Nós aproveitamos as férias de natal e ano novo e viajamos para o sul da Espanha para conhecer sua capital Madrid e a região de Andaluzia, especificamente as cidades de Córdoba, Sevilha, Ronda e Granada.
Final de ano na Europa é um período que gera um conflito existencial: por um lado é maravilhoso ver as luzes das decorações de Natal e sentir o cheiro reconfortante de comida boa. Por outro, o frio e a escuridão nos deixam carrancudos, mal humorados, desejando e até implorando por algumas horas de sol e céu azul.
Qual a solução? Ir para o sul. Enquanto na Europa central e norte tudo é escuro, frio e úmido, no sul a probabilidade de ter sol e às vezes temperaturas de 2 dígitos é grande.
Roteiro detalhado da viagem pelo sul da Espanha
Com isso em mente, nós montamos um roteiro xuxu para visitar Madrid e a região da Andaluzia no sul da Espanha. E também bem tranquilo, pois mesmo tendo céu azul, são poucas horas de sol por dia, já que o sol nasce só por volta das 8h e anoitecia mais cedo, as 18h.
Mas quer saber de uma coisa? Esse roteiro cai bem em qualquer estação do ano!
Para completar o planejamento de sua viagem, não deixe de ler os posts:
- Rota dos Pueblos Blancos, um passeio perfeito na região da Andaluzia na Espanha
- Planejamento de viagem com o que visitar em Ronda na Espanha
- O que fazer em Córdoba na Espanha em 1 ou 2 dias de viagem
- O que visitar em Madrid na Espanha
E para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
Imigração e visto para a Espanha
A Espanha faz parte do Acordo de Schengen, o que significa que brasileiro não precisa tirar visto com antecedência. Todo o procedimento de imigração e permissão de entrada é feita assim que o turista chega no aeroporto.
Nós escrevemos dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional, não deixe de ler:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Como chegar e se locomover em Madrid e sul da Espanha
Nós alugamos um carro em Madrid para viajar com destinos as cidades do sul, mas também usamos muito o transporte público na capital espanhola.
Reunimos então algumas dicas gerais, principalmente para quem vai viajar em família:
- Alugar carro sai mais barato que viajar de trem. Olha, sei que viajar de trem não rola no Brasil e vontade de ter uma experiência é grande, contudo se colocar na ponta do lápis todos os deslocamentos em trem de alta velocidade e deslocamentos internos de cada cidade, o custo do carro é bem menor.
- Como foi em Portugal, alugamos o carro com a Goldencar. Não é o carro “mais uau”, porém cumpriu com o que queríamos e precisávamos. E o preço mesmo pegando o pacote full (com seguro completo) é imbatível.
- Sempre estacione em estacionamentos pagos e não deixe nada a vista. Li mil relatos que existe muito riso de furtarem e levarem tudo o que é seu. Ainda bem que não passamos por nenhum perrengue.
- No trecho que andamos não vimos pedágios na Espanha.
- E quando pegar o carro pergunte se a locadora tem convênio com alguma bandeira de posto. Aí vai ter um cartãozinho, pendurado na chave do carro, que dá desconto de alguns euros no abastecimento do carro, que convertidos em reais vale a pena.
- Transporte público funciona bem. Andamos de metro em Madrid sem problema algum. Até senti que estava em São Paulo às vezes. Ah! E o Uber funciona uma maravilha. Foi uma ótima alternativa para sairmos à noite.
Ingressos para atrações turísticas na Espanha
Para entrar nas principais atrações turísticas das cidades que visitamos nós identificamos algumas características que valem a pena destacar. Não sei se foi por que viajamos durante a época de natal e festas de ano novo, mas as cidades estavam muito cheias e com muitas filas, principalmente para compra.
Para ajudar, nós escrevemos algumas dicas que pode ajudar no planejamento de viagem:
- Para visitar as maiores atrações, como Catedral de Sevilha, Palácio Real de Madrid e por aí vai, compre todos os ingressos com antecedência on line. Salva um tempo absurdo, pois as filas eram enormes.
- Exceção 1: Córdoba. Para visitar a Mesquita e o Alcazár não precisa comprar antes. Na Mesquita é só comprar nas máquinas automáticas e no Alcazár a fila é pequena mesmo.
- Exceção 2: Alhambra. Precisa comprar com 3 meses de antecedência, pois a concorrência é acirrada, então é melhor acompanhar as datas de abertura de venda no site.
- Ah! Vale repetir. Então é Natal… E lotação total também. Gente, nas grandes cidades tudo fica mega, super lotado. É sério, se você for viajar neste horário, prepare-se.
Nós temos uma parceria com o GetYourGuide e recomendamos para a compra de ingressos para Atrações Turísticas e também passeios guiados, não deixe de ver:
Hospedagem em Madrid e sul da Espanha
Quando estava pesquisando hospedagem, eu tive que quebrar a cabeça para achar hotéis que fossem legais e que não nos deixassem pobres, pois quarto triplo é difícil de achar e é muito mais caro. Lembre que viajamos agora, o maridovisk, eu e a pequena Olivia.
No final das contas, conseguimos hotéis legais que atenderam a nossa expectativa: quartos limpos, confortáveis, grandes (espaço para a picurucha gastar o resto de energia) e, se possível, com café da manha.
As escolhas foram:
Madrid – Hostal Persal. Este albergue é simples, bem pertinho da Plaza del Sol e a uns 10 minutos de caminhada do metro. Eles falam que são 5, mas carregando mala pode subir para 10. O quarto triplo era enorme e o com uma sacada que tinha uma vista linda da cidade. O café da manha, pago à parte, era bem fraquinho, não compensa. Tem um Carrefour express do lado e foi a melhor opção.
Córdoba – La Boutique Puerta Osario. O hotel fica no finalzinho da área histórica de Córdoba e o charme dele esta realmente nos quartos. Eu adorei a decoração, mesmo tendo 3 camas, adição das malas e brinquedos espalhados. O café da manha é farto e tem estacionamento no próprio hotel.
Sevilha – NH Sevilha Plaza de Armas. Já fiquei em vários hotéis da Rede NH quando viajo a trabalho e é incrível como a qualidade é sempre a mesma. Aliás, adoro o cheirinho deles. Nem preciso dizer que o quarto era muito bom, café da manhã maravilhoso e de quebra com piscina com uma vista linda para Sevilha, mesmo ficando fora do centro antigo da cidade. Há um Mercado ao lado do hotel e estacionamento conveniado. E o preço do Uber do hotel para o centro é de aproximadamente 8 Euros.
Ronda – Catalonia Ronda. Que hotel! Que localização! Que piscina! Que pena que era inverno! De frente para a Arena de Toros de Ronda, esse hotel tem uma vista espetacular do vale e da arena. Infelizmente a piscina era de água fria, se não eu teria dado um tchibum sem pensar duas vezes. O café da manhã era muito bom e eles tem estacionamento conveniado. Dica, se você agendar o café da manha diretamente no restaurante do hotel, ele sai mais barato do que no pacote oferecido pelo Booking ou mesmo quando for fazer o check in.
Granada – Hotel Alixares. Olha para ser sincera, só ficamos nesse hotel devido a localização. Se espirrássemos estaríamos dentro da Alhambra. E foi isso que valeu a pena. O hotel é bem padrão de colônia de férias. Quarto espartano, café da manhã com pouca opção de alimentos frescos. O bom é que o hotel tem estacionamento próprio. Outra vantagem da localização, é uma trilha com vista linda para o pôr do sol bem atrás do hotel.
Madrid – Hotel Francisco I. Voltando para Madrid, essa foi a grande surpresa da viagem. Ficamos no final da viagem e eu não esperava nada do hotel. Localizado no meio da Calle Arenal, o hotel tem um ar bem moderninho e o quarto era bonitinho demais. Não tinha a mesma vista do Persal, mas era muito mais cool. A picurucha ficou louca com a parede d´água da recepção. Infelizmente, o café da manhã era pago à parte.
Dicas gerais para viagem em família na Espanha
Para finalizar o planejamento de viagem para a cidade de Madrid e outras cidades do sul da Espanha, nós separamos algumas dicas gerais que podem ajudar.
Principalmente para quem for viagem em família, o que sempre acaba dificultando e limitando algumas opções.
Vamos à elas:
- No quesito alimentação, não achei a Espanha um país kids friendly. Sei que existem muitas opções, mas na maioria das vezes achamos somente restaurantes legais especializados em tapas ou frutos do mar. Aí não dá, né, dona Espanha! O jeito em muitas vezes foi se virar no Carrefour e nos bocaditos (sanduíches espanhóis).
- O mesmo vale para o horário das refeições, tudo acontece muito mais tarde… Almoço por volta das 14:00 e jantar por volta das 21:00. Se a fome apertar tem que pegar um churros ou ir para o fast food mesmo.
- Com relação a que tipo de roupa usar no inverno espanhol, use roupas quentinhas. Mesmo tendo mais luz e céu aberto quando comparado à Alemanha, o inverno também é frio. A temperatura pode chegar até uns 20ºC, mas a noite fica frio, frio mesmo, precisando de casaco, touca e luva.
De resto é aproveitar as paisagens maravilhosas e comer muito presunto ibérico e churros.
Não deixe de ler os primeiros e principais passos para planejar sua viagem.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.