O que fazer e visita em Portugal de carro? E chegou a nossa hora de falar sobre um dos países que mais gostamos de conhecer na Europa, vamos então para o nosso planejamento detalhado de nossa viagem de carro em Portugal.
Olha eu gostei tanto que eu me mudaria facilzinho pra lá. Os lugares, a comida, aquele jeito de falar parecido com o nosso… Tudo, tudo de bom.
Roteiro de viagem de 2 semanas de carro em Portugal
Fizemos nosso pequeno giro por Portugal durante 15 dias e achamos que foi de bom tamanho. Conseguimos cobrir um pouco de cada região do país, nos dando um bom panorama desta linda terrinha.
Para quem quiser aproveitar o que Portugal oferece de melhor no verão, nós listamos as 7 melhores praias que visitamos na Região do Algarve.
Cidades para visitar em Portugal
Acredito que fizemos um bom roteiro, com tempo para conhecer as cidades de Lisboa, Lagos, Coimbra e Porto, além de conseguirmos fazer algumas viagens bate-e-volta bem legais, como Sintra, Belém e Sagres.
Listas das cidades visitadas com dicas do que fazer em Portugal:
- Lisboa – onde visitamos o Castelo de São Jorge, Panteão, Museu Nacional do Azulejo, Oceanário e alguns Miradouros;
- Belém – com a visita a Torre, ao Padrão dos Descobrimentos, ao Mosteiro dos Jerônimos, além é claro, de muito Pastel de Belém;
- Cascais, Cabo da Roca – um dos balneários mais conhecidos na Região de Lisboa e nossa visita a Boca do Inferno;
- Sintra – visitando seus principais pontos turísticos, o Cabo da Roca, a Quinta da Regaleira e o Palácio Nacional da Pena;
- Évora – para visitar a famosa Capela dos Ossos e seus outros pontos turísticos como o Cromeleques dos Almendres e a Igreja dos Loios;
- Lagos na Regio do Algarve – onde visitamos a Praia do Camilo e Ponta da Piedade, o Centro Histórico, Praia dos Estudantes e Praia da Batata, Praia Dona Ana e Praia do Pinhão;
- Cacela Velha – na região de Algarve, uma pequena vila de pescadores com uma praia maravilhosa;
- Tavira – na Praia do Barril, na região de Algarve, e seu cemitério de belas âncoras de navios pescadores;
- Sagres – seu belo pôr do sol no Cabo de São Vicente, uma experiência imperdível na Região de Algarve;
- Tomar – entre Algarve e Coimbra, visitamos a cidade de Tomar e suas grandes atrações, o Convento de Cristo e o Castelo dos Templários;
- Coimbra – incluindo visita a Universidade de Coimbra, Biblioteca Joanina, Mosteiro de Santa Clara e Quinta das Lágrimas; e
- Porto – amor à primeira vista, onde visitamos os principais pontos turísticos, incluindo suas caves de vinho.
Leia sobre nossa visitação e degustação na Cave Cálem em Porto.
Transporte em Portugal
Não é difícil se locomover em Portugal. Nós viajamos a partir de Frankfurt com a Lufthansa “nossa de cada dia”. Como a primeira base foi Lisboa, usamos e abusamos do sistema de transporte de lá. Para isso compramos o Lisboa Card que é vendido na área de desembarque do aeroporto.
Com o Lisboa card dá para usar os bondinhos, metro, trens e ônibus da região e ter entradas gratuitas ou descontos nas atrações da cidade. O valor não é uma pechincha, mas colocando na ponta do papel os lugares que queríamos visitar, compensou. Então antes de comprá-lo vale fazer essa conta: se os descontos e custos economizados com o cartão são menores que o preço a pagar.
Aluguel de Carro em Portugal
As estradas de Portugal são muito fáceis de dirigir, com regras muito parecidas ao Brasil e vistas lindas.
Depois que saímos de Lisboa, começamos o nosso pequeno giro por Portugal e aí achar um lugar para alugar carro com preço amigável foi uma saga, já que o aluguel nas empresas standard estava absuuurdo… Eu estava quase entregando os pontos quando o maridoviski achou a GoldCar. Olha a diferença foi na casa de 300 Euros. Mesmo com o pé atrás, alugamos o carro pelo site e no final das contas foi uma boa surpresa. A única reclamação, mesmo, foi a fila de espera de mais de 1 hora para pegar o carro (tinha muita gente e pouco atendente), de resto, entregaram tudo o que prometeram.
Ofertas de hotéis e hostel em Portugal
Onde ficar em Portugal
Com relação a hotéis, não tivemos muito stress para escolhê-los. O pequeno senão é que a nossa pequena não é tão pequena 🙂 e aí precisamos ficar atentos se o hotel oferece cama extra sem custo. Mas no geral, foi tudo bem tranquilo. Os critérios de escolha foram: boa localização + café da manha incluso (na medida do possível) + estacionamento gratuito + cama extra sem custo. E com isso chegamos nos seguintes hotéis:
Lisboa – Casa Belmonte.
Este guest house, no bairro alto de Lisboa, está situado a apenas a 5 minutinhos da estação de metro Marques de Pombal e fica em um prédio super bonito, com cara de arte deco. O quarto foi bom, mas achei pequeno para receber 3 pessoas. O guest house não oferece café da manhã, porém ao lado tem um café/restaurante onde se pode comer um dos melhores pastéis de nata de Portugal e se quiser economizar mais tem um mercado a alguns passos de distância. Para quem gosta de boas paisagens, no terraço dá para se ter uma bela vista de Lisboa.
Évora – Albergaria do Calvario.
Este hotel charmoso instalado em uma antiga fábrica de azeite em Évora é cheio de surpresas. A primeira foi que após a confirmação da nossa reserva, recebemos um e-mail de boas vindas com um guia bastante detalhado da cidade e atrações ao redor. O hotel é um mimo e fica dentro das muralhas da cidade. O quarto era espaçoso e bem decorado, um banheiro mega e staff eficiente e super atencioso. A segunda surpresa foi que mesmo com o restaurante fechado, já que tínhamos chegado tarde devido a um acidente na estrada, a recepcionista nos ofereceu um menu que mesmo simples estava maravilhoso e serviu para saciar a genoveva. O café da manha era recheado de produtos orgânicos e para cada hóspede vem uma atendente e pergunta como você quer o seu café, chá, ovos etc. E sabe, um detalhe interessante, só vimos mulheres trabalhando no hotel, em todas as funções… #girlpower Resumindo a história: hotel maravilhoso!
Lagos – Carvi Beach Hotel.
Escolhemos este hotel por uma única razão, ele fica na praia Dona Ana, uma das praias mais bonitas de Portugal. O hotel possui um quarto padrão, com uma varanda que dava para a praia, de onde vi o nascer do sol quase todos os dias, staff competente, serviço ok, sem muitas frescuras. Ponto alto do hotel: já falei que ele fica na praia Dona Ana? Uma das praias mais bonitas de Portugal? 😛 Ia me esquecendo, o hotel empresta guarda-sol e aluga toalhas de praia, por um preço bem justo. Ah! E ele fica na praia Dona Ana, uma das praias mais bonitas de Portugal! 😉
Coimbra – Hotel Dona Ines Coimbra.
O hotel tem uma cara de hotel de negócios, ele fica fora da região histórica de Coimbra e de lá até a universidade são uns 30 minutos ladeira acima. O quarto era confortável e ficava em uma ala vip do hotel, que tinha um elevador separado, mas o achamos muito escuro, as luzes poderiam ser mais fortes ou ter uma luz no teto… Quanto ao café da manha, era farto sem muita frescura e um staff eficiente.
Porto – 6Only.
Esse foi o hotel mais modernoso e com a proprietária mais fofa que já fiquei na vida. Como o hotel de Évora, assim que a reserva foi confirmada, recebemos um email com todas as informações necessárias para a nossa estadia. Esse guest hotel fica em um casarão reformado na parte alta da cidade e é um pequeno show de design. Sério a foto aqui anexa não faz juz ao lugar. Recomendo de olhos fechados!!!
Lisboa – Tivoli Oriente Hotel.
Para a nossa última noite escolhemos esse hotel na região do parque das nações, pois ele ficava somente a dez minutos de metro do aeroporto. Nas fotos do Booking.com e pelo Trip Advisor, mostram um hotel bonito, modernoso e tals. Infelizmente ele ficou bem aquém do esperado. A limpeza do nosso quarto era duvidosa e a todo canto que eu olhava saltava aos olhos que o hotel precisa urgentemente de uma reforminha para retirar carpete manchado, móveis com pedaços faltando e por aí vai. Para se ter uma ideia nem deu para tirar fotos direito do view do quarto pois as janelas estavam imundas… uma pena.
Ah! O blog amigo E aí, férias! tem uma série de viagem para Portugal com criança muito boa, vale apena acessar. Nós não fomos ainda, mas o blog Top 5 Tour escreveu sobre sua viagem para a Ilha da Madeira.
Promoções de passeios, excursões e atrações turísticas em Portugal
Não deixe de ler o post com as comidas que experimentamos com o que e onde comer. Realmente, mais uma vez, tudo de bom!
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Claudia Bins diz
Adorei as dicas! Estamos indo para Portugal em dezembro e também viajaremos durante 15 dias pelo país. Já anotei tudinho aqui mas queria perguntar, vocês chegaram a conseguir alguma parceria com hoteis?
Abraço,
Claudia
@AsPasseadeiras
Edson Amorina Jr diz
Que legal Claudia, tendo alguma dúvida sobre o roteiro só falar. A gente não buscou nenhuma parceria, a viagem foi toda por conta mesmo. Abraço. Edson 😀
Aline DP diz
Olá,
estou programando uma viagem pelo sul de portugal e sul da espanha e estou na fase de organizar o roteiro para emitir as passagens.
Essa sua pernoite em Évora foi apenas estratégica pela logística, ou você acha que realmente vale a pena dormir por lá? No nosso caso, a princípio, passaremos em évora antes de segui para sevilha.
Obrigada.
Viviane N M Amorina diz
Oi Aline, Évora funcionou como estratégia mesmo, pois ir direto para o Algarve seria cansativo demais para nós e a nossa pequena. Mas a cidade é muito charmosa e visitar a capela dos ossos é um programa imperdível. Se tiver um tempinho sobrando vale a pena ficar uma noite na cidade.
Até mais e uma ótima viagem!
MARCIO VITAL VALENÇA diz
Amo demais Portugal. Um país super completo. Adorei o roteiro e o relato, Parabéns.
Amanda Saviano diz
Uau! Que post completo! Ameeeei as dicas! Portugal tem seu charme e pode ser encantadora! Mas já pirei na foto dos pastéis bem no começo do seu texto hehehe
Dayana diz
Nossa, que organizadinho! Quero ser assim quando crescer. hahaha Achei demais a planilha!
cris diz
Não conheço nem metade desse roteiro! Portugal é realmente incrível! Gente do céu! Como eu amo esse país! Post super informativo. Já guardei!
Paula Abud diz
Adorei o roteiro! Ainda quero quinze dias em Portugal também, mas achei que seria tempo apenas pra conhecer Porto e Lisboa, muito bom saber que dá pra ir além!
Já favoritei aqui 🙂
Sil Mendes diz
Adorei o roteiro e é bem parecido com o que quero fazer em breve. Estou planejando e seu roteiro está me ajudando demais. Não tinha pensado em Évora mas acho q vou rever isso.
IBM diz
Olá bom dia!
Belém é uma zona de Lisboa e não uma cidade.
Uma zona muito bonita onde tem vários monumentos : Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e Mosteiro dos Jerónimos,
Tem museus mas se não tiver muito tempo , o Museu Nacional dos Coches – vale muito a pena visitar !
Um museu muito recente o MAAT – Museu de Arte , Arquitectura e Tecnologia, com uma arquitectura e uma envolvente fantásticas ! O pôr do sol e o rio Tejo se gostar de fotografia …..
Os famosos pasteis de Belém estão nesta zona!
Tem espaços verdes e o Jardim Tropical para descansar.
Boas viagens!
IBM diz
Coimbra é uma cidade com muita mística.
Em Maio costuma ter a festa dos estudantes, a célebre Queima das Fitas! Com capas e batinas!
Para aproveitar maior animação vá em período de aulas. A praça da República é muito frequentada por estudantes. O Jardim Botânico o meu pulmão preferido!
A zona alta da cidade está classificada como Património da Humanidade e é onde se situa a famosa Universidade com a sua magnifica Torre. Não perca a Biblioteca Joanina!
A Sé Velha! Sec XII
Desça o Quebra Costas ( rua íngreme muito típica ) aí pode ouvir fados de Coimbra no – Fado Hilário ou mais abaixo no – Fado ao Centro.
Tem ainda outro local onde pode ir ouvir fado e petiscar. – àCapella
Se tiver tempo tem o Museu Nacional Machado de Castro, com uma esplanada com vista para a cidade.
Tem nesta zona um local com muito charme para ficar :
– Sapientia Boutique Hotel com uma das melhores vistas da cidade!
se quiser um local mais económico e familiar tem a – Pensão Antunes, junto aos Arcos do Jardim (Aqueduto de S. Sebastião)
– Coimbra Monumentais B&B
-Casas da Alegria
Há muitos outros locais agradáveis.
Há um restaurante de Tapas na Rua do Quebra Costas que vale a pena ir – Tapas nas Costas
Visitando a baixa da cidade
não deixe de passar na
-Igreja de Santa Cruz – ( onde estão sepultado D. Afonso Henriques primeiro rei de Portugal e seu filho D. Sancho I ) ,
– Arco de Almedina
– Praça do Comércio ,
– No Largo da Portagem tem a Briosa uma pastelaria com doces conventuais , Arrufadas de Coimbra ,Pasteis de Santa Clara , Natas da Briosa , os famosos Suspiros …uma tentação!
Se ficar nesta zona tem o hotel Oslo que é uma boa opção, tem um bar no terraço com uma vista incrível.
Outras opções :
– O hotel Ibis,
-Hotel Vitória
-Sophia Residences
-Five Senses Hostel
….
Há na baixa restaurantes muito tradicionais – Zé Manel dos Osso
– A cozinha da Maria
– Coisas da Lena
-Solar do Bacalhau
….
Na margem esquerda do rio Mondego ( Santa Clara.)
Pode ver
-o Mosteiro de Santa Clara – a Nova ( ou da Rainha Santa Isabel – padroeira de Coimbra)
– Mosteiro de Santa Clara – a Velha! Sec XIII – Muito bonito!
– A charmosa Quinta das Lágrimas ( cenário da conhecida história de um amor proibido entre Pedro e Inês sec. XIV.) .
– Ponte Pedro e Inês.- ponte pedonal de vidro policromático sobre o rio Mondego a partir da qual se tem uma vista soberba sobre a cidade.
– O Portugal dos Pequenitos , sitio mágico para crianças e …adultos !
Nesta zona –
– Guest House Santa Clara é uma boa sugestão para ficar.
– AQ 188Guest House
– Riversuites ( alojamento local)
Há vários restaurantes na zona
– O Açude
– Praxis ( boa cerveja ecomida fora de horas)
-Restaurante das piscinas
…..
Há muitas outras coisa boas… nesta terra que é a minha !
Já agora não se esqueça de beber um copo numa das belas esplanadas da cidade
– Terraço Da Alta
– Loggia
– Galeria Bar Santa Clara
-Passaporte
-Cordel Maneirista em Santa Clara
– Carmina de Matos
– Petiscos e Vinhos……não tem vista mas
-Dux – Petiscos e Vinhos
– Vinharia da Sé
– Kabra Velha
e com muitos outros mimos nos presenteia esta apaixonante cidade, Coimbra
Desculpem se me alonguei….. é a saudade!
maisa diz
ola. vi que no carvi beach hotel nao tem estacionamento. Onde vc estacionou?
Edson Amorina Jr diz
Oi Maisa, nós estacionamos na frente do hotel, num estacionamento gratuito publico. O unico problema é que ele é usado também por quem só vai frequentar a praia, pode se dar o azar de ter que parar o carro bem longe do hotel, mas nada demais. Abraços e boa viagem.