Uma das grandes facilidades de viajar pela região da Alsácia na França, é poder alugar um carro, escolher um dia bonito e aproveitar o que a região mais idílica do país pode oferecer: as mais lindas paisagens, bons vinhos e comida.s
E é dessa maneira que às vezes fazemos nossas viagens de bate-e-volta ou em alemão Ausflug, passeio de apenas um dia, pelas cidades da região. Sem muito planejamento, nós apenas escolhemos uma cidade ou local específico por rankings do TripAdvisor ou fotos do Pinterest et voilà.
Como dirigir pela Região da Alsácia na França
A melhor maneira de flanar, andar sem rumo, pela região é de carro, que dá total flexibilidade, fazendo com que se possa visitar de duas as três cidades por dia. Muitas delas são bem pequeninas.
A melhor dica é construir um roteiro em que não seja necessário fazer uma meia volta, ou seja, começar na extremidade, sul ou norte, e na última cidade do dia achar um lugar gostosinho para esticar as pernocas.
Nosso roteiro pela Região da Alsácia na França
A região da Alsácia na França possui várias cidades lindas que podem ser incluídas numa roadtrip com as mais lindas paisagens, bons vinhos e comida. Neste roteiro, nós escolhemos apenas três delas, mas você pode ler nosso post sobre As mais belas vilas da França na região da Alsácia, uma definição do próprio país para aquelas cidades consideradas as mais lindas.
Mulhouse
O roteiro começa por uma das maiores cidades da Alsácia, Mulhouse (ou como chamamos carinhosamente, Milhouse melhor amigo do Bart Simpsons), que abriga um dos maiores museus de automóveis do mundo, A Cité de Automobile – Collection Schlumpf. Adiantando a conversa não o visitamos, o que fizemos foi passear pelo centro da cidade e tentar achar um restaurante aberto em um domingo qualquer.
Para ser sincera, achei Mulhouse bem mais ou menos. O centro antigo não tinha aquelas famosas casas em estilo enxaimel e por incrível que pareça acabamos almoçando em um Mc Donald’s, pois não achamos um restaurante legal. Não sei se porque era um domingo, mas tudo estava tão caidinho que ficamos por lá somente duas horas.
Kaysersberg
Depois de Mulhouse, é hora de ir um pouco para o norte e se derreter de amores por Kaysersberg.
Essa sim é uma típica cidade da Alsácia e nela encontramos tudo o que a região tem de melhor. Casas tipicamente fofas, coloridas, flores na janela e lojinhas vendendo as guloseimas que só franceses sabem fazer.
Como em toda cidade dessa região o legal é passear pelas ruas com as casas em estilo enxaimel e parar em uma das Boulangeries e aproveitar o dolce far niente, expressão italiana que cabe bem nessa região francesa “doce não fazenda nada, doce ociosidade”.
Depois quem tiver disposição e quiser queimar as calorias em uma trilha, dá para visitar o Castelo Kaysesberg, que oferece vistas lindas da vila. O mais legal de Kaysesberg é que a cidade é tão linda quanto e não tão cheia quanto às suas irmãs: Riquewihr, Colmar e Eguisheim.
Barr
O que dizer de Barr… Fui esperando mais da cidade. A parte fofucha da cidade é minúscula, ficando praticamente na área onde se encontra a prefeitura, o Hôtel de ville.
O que vale a pena aqui é fazer um Pit Stop durante um passeio pela região e conhecer uma cave, ou mesmo dormir por ali, pois acho que os hotéis devem ser mais em conta e a cidade está colada a opções de visita mais interessantes, como Mittelbergheim e o monte Saint Odile.
Ofertas de Hospedagem na Região da Alsácia na França
Ofertas de Passeio e Atrações Turísticas na Região da Alsácia na França
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Patti diz
Realmente, nada melhor do que pegar o carro meio sem destino e passear nessas estradinhas tão pitorescas da Europa! Linda Alsácia, ótimas dicas 🙂
Paloma diz
Viagem muito legal e tranquila para fazer principalmente com crianças, acredita que nunca tinha ouvido falar da cidade Alsácia? rsrs, mas muito bom conhecer, viajar e conhecer lugares novos é tudo de bom 🙂
Vitor Martins diz
Todos estes lugares sao encantadores e nos inspiram para viajar e sentir a natureza.Obrigada pelo artigo
Angela C S Anna diz
essa região é liiiinda demais, quantas casinhas fofas! parece que sua filha se divertiu bastante! gostei dessa expressão dolce far niente!
Fabíola Moura diz
Caí de amores por Kaysersberg, que cidade mais linda, parece a vila da Bella da Disney, rs. Também adoramos passeios slow, sem pressa pra nada, assim dá pra aproveitar sem estresse nem tumulto.
Mariana Antunes diz
Que casinhas mais lindas! Parecem de brinquedo kkkk Adorei todas as cidades mostrada no seu relato, muito interessante!
Ruthia diz
Gosto muito desses programas sem rumo. Kaysesberg é mesmo encantadora, mas as outras também merecem uma pequena paragem. Que lindo domingo
Gabriela Torrezani diz
É muito graciosa a região da Alsácia, já faz um tempinho que quero visitar mais ainda não consegui me programar… anotei tuas dicas! 😀
Lulu Freitas diz
Que linda viagem! Eu nunca tinha lido sobre essas cidades. Adorei conhecer um pouquinho pelo seu olhar 🙂
Marcia Picorallo diz
Há exatamente 1 ano estávamos na Alsácia e me encantei com a região. Kaysersberg foi minha preferida, mas é difícil mesmo eleger a mais fofa.