O que fazer na cidade de Gouda na Holanda, Países Baixos, incluindo passeios por vitrais, queijos, Stroopwafel e Rembrandt. Um guia de viagem de bate-e-volta a partir de Amsterdam.
Nós fizemos uma viagem durante o feriado prolongado da Páscoa para a Holanda, incluindo andar de bicicleta pelos campos de tulipas ao redor do Keukenhof, que sem dúvida uma das viagens mais lindas que já fizemos na Europa. E um dos lugares que visitamos foi Gouda, a cidade do famigerado queijo.
O fato dela ser pequenina e ter seus pontos turísticos bem próximos faz com que Gouda seja um bate e volta perfeito de Amsterdam. A distância de trem a partir da estação central é de apenas 50 minutos ou 1 hora, se você estiver de carro. E se este for o seu caso, é importante se planejar bem e chegar cedo, pois não foi fácil achar estacionamento na cidade. Estacionamos no Westhaven, na rua bem na beira de um dos canais, por pura sorte. E atenção que o estacionamento é pago, você precisa pegar um recibo nos totens próximos. Nós pagamos 3€ a hora.
A cidade tem vários atrativos como museus, igrejas e o mercado de queijo que acontece às quintas-feira na praça central. Outra atração importante, claro, é comprar e experimentar o queijo gouda e vários pacotes do Stroopwafel mais famoso da Holanda.
Leia também sobre nossa viagem para a cidade de Amsterdam e seus principais pontos turísticos.
O que visitar em Gouda (ou como dizem os holandeses Rrrauda)
A cidade de Gouda é bem pequena e possível de visitar todos os principais pontos turísticos numa viagem de 1 dia.
Para ajudar, nós listamos esses pontos para serem incluídos no seu roteiro:
- Het Oude Stadhuys – Não tem como não achar a prefeitura de Gouda. Ela parece um monólito na Marktplatz com suas janelas vermelhas e brancas. Datada de 1450, a prefeitura abriga uma das salas góticas mais antigas da Holanda.
- De Goudse Waag – Atrás da prefeitura ainda na praça Markt, fica o Goudse Waag, o prédio onde os queijos eram pesados. Hoje funciona uma lojinha que vende queijos e souvenires, atendimento aos turistas e um museu que conta a história do comércio do queijo.
- Sint-Janskerk – A Igreja de São João, como toda igreja europeia tem muita história para contar. A entrada é paga, o que eu acho um absurdo e como não tenho paciência para esse tipo de visita, dei somente uma ollhadela… que já ficou de bom tamanho. A única coisa que gostei é que a igreja é dividida entre católicos e protestantes. bem que poderiam incluir outras crenças, como acontece no Vietnam, né? Já o maridovisk gosta bastante de passear e conhecer os detalhes das arquiteturas de igrejas. Ele pegou um audioguide e ouviu a explicação de todos os lindos vitrais, incluindo como eles sobreviveram a II Guerra Mundial.
- Eu acabei saindo da igreja e fui curtir o que realmente valeu a pena. Levei a pequena para passear entre as casas que rodeiam a igreja. Cada fofura… Aproveitei cada segundo admirando os arredores até o a família se reunir.
- Molen’t Slot – Holanda sem moinho não é Holanda. Em Gouda visitamos os dois moinhos mais famosos. O Molen’t Slot fica no Houtmansplantsoen, um parque bem arborizado e perfeito para passar o dia vagarosamente.
- Molen De Roode Leeuw – Já o Roode Leeuw é o moinho mais antigo de Gouda, construído em 1727 e fica em uma área residencial da cidade. Deve ser muito curioso você abrir a janela da sua casa e dar de cara com um moinho secular. Para as famílias que estiveram visitando a saída, próximo ao moinho há um parquinho para distrair os pequenos.
- Kamphuisen Siroopwafelfabriek – Esse passeio foi uma furada e não foi. Vou explicar. A Roberta do @holandesando, disse para a gente provar o melhor Stroopwafel da Holanda. E sim, ele é divino! Valeu pela dica Roberta! Mas o maridoviski tem mania de querer fazer tour, até aqueles mais caros por sinal e eu sempre sei no meu âmago que vai ser ruim. O tour consistia em visitar a fábrica do Stroopwafel, mas antes da parte boa teve um filme de 20 minutos em holandês e nós, os únicos não holandeses, tínhamos que usar um App de tradução simultânea que não funcionou direito. O resumo da ópera, não sei do que se trata o filme nem da história do Kamphuisen. Depois disso, nós fomos na área de produção e foi mais legalzinho, principalmente para a pequena que adorou ver o biscoito ser feito na hora na frente dela. Após a demonstração, cada um ganhou um Stroopwafel quentinho e delicioso para se lambuzar. E claro, saímos com a sacola cheia para fazer a festa em casa.
- EXTRA: Festival Rembrandt! Nós demos a sorte de que no dia de nossa viagem estava acontecendo um festival na praça Markt perto da prefeitura em homenagem ao artista Rembrandt. Para os pequenos foram distribuídos cavaletes em uma parte da praça e eles puderam colocar as habilidades artísticas em prática. E havia moradores distribuindo gratuitamente diversos tipos de pão, sucos e café. Um clima bem gostoso de confraternização. Aliás, para quem vai visitar a Holanda em 2019, fique atento às diversas exposições especiais espalhadas pelo país celebrando o Rembrandt.
Além desses pontos listados, nós incluiríamos o Museu de Gouda, mas infelizmente ele estava fechado no dia de nossa viagem. E infelizmente não fomos para o mercado de queijo de Gouda, mas o blog Fui ser viajante escreveu sobre o mercado de queijo em Alkmaar, uma sugestão de uma nova cidade na Holanda.
Não deixe de ler nossa publicação com o planejamento completo de viagem para o Keukenhof, o parque de tulipas mais famoso do mundo.
Ofertas de passeios e atrações turísticas em Gouda na Holanda
Encontre as melhores ofertas de passeios guiados e atrações turísticas em Gouda na Holanda.
Onde ficar em Gouda na Holanda
Encontre as melhores opções e ofertas de hospedagem em Hotel, Hostel e B&B para ficar em Gouda na Holanda.
Booking.com Booking.comDicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Fernanda diz
Nossa! São muitas possibilidades de roteiros pela Holanda! Nós estivemos em Amsterdam, mas com certeza iremos colocar Gouda no roteiro da nossa próxima visita!
Mariana Menezes diz
Gostei do Roteiro em Gouda na Holanda. O queijo já seria a razão para eu visitar a cidade. Amo! Quero provar agora esse melhor Stroopwafel da Holanda, mas fugirei do tour. hahahahaha
Fabíola Moura diz
Mais uma cidade linda para visitar na Holanda. Não tinha lido nada sobre Gouda e também achei um ótimo bate e volta. E que sorte chegar bem no dia do Festival Rembrandt! Muito bom.
Marcela diz
Que delícia de cidade (e de queijo, e de sttopwaffle…). Sou louca pela Holanda, já fiquei morrendo de vontade de conhecer Gouda!
Danielle diz
Que delícia de lugar! Fui 2x a Amsterdam, mas ainda não conheço Gouda. Que sorte que pegaram o Festival de Rembrandt na cidade!
Qual melhor época você sugere visitar Gouda?
Carla Mota diz
Estive em Amesterdão há poucas semanas e adorei tudo. Infelizmente não consegui visitar Gouda. Mas, atenção, provei o queijo! Não consigo resistir! 😀
Angela C S Anna diz
eh muito bizarro como a pronuncia muda da palavra escrita, nunca pensei q o g viraria RRRRRRRRR
adorei os lugares e principalmente a comida, vou tentar visitar logo!