Durante a nossa escapada natalina pro Marrocos planejamos três day trips a partir de Marrakech, incluindo um bate-e-volta para a cidade costeira de Essaouira. Se você procurar no Mapa do Google, vai também encontrar a cidade com o nome de Mogador, denominação da época de sua colonização portuguesa.
Leia nosso post onde desbravamos a cidade de Marrakech de A à Z com dicas e curiosidades.
A grande dúvida era com que agência fechar, pois a oferta é grande. Procuramos então uma agência com atendimento em português e Rita Leitão, que atende pela Marrocos.com. Todos os passeios privativos foram marcados via e-mail e a Rita foi muito prestativa em todos os momentos. Parte do pagamento foi feito através do West Union e o restante no primeiro passeio que fizemos. Veja também nosso passeio cinematográfico para a cidade de Ait-Ben-Haddou em Ouarzazate.
Nós encontramos o nosso motorista na Praça Jemaa El Fna bem cedinho e fomos em rumo à cidade do vento de Essaouira.
Como foi o Traslado para Essaouira em Marrocos
A viagem é muito tranquila e a fiscalização por parte da polícia é bem pesada. Fomos parados duas vezes na ida, mas como estávamos com motorista legalizado, tudo ocorreu muito bem. Já fica essa dica e preocupação em contratar um guia de uma empresa conhecida e com boas recomendações.
Fizemos duas paradas turísticas no caminho. A primeira para conhecer a famigerada Árvore de Cabras. É muito curioso, pois até hoje não sei como as cabras conseguiram parar nos galhos mais altos, deve ser fome mesmo para comer as frutinhas da árvore de argan. Mas suspeito muito que algumas dessas cabras são colocadas manualmente pelos homens que ficam ali pedindo uma gorjeta.
Foi nessa parada que também descobrimos que não é só os brasileiros que dão seu jeitinho. Que se você não tiver cão (cavalos, burricos ou mulas na verdade) você pode muito bem caçar com gato (quer dizer, arar com camelo)! 😛
Já a segunda parada, foi em uma Cooperativa Feminina de Argan que produz óleo e outros produtos cosméticos e culinários e que, como Amal que comentamos em nosso post de Marrakech, empodera mulheres em condições não favoráveis, ensinando uma profissão e dando emprego. A visita foi muito educativa e a Picurucha adorou.
Nosso Roteiro em Essaouira em Marrocos
O mapa mostra os pontos turísticos que visitamos em Essaouira em um roteiro possível de ser realizado num tempo curto de visita.
Chegamos em Essaouira, mas antes de chegar na cidade história, nós fizemos uma rápida parada em um mirante. Foi uma excelente oportunidade para ver a cidade por completo, com o oceano atlântico ao fundo.
O motorista nos deixou na praça de entrada da Medina de Essaouira, onde ficam diversos restaurantes de peixe. E de lá, começamos a explorar essa cidade histórica, que é classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial desde 2009 .
Iniciamos nosso passeio pela Praça Moulay Hassan e passeamos pela medina, visitando os souks, lojas e mercados, até as muralhas. Mas antes nós paramos para almoçar. Não procuramos muito, acabamos escolhendo um restaurante que achamos limpo e comemos um Tajine bem gostosinho.
Depois de alimentados, nós iniciamos as andanças pelas vielas, admirando as paredes brancas e portas e janelas azuis características da cidade. Um belo contraste com o colorido dos souks e os produtos em frentes as lojas.
Presenciamos um momento de oração, com a correria de vários homens para os locais onde se ajoelham e cantam sua reza. É diferente, mas bem bonito de se ver e ouvir.
Chegamos nas muralhas da cidade antiga e de lá decidimos visitar o Mellah, o bairro judeu. Porém não conseguimos, entramos numas ruas e partes muito feias e sujas, com cara de poucos amigos. Voltamos então para as ruas principais, com mais presença de lojas e turistas.
E finalizamos o passeio pela cidade antiga pelas Torres de Defesa norte e sul, Bab Doukkala e Bab Sbaa. Onde ainda é possível ver alguns canhões da época da colonização portuguesa.
Uma curiosidade sobre a cidade, vocês sabia que em 1951 o diretor Orson Welles filmou em Essaouira o filme “Otelo – o Mouro de Veneza”? O filme inclusive ganhou o grande prêmio de Cannes?
Na sequência, caminhamos pelo litoral, com uma bela vista do mar e formações rochosas. Além de ser um lugar muito bonito, é possível ter uma vista tanto do Porto de Essaouira e seu Forte, quanto da Medina e sua muralha e cidade histórica. Excelente spot para admirar e tirar muitas fotos.
E chegamos nos pontos turísticos que mais gostamos de conhecer em Essaouira.
O Borj El Barmil oferece a vista mais bonita da cidade de Essaouira, recomendo muito a visita. A estrutura da torre e muralha é bem simples, sem muitos atrativos, mas o legal mesmo é admirar a paisagem, que é linda!
O Mercado de Peixe é uma loucura. Foi muito interessante ver de perto e sentir o clima das vendas de peixes, crustáceos e frutos do mar. Mesmo que o cheiro não seja muito agradável, são essas experiências que valem a viagem.
E foi no Porto de Essaouira que encontramos o lugar de tirar as mais belas e conhecidas fotos da cidade. Os pequenos barcos e embarcações de pesca, com suas cores azuis em contrastes ao escuro da água e movimentação de gaivotas e homens trabalhando, formam cenários em que é impossível não ficarmos impressionados.
Nós andamos um pouco mais pelo litoral, conhecendo de longe a Praia de Essaouira e as barracas que servem por quilo os peixes e frutos do mar recém pescados. E finalizamos o dia, retornando para a Praça Moulay Hassan, que foi o ponto de encontro combinado com o motorista e iniciamos a viagem de volta para Marrakech.
Não deixe de ver 50 fotos que selecionamos da linda Marrakech em Marrocos.
Ofertas de Atrações Turísticas e Passeios em Essaouira em Marrocos
Ofertas de Hospedagem em Essaouira em Marrocos
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
MARCIO VITAL VALENÇA diz
Uau. Que post maravilhoso. Adorei aquelas cabras nas arvores. Parabéns.
Juliana Moreti diz
Linda Essaouira. Nao a conhecia e a achei linda e curiosa!
E eu tbem suspeito que algumas dessas cabras são colocadas manualmente por quem fica ali pedindo gorjeta.
Marcia Picorallo diz
Não tem jeito, as cabras nas árvores realmente chamam à atenção e acho que todo mundo vai falar delas. Olha, eu não duvido da capacidade das cabras, mas o que o guia disse a respeito?
Edson Amorina Jr diz
Ele disse que elas sobem sozinhas atrás dos frutos de argan, mas ficamos bem desconfiados… haha
Jair Prandi diz
Parabéns pelo post! Adorei as fotos, ficaram show!
o que me chamou mais a atenção foram as cenas inusitadas das cabras na árvore, dromedário ao lado do burro puxando o arado.
angela sant anna diz
adorei esse titulo ahuehaue eu fiquei com vontade de conhecer o marrocos por causa de vcs, são tantas coisas lindas (e engraçadas se contar essas cabrinhas lindas hauehaue) e tá tão pertinho! vou me programar!!
Deisy Rodrigues diz
Amei demais o roteiro de vocês e as fotos estão ótimas, Marrocos está na lista e espero tirar o quanto antes, sobre as cabras tb fico na dúvida se colocam elas lá.
rui batista diz
Este post fez crescer imenso a vontade de voltar a Marrocos. Ainda por cima, nunca visitei Essaouira que, pelo que vejo, é lindíssima. São destinos destes que nos fazem amar viajar… parabéns pelo artigo! E por me fazerem saber que Orson Welles andou por lá…
Victoria diz
Acho muito engraçado quando o Google deixa um nome bem antigo traduzido paga o português. O mesmo acontece com Myanmar que de Birmânia. Adorei a dica de day trip, quero viajar pro Marrocos de novo e aí vou visitar!
Angela Castanhel diz
Perai… vamos falar daquela arvore das cabras. Que loucura. Também não duvido que foram colocadas pelo homem para ganhar umas gorjetas. Sobre esse passeio de bate e volta, quando coisa diferente tem nele, quantas paisagens incomuns. Pelo visto, Marrakech realmente sabe como nos surpreender.
Ana Morize diz
O Marrocos é realmente um destino bem exótico. Fiquei com vontade de fazer as malas e seguir todo o roteiro. Muito bacana!
Fernanda diz
Passeio maravilhoso. Muito legal vocês levarem “pequena” para conhecer uma cultura e país tão diferente do nosso 🙂
Estive no Marrocos há alguns anos e foi uma viagem que abriu muito minha cabeça e me despertou vontade de conhecer outras culturas e perspectivas.
Quando estive ai não conheci a árvore das cabras, que hoje seria uma das minhas prioridades. rs. Deve ser uma visão e tanto!
Adorei o relato, vou guardar para reler quando finalmente voltar ao Marrocos.
Anna Luiza Santiago diz
Genteee, o que é essa árvore das cabras? Que coisa louca!! Amei! E esse passeio pelo litoral que vocês fizeram deve ter sido demais!
Viviane Carneiro diz
Nossa… que lugar mais interessante! Uma cultura muito diferente da nossa, deve ser uma viagem incrível. Adorei o relato!
Leo Vidal diz
Adorei saber que é possível fazer uma daytrip a partir de Marrakech. E a dica da empresa foi valiosa, afinal, só de não ter problemas nas fiscalizações já vale a pena!
Cleber Yamamoto diz
Gostei demais dessa day trip à Essaouira! Mas as cabras só estavam em uma árvore, nas outros não tinham cabras? Meio suspeito mesmo kkkkk. O porto de Essaouira parece cena de filme. Ótimo post! Obrigado por compartilhar
Diego Arena diz
Nossa e essas cabras nas arvores? Adorei
Nunca pesquisei muito sobre o Marrocos mas de um tempo pra cá comecei a me interessar bastante, e não sabia dessa cidade. Achei bem interessante