Escolhemos Tomar como o nosso pit stop entre o Algarve e Coimbra. Foi uma visita bastante corrida, mas que valeu a pena.
Tomar é pequenina, com um centro histórico bem bonitinho e, como toda cidade de interior, ela conta com uma praça da igreja com bares e restaurantes ao seu redor.
Além disso, é possível ver em vários pontos do passeio o Convento de Cristo lá no alto e essa imagem por si só é muito linda.
O centro histórico de Tomar é bem típico português, com casinhas brancas com janelas e portas coloridas, enfileiradas em ruas estreitas e tortuosas.
A praça central conta com a Igreja São João virada para o convento e, nas suas laterais, bares e restaurantes servindo refeições tradicionais.
Nos postes, a cruz dos templários dá o ar da graça, lembrando que você esta ali para ver uma grande obra do homem em respeito às suas crenças. Depois de andar bastante, nós fomos em direção as grandes atrações da cidade, o Convento de Cristo e o Castelo dos Templários.
Como estávamos de carro, paramos em um dos bolsões de estacionamento disponíveis no local. Para quem esta a pé, tem um trenzinho que sai do centro de Tomar e sobe as ladeiras por você, mas se estiver a fim de uma boa caminhada e encarar o sol, no dia que visitamos o termômetro marcou 40ºC, é só pegar o caminho sinalizado para subir o morro, não tem como se perder.
O conjunto formando pelo Convento de Cristo e o Castelo dos Templários é realmente muito bonito. Eu não imaginava que iria ser tão bonito… É bom ser surpreendido assim. 😉
O jardim que fica bem na entradinha é fofo, com vários tipos de decorações, flores e plantas. Renderam algumas fotos, o ruim foi convencer a baixinha a ficar quieta dois segundos, mas tentamos.
Para visitar o local é necessário comprar um ticket, porém como o visitamos no primeiro domingo do mês a entrada foi gratuita. Fica a dica para a programação do roteiro.
O lugar é imenso, com vários claustros e cada um com uma característica diferente. Eu gostei mais do claustro da lavagem e os seus azulejos e também o claustro principal, que tem um ar sombrio bem medieval.
O ponto alto da visita é a Janela do Capítulo do Convento, toda feita em arquitetura manuelina. Ela é tão bonita e muito admirada pelos portugueses, tanto que tem uma cópia no Palácio da Pena em Sintra.
Outra atração da visita, é a Igreja Manuelina que faz todo mundo ficar de boca aberta… O que são aquelas colunas e cores? Eu simplesmente adorei. 😮
Ficamos um bom tempo andando pelos diversos claustros, alojamentos, áreas comuns e por aí vai. Tudo na calma, até que a genoveva nos chamou e fomos procurar algo para alimentá-la.
Dentro do convento não há café ou restaurante, tem apenas um café já do lado de fora, no estacionamento. Mas como ele já estava fechando quando saímos, retornamos para o centro de Tomar. Encontramos um pequeno café onde nos abastecemos com vários quitutes deliciosos, fechando a nossa passagem pela cidade dos templários.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.