posts detalhados de cada visita)
- 1° dia de viagem – De Keflavík até Hvolsvöllur
- Saímos do Aeroporto de Keflavík;
- Passamos na cidade de Reykjanesbær;
- Curtimos o Spa Blue Lagoon em Grindavík;
- Vimos o farol Hópsnesviti e um navio naufragado ;
- Ficamos impressionados com a Urriðafoss, a cachoeira mais volumosa do país;
- Tivemos os primeiros contatos com os fabulosos Cavalos Islandeses; e
- Chegamos em nossa cabana em Hvolsvöllur.
- 2° dia de viagem – Mýrdalsjökull, Fjaðrárgljúfur até Jökulsárlón com o Sol da Meia-noite
- A geleira Mýrdalsjökull, nosso primeiro ponto e quarta maior geleira da Islândia;
- A montanha Hjörleifshöfð, linda e cheia das flores Lupinas;
- O deserto de Myrdalssandur, cortado por um rio;
- As Drangshlíð, antigas casas da Islânda;
- O Fjaðrárgljúfur, um canyon de 2km e 100 metros de altura – MARAVILHOSO;
- O Kirkjugólf, chamado de “o chão da igreja” por suas formações basálticas;
- A cachoeira Svartifoss, bastante famosa por sua altura e paredes de basalto;
- A Jökulsárlón, uma lagoa glacial formada pelo degelo da geleira Breiðamerkurjökull, parte do maior glacial da Islândia; e ainda
- A Fjallsárlón, também uma pequena lagoa glacial.
- 3° dia de viagem – Seljavallalaug, Skógafoss até Vík í Mýrdal e Seljalandsfoss
- O hot spot Seljavallalaug, uma piscina com água quente natural no meio das montanhas islandesas;
- A Skógafoss, uma das maiores e mais lindas cachoeiras da Islândia;
- A Vík í Mýrdal, a cidade da igreja do telhado vermelho e a praia de areia preta Víkurfjara;
- A Reynisfjara, a praia de areia preta mais famosa da Islândia e já indicada pela National Geographic como obrigatória; e
- A Seljalandsfoss, uma cachoeira de beleza inesperada, onde é possível passar por trás, LINDA!
- 4° dia de viagem – O círculo dourado (em inglês “The Golden Circle Iceland”)
- O Parque Nacional de Þingvellir ou Thingvellir, onde vimos o Almannagjá, a fenda que separa os continentes europeu e americano; a cachoeira Öxarárfoss; a falha geográfica Flosagjá; e onde foi construído o primeiro parlamento do país em Alpingi;
- A Kerid, uma cratera de um vulcão inativo;
- O Geysir em Haukadalur, o original grande jato de água fervente borbulhando do chão; e
- A Gullfoss, a maior cacheira em volume do país
- 5° dia de viagem – Roteiro de 1 dia de viagem em Reykjavik, capital do país
- Visitamos seus pontos turísticos, começando pela igreja Hallgrímskirkja;
- Depois comemos o mais famoso hot-dog em Bæjarins Beztu Pylsur;
- Vimos as principais lojas na Laugavegur;
- Conhecemos a Harpa, o principal complexo de concertos e shows da cidade; e
- Finalizamos o dia na Sólfar (Sun Voyager).
Foram 5 dias de muita estrada, muitos “UAUs!” e a certeza de quem desenhou aquela ilha fez com um carinho enorme. E uma certeza ainda maior de que precisamos voltar.
Ofertas de passeios e atrações turísticas na Islândia
Ofertas de hospedagem na Islândia
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.