Em nossa viagem para Zurique na Suíça, nós resolvemos separar o domingo para almoçar no Restaurante Zeughauskeller, um dos mais famosos e frequentados por turistas que visitam a cidade.
A primeira informação que impressiona é a data da construção do prédio em que ele está instalado. Levantado em 1487, ele serviu como armazém de armas e mantimentos para as diversas guerras por qual passou em sua história e depois de transitar entre hospedagem e depósitos, finalmente em 1927, o local passou a ter a função de restaurante.
A herança de suas experiências podem ser encontrada tanto em seu nome (Zeughaus significa “casa de armas”) quanto nos seus móveis escuros e ambiente amplo e áustero. Além disso, o restaurante é gerenciado pela mesma disnatia há muito tempo, hoje represtado pelo senhor Tony Hammer.
Devido também a sua importância e, claro, a qualidade de sua comida, o lugar não é só famoso entre nós turistas, mas também por quem trabalha próximo, já que sua localização é bem no meio da área financeira de Zurique.
Nossa experiência no Restaurante Zeughauskeller
Como disse no início, nós fomos para o restaurante em um domingo em horário pico de almoço, as 12h30, e mesmo sem reserva (que pode ser feita no site oficial) não precisamos esperar muito para conseguir uma mesa. Nós ficamos na fila por aproximadamente 15 minutos, tempo suficiente para admirar o ambiente e seus detalhes.
A primeira impressão positiva foi a recepcionista, que foi bastante simpática e brincou bastante com nossa pequena. E AH! Vale um detalhe, você pode acabar dividindo a mesa com outras pessoas, o que pode ser uma boa experiência e ao ter contato com alguém bem legal (ou não… rs). Nós sentamos numa mesa onde já estavam duas moças, nos cumprimentamos e o almoço aconteceu sem problemas nenhum.
Uma das vantagens do restaurante ser tão famoso e frequentado por turistas de todo o mundo é que ele possui o menu em 10 línguas, incluindo Português. Não se corre o risco de fazer o pedido pensando em uma coisa e chegar algo totalmente diferente. Ufa…
Na hora de fazer o pedido, escolhemos o prato infantil para a Olívia, um Schnitzel mit Pommes (file de porco empanado com batatas fritas) e para nós, decidimos pela foto do menu, um Zeughauskeller “Kanonenputzer”, salsichão que pode ser de 1/2 metro (2 pessoas) ou metro inteiro (uma baita família rs). Como acompanhamento, uma escolha era certa, a Batata Rösti, que lemos bastante elogios, e o outro, uma tradicional Kartoffelsalat (salada de batata no estilo alemão).
Eu tomei uma caneca (ou duas… ou três) da cerveja da casa e estava muito boa, recomendo!
A comida realmente é excelente, muito saborosa e farta. Mesmo não sendo exatamente barata (a conta ficou em torno de CHF 100), é uma experiência que vale bastante fazer ao visitar a maior cidade da Suíça.
No final, nós deixamos para comer a sobremesa na Confeitaria Sprüngli, mais um lugar obrigatório para se comer em Zurique.
Leia nosso post sobre dicas de hospedagem em Berna, capital da Suíça, e região.
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #ViagensGastronômicas de Pequenos Grandes Viajantes, não deixe de conferir os outros posts dos blogs de viagens participantes:
- Pegadas na Estrada – Pegadas na Cozinha vai à Tailândia
- Foco no Mundo – 8 coisas que você precisa comer em uma viagem para a Europa
- Destinos por onde andei – Eataly de Gênova, o Templo Gastronômico da Ligúria
- Mineiros na Estrada – 11 comidas típicas para provar em Minas Gerais
- Caixa de Viagens – Restaurantes imperdíveis em Vitória-ES
- Família Viagem – 10 comidas típicas que você precisa experimentar nas suas viagens
- Atravessar Fronteiras – Os deliciosos chocolates de Bariloche
- Passeiorama – Rio de Janeiro: Delícias na Zona Sul da Cidade
- O Melhor Mês do Ano – O que comer em Santiago?
- Viajando em Família – Receitas para recordar
- Do RS para o Mundo – Uma viagem pela culinária no RS
- Trilhas e Cantos – Califórnia – um paraíso da Craft Beer
- Turistando com a Lu – Gastronomia em Portugal: principais pratos e sobremesas
- Tá indo pra onde? – A Rua do Porto em Piracicaba – SP
- Cantinho de Ná – 10 restaurantes em Las Vegas para almoço e jantar
- Viajonários – 5 delícias gastronômicas da Bélgica para incluir no roteiro
- A Li na Alemanha e no Mundo – Conheça as comidas típicas da Alemanha que você precisa provar
- Volto Logo – Top 10: Meus pratos favoritos na América Latina
- Outro Blog – Restaurantes em Penedo: da truta ao chocolate | Itatiaia, RJ
- Vamos Por Aí – Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana
- Viagem em Detalhes – Festival Food & Wine no Epcot em Orlando
- VoupraRoma – Pizza de todo tipo em Roma
- O Baú do Viajante – Viagem Gastronômica ao Nepal, 5 pratos para você experimentar
- Ligado em Viagem – Como é almoçar no restaurante Zeughauskeller em Zurique na Suíça
- Apure Guria – Comida de rua em Curitiba: feliz com deizão!
- Tirando Férias – Gastronomia a bordo do MSC Splendida na travessia entre Brasil e Alemanha
- Devaneios de Biela – O que comer na Finlândia – experiência gastronômica no restaurante Savotta
Conhece o Blausee, um dos lagos mais bonitos da Suíça e do mundo?
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.