Como visitar a região de Cotswolds na Inglaterra, incluindo cidades como Castle Combe, Burford e Bibury. Guia de viagem com dicas do que fazer, onde ficar, passeios, mapa e roteiro.
A região de Cotswolds na Inglaterra fica a umas duas horas de carro a partir de Londres e é uma região formada por vários vilarejos que se situam a partir do norte da cidade de Bath até a região sul de Stratford-upon-Avon. A maior característica dos vilarejos é que as casas são feitas com um tipo específico de pedra, que dá o tom amarelado característico que vemos em fotos.
Como chegar e onde fica a região de Cotswolds na Inglaterra
A região de Cotswolds fica a uma distância de aproximadamente 140 Km de Londres e a melhor maneira é alugar um carro para visitá-la.
Existem é claro várias opções de excursões para lá, com vantagens de não se preocupar em dirigir na mão inglesa, encontrar um estacionamento e um guia contando a história de cada lugar. Se você não tem problema em ter horário restrito em cada visita, vale bastante a pena.
Eu separei algumas opções de passeios com guias e transporte:
- The Cotswolds: excursão para grupos pequenos
- Londres: Cotswolds de dia inteiro em um táxi particular em Londres
- De Londres: Oxford e Vilarejos Cotswolds em 1 dia
- Excursão a Cotswolds com Almoço
- De Londres em 1 dia: Oxford, Stratford e Cotswolds
Roteiro de viagem para a região de Cotswolds na Inglaterra
Montar um roteiro de viagem durante o inverno europeu é uma atividade ingrata, ainda mais se a Inglaterra for o destino. O clima inglês de baixas temperaturas e chuva não é nada convidativo, porém nada como uma boa dose de bom humor e esperança de tempo bom façam com que a viagem seja chata.
Falando em Cotswolds, enquanto estava montando o roteiro e em paralelo adicionando galochas e capa de chuva na mala, vi que o clima gloomy combina perfeitamente com a região. E não é que eu estava certa? Ok! O sol deu as caras na metade da viagem, mas curtimos mesmo assim os vilarejos mais lindos da Inglaterra.
Quantos dias ficar? Como os vilarejos são minúsculos, 4 dias inteiros , sendo um totalmente dedicado a Bath, está de bom tamanho.
Onde ficar para visitar a região de Cotswolds? Nós fizemos a primeira base em Bath e depois em Gloucester e olha, vou me gabar acertei na escolha. Em Bath ficamos em um apartamento bem legal fora do centro histórico, completinho e com uma baita cesta de café da manha. Já em Gloucester, o hotel ficava em uma região afastada da cidade com uma vista bem legal. O único porém é que ele não merece ser classificado como um 4 estrelas, pois o quarto era confortável e só, faltou alguns extras, que já vimos em muitos outros hotéis com menores classificações.
Os lugares que ficamos foram esses aqui:
- Bath – Georgian city apartment @ Thomas Street
- Gloucester – Hatton Court Hotel
Procure outras hotéis na região de Cotswolds no site do Booking.com.
Opinião polêmica sobre o Stonehenge
No nosso caminho para Bath, aproveitamos e visitamos o monumento mais visitado do Reino Unido. O amontoado de pedras, conhecido por Stonehenge, foi uma visita super cara para um ponto superestimado, pronto falei.
Veja da estrada, vale mais a pena.
Mas caso você mesmo assim queira ir visitar o Stonehenge, não deixe de conferir as opções de excursões do GetYourGuide:
- Londres: Excursão de Meio Dia a Stonehenge
- De Londres: Excursão pela manhã do Stonehenge Special Access
Hospedagem e visita na cidade de Bath
Bath geralmente é escolhida como a cidade inicial para os passeios na região de Cotswolds e posso falar que é uma boa escolha.
Pequena e cheia de história a cidade tem vários pontos turísticos que valem a pena serem visitados, além de algumas boas opções de restaurantes e lojas no seu centro comercial.
Vale também dizer que é uma cidade bastante importante para os amantes da literatura inglesa, Bath é cidade em que a escritora Jane Austen morou e iniciou sua carreira literarária.
Após a nossa estadia e visita em Bath, nós começamos a etapa da viagem de visitar os pequenos vilarejos de Cotswolds.
7 cidades para visitar na região de Cotswolds na Inglaterra
Como os vilarejos são pequenos e relativamente próximos uns dos outros, dá para visitar tranquilamente até 3 vilarejos por dia, contando uma parada para um almoço nos tradicionais Pubs ingleses.
Os vilarejos possuem características similares: há sempre uma rua principal, em geral com um rio estreito, casas de pedra de cor caramelo a perder de vista e lojinhas charmosas.
Ou seja, o mais legal de se fazer na região de Cotswolds é andar e apreciar sua arquitetura e beleza natural.
Nós conseguimos visitar 7 cidades, sendo elas:
Castle Combe, no sul de Cotswolds é considerado o vilarejo mais bonito da Inglaterra e foi cenário para várias produções filmográficas. Ela é o mais belo exemplo do que você encontrará na região.
Bibury parece ter saído de um livro de conto de fadas e por conta dessa característica é super lotada. Tente chegar cedo para percorrer a rua Arlington Row vazia, esta rua é o cartão postal da cidade.
Bourton-on-the-Water é um dos maiores vilarejos e é chamada de “pequena Veneza”, pois margeia o rio Windrush e tem pontes interligando as ruas. Lá nós almoçamos um delicioso Sunday Roast, o assado inglês de domingo, no pub Kingsbridge Inn Bourton on the Water. Disputadíssimo, mas demos sorte de encontrar uma mesa vazia e valeu muito a pena.
Pertinho de Bourton-on-the-Water, uns 10 minutos de carro, está Lower Slaughter, que é a versão melhorada de Bourton-on-the-Water. A vila de Lower Slaughter é mais graciosa e parece que parou no tempo. Para você ter uma ideia, nem tem postes de energia elétrica nas ruas! É surreal e foi um dos vilarejos que eu mais gostei, junto com Castle Combe.
Os vilarejos de Blockley e Kingham são bonitos, mas nada que comparasse aos que tínhamos visitado anteriormente. Como curiosidades, o vilarejo de Blockley serviu de cenário para uma série inglesa famosa no país chamada Father Brown.
E no vilarejo de Kingham eu consegui tirar uma foto de uma casa típica com telhado de feno.
A última cidade que visitamos foi Burford que é o vilarejo com mais ar medieval e também muito disputado pelos turistas. Por lá jantamos no pub The Mermaid Inn e a comida foi muito boa. Maridoviski ficou todo feliz com a meat pie, a torta de carne inglesa que é uma comida tradicional servida nos pubs, e, claro, com seu pint.
Extra: ponto turístico que vale a pena visitar próximo da região de Cotswolds
Um ponto que incluímos durante os nossos passeios foi a Broadway Tower, situada em uns dos pontos mais elevados da região e tem um café com comida orgânica bem gostosinha para aquecer durante o inverno.
A entrada da área onde está a torre é gratuita, para subir é necessário pagar uma taxa. No local também há opções de trilha, como fomos no inverno as trilhas eram pura lama, por isso nem cogitamos em percorrê-las.
Fãs de Harry Potter em Gloucester
Para fechar, visitamos a cidade de Gloucester que fica bem próxima da região de Cotswolds. Nosso principal objetivo foi conhecer sua magnífica catedral, onde foram realizadas algumas filmagens dos filmes do Harry Potter. Seu claustro serviu como locações para as conversas e aventuras dos corredores do Castelo de Hogwarts.
Para nossa sorte ainda conseguimos ver o coral da igreja ensaiando, o que deixou tornando a visita ainda mais legal. Saindo da catedral, demos uma rápida passada pelos cais da cidade, que foram revitalizados, mas estavam meio que vazios devido ao vento impetuoso.
Também em Gloucester, achamos sem querer a loja citada no conto The tailor of Gloucester da escritora Beatrix Potter que é super fofa. Foi lá que conhecemos um dos personagens mais queridos pelas crianças inglesas, o Peter Rabbit. Compramos inclusive um livro em alemão para a pequena.
E com toda essa fofura, encerramos nossa viagem de escapadinha de Londres.
Passeios e atrações na região de Cotswolds na Inglaterra
Outras opções de ofertas de passeios guiados, ingressos para atrações turísticas e excursões de um dia ou mais dias para a região de Cotswolds na Inglaterra.
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.