Depois da doce Paris, chegamos em Berlin embaixo de chuva e frio… Aliás, aqui na Alemanha tempo bom é algo para se comemorar e aproveitar. Mas como diz todo bom alemão não há tempo ruim com roupa apropriada, fomos aproveitar essa cidade excepcional.
Leia nossas dicas com As 20 melhores coisas para fazer em Berlim na Alemanha!
Voando de Easyjet descemos no aeroporto de Tegel, que fica a uns 30 minutos de trem de Berlin. Do aeroporto para a estação de trem é necessário pegar um ônibus, cujo ponto fica logo na saída, e finalmente pegar o dito em direção a estação Alexander Platz, que é uma das principais estações de trem / metro.
O hostel que reservamos foi o Wombats hostel, que é super bem localizado, ao lado da estação de metro Rosa Luxembourg Platz, organizado e baratinho, baratinho. Reservamos o hostel pelo site deles.
E o quarto que ficamos, agora com a tia Leca, era super grande e com vista para a Fernsehturm. Aliás, a Fernsehturm pode ser vista de quase todos os lugares de Berlin. Como estávamos muito perto de tudo em Berlin, só usamos o metro para visita a East Side Galery.
Como foram somente dois dias e meio em Berlin a nossa passagem foi meio que fast and furious. Nesse ritmo até que conseguimos algo de Berlin, além de comer muito wurst com batata:
- Alexanderplatz, uma das praças mais conhecidas de Berlin, onde se encontra o relógio que marca a hora em diversas cidades ao redor do mundo, Urania-Weltzeituhr. A Fonte da Amizade Internacional. E claro a Fernsehturm que é um dos maiores símbolos de Berlin e é hipnotizante.
- Ilha dos Museus, nós demos infelizmente uma passada na frente dos museus que se encontram em uma ilhota no meio do rio Spree. Na ilha encontram-se os seguintes museus: Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Bode-Museum, Pergamonmuseum.
Se quiser ler mais sobre a Museumsinsel, a Ilha dos Museus de Berlim , confira o post de blog amigo Turistando.in.
- Berliner Dom, a catedral de Berlin que fica na mesma ilhota que os museus e que é simplesmente linda! Seja de dia ou de noite a catedral realmente fascina qualquer um.
- Avenida Unter den Linden, que é uma das avenidas mais bonitas de Berlin toda arborizada e cheia de lojinhas e restaurantes legais. A avenida acaba/começa, depende de onde começar a caminhada, no portão de Brandenburgo e vai até a ponte Schlossbrücke.
- Portão de Brandenburgo, foi um uau para mim. Mais que a própria Fernsehturm… Esse portão é cheio de história! O portão foi construído durante o reinado do rei da Prússia Friedich Wilhelm II como um símbolo de paz, e ele foi inspirado na entrada da Acrópolis em Atenas na Grécia. A Quadriga que fica no topo do portão, foi “gentilmente” levada por Napoleao durante a ocupação francesa na Alemanha, durante a segunda guerra foi o portão “levemente” danificado. E depois da guerra Fria e então a queda do muro de Berlin o portão pode ser restaurado e agora é lembrado como o símbolo da unificação alemã. Lá existem vários “pontos de imigração” para você conseguir o seu passe e poder carimbar o seu passaporte, nada que 5 euros não pague a brincadeira. Eu fiz e tirei uma fotinha com o moço.
- Checkpoint Charlie, que foi um posto militar na fronteira entre a Berlin oriental/ocidental usado pelos membros das forças aliadas e diplomatas estrangeiros. Hoje tem que ter um pouco de paciência para poder tirar a foto da casinha e da placa com a informação “você está deixando o setor americano”, demais!!!
- Gedächtniskirche, onde ficava a igreja Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche há hoje somente uma torre e algumas ruínas que foram mantidas mesmo com o término da guerra para lembrar os homens os horrores da guerra e a dor e destruição que ela causa.
- Gendarmenmarkt, que é uma praça que fica no centro histórico de Berlin. Que é formada pelos seguintes prédios: Franz. Friedrichstadtkirche, Konzerthaus Berlin e Deutscher Dom. Pena que visitamos a noite e o frio impediu de a gente curtir o lugar. Realmente muito bonito.
- Hackescher Markt, que sem querer conhecemos e eu achei o prédio com tijolos vermelhos e decoração muito linda e trabalhada. Nele encontram-se diversos restaurantes e lojinhas legais.
- Memorial do Holocausto, que fica ao lado do portao de Brandenburgo. Esse memorial feito perlo arquiteto Peter Eisenman, consiste em 2711 blocos de concreto cinza escuro com diversas dimensões, distribuídos em fileiras paralelas. Esse memorial foi realizado para os judeus mortos durante a guerra.
- East Side Gallery, que é a parte mais preservada do que restou do muro de Berlin. E onde diversos artistas de várias partes do mundo puderam expressar acontecimentos políticos ligados ao muro. Parada obrigatória!!!
- Neue Wache, essa a gente achou por um acaso. Indo em direção ao portao de Brandenburgo pela avenida Unter den Linden nós paramos nessa construção que abriga o memorial para as vítimas de guerra. Tocante.
- Potsdamer Platz, área construída após a queda do muro com prédios ultra modernos e onde fica o famoso Sony center. Esse foi só de passagem mesmo.
- Reichtag, o prédio do parlamento. Merece uma visita! A visita by yourself é super legal e mostra cada ponto de interesse de Berlin, contando sempre uma história sobre o ponto. O prédio é muito bonito e a escultura de espelhos no centro dele é de deixar qualquer um de boca aberta. Muito legal! E legal também a vista do terraço dá para ver Berlin toda e Fernsehturm 😀
No hostel, o maridoviski descobriu que perto de Berlin há um campo de concentração aberto para visitas, o campo Sachsenhausen na cidade de Orienburg a 35 km de Berlin.
Para chegar até lá é bem fácil:
Pegue um trem e desça na estação de Orienburg, somente fique atento pois como você vai estar deixando a área central de Berlin, é necessário um bilhete que cubra a área total, “ABC”. Já em Orienburg, pegue o ônibus 804, direção Malz ou o ônibus 821 direção Tiergarten.
A viagem leva mais ou menos uma hora, mas como nós somos sortudos, um amigo da tia Leca típico alemão, com seu Audi bunitinho, nos levou até lá… Andando em estradinhas a 220 km/h…
Chegando à Sachsenhausen, voce pode pegar o áudio guide + mapinha para fazer a visita, a visita em si ao campo é gratuita.
Mas vou falar que visitar um campo de concentração não é para qualquer um… Estar em um lugar desses é muito estranho. A dor e sofrimento estão em cada pedacinho do lugar, a sensação de incomodo foi muito forte para mim. É realmente estranho. E ficar pensando nas atrocidades que ocorreram ali pode deixar qualquer um desolado.
Sachsenhausen foi concebido primeiramente como prisão política para todos que se opuseram ao regime nazista. Depois com o decorrer da guerra, ele também começou a receber judeus. Este campo de concentração era um dos 3 maiores da Alemanha e ficou em funcionamento até abril de 1945, quando os soviéticos invadiram a Alemanha. A partir de então o campo funcionou como prisão para os nazistas sob o comando soviético.
Para infos fresquinhas segue o site.
Agora eles têm visitas guiadas em inglês e espanhol.
O blog amigo Turistando.in escreveu sobre o Aquário de Berlim que pode complementar um bom passeio.
Rapidex:
Quando estiver em Berlin repare nos semáforos! Ao invés das bolotinhas normais, eles tem dois bonequinhos fofos! O Ampelmann!! O Ampelmann foi criado por um psicólogo que ficava do lado oriental em 1961 e que serviu para educar as pessoas com relação a segurança no trânsito, depois da queda do muro em 1989 o pessoal substitui o Ampelmann pelos semáforos convencionais… L Mas nos anos 2000 com uma iniciativa do criador e de um marqueteiro, o Ampelmann virou um símbolo cult de Berlin…
E quem não gosta disso? Tenho calendário, camiseta, marcador de livros e por aí vai 😀
Bis nachher, Berlin!!!
Ofertas de Hospedagem em Berlin na Alemanha
Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas em Berlin na Alemanha
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.