Depois de visitar Coimbra, Portugal, e de ter passado aquela euforia pós-viagem acho que posso dizer que o que mais me impressionou na cidade, foi que ela encanta principalmente devido sua aura de mistérios e segredos espalhados.
Não deixe de ler nosso planejamento de viagem de carro de 2 semanas em Portugal, ora pois!
Não tem como fugir deste clima, jáque desde a idade média o local é palco de histórias como o Milagre das Rosas da Rainha Santa Isabel, os Corujas da Universidade de Coimbra, a Biblioteca Joanina, o romance de Dona Inês e Dom Pedro e, claro, o Fado que encanta seus visitantes em suas ruas estreitas.
Nossa passagem por Coimbra foi bem tranquila, fizemos nosso roteiro de forma que foi possível visitar os principais pontos turísticos em dois dias e acho que foi o suficiente.
Começamos a nossa visita pelo lado esquerdo do Rio Mondego, ou seja, do lado da Universidade, iniciando a caminhada pela parte baixa até a parte alta, passando pelos seguintes pontos:
- Igreja de Santa Cruz. Ela tem os restos mortais dos dois primeiros reis de Portugal, Dom Afonso Henriques e Dom Sancho I. A sacristia é linda! Vale a pena visitar. O que achei mais intrigante foram as esculturas de monges com suas vestes em posições peculiares, que fica em uma das salinhas. Lembrei até dos filmes do Harry Potter… Você pode encontrar mais informações no site oficial da igreja.
- Jardim da Manga. Olhando rapidamente, não é um jardim muito especial, com nada demais, mas a cor amarela das pequenas torres ganhou o corazones.
- Mercado Municipal. Se estiver com pressa passe direto, tem nada, nadinha por lá. Se o elevador, que sobe o morro e que fica ao lado, estiver funcionando, pegue. Suas canelas serão poupadas de um bom trecho de subida tortuosa até a Sé Nova.
- Igreja Sé Nova. É uma igreja bonita muito bonita, mas apesar de ser também bastante antiga (ela é de 1958) não possui a mesma carga histórica do restante da cidade. Também possui um site oficial.
- Antigo Aqueduto de Coimbra. Fica mais ou menos aos pés da estátua de Dom Dinis. Ele é bem mais bonito de ser ver de longe, um bom local para tirar fotos são ass escadarias que dão para a praça da universidade.
- Universidade de Coimbra. Aí sim foi legal! E com um toque a mais, pois chegamos durante a matrícula da bixarada… Deu um saudosismo danado da nossa época da Unicamp… Ver aquele mar de pessoas, uns vestidos com o uniforme da universidade, outros com cara de perdido. Ver o pessoal dos clubes, que são parecidos com as nossas atléticas e centros acadêmicos, olha não poderia ter sido melhor. A universidade em si é muito bonita e por ser a mais antiga de Portugal, carrega 1001 histórias. Para visitar o prédio principal é necessário comprar um dos “ticket combo” que são vendidos no prédio que fica ao lado da entrada principal. Compramos o combo “Universidade + Biblioteca” e, aproveitando a vibe do saudosismo, batemos um bandejão no prédio da faculdade de direito 😀 Pacote sdds completo! Para subir a Torre da Universidade é necessário comprar um bilhete extra, que mais é um preço simbólico, apenas 1 Euro somente, e então gastar as canelas para desfrutar de uma das melhores vistas de Coimbra. O site da universidade lista todos os pontos que devem ser visitados.
- Biblioteca Joanina. Muito, muito bonita. A entrada principal já impressiona pela quantidade de livros, artes e carga histórica. E ainda saber que tem morceguinhos (sim, morcergos de verdade) fazendo o trabalho de comer os insetos, principalmente traças, que se alimentam dos livros… é demais! Mas a parte turística em si não é tão boa. A visita é curta, não pode tirar fotos e poderia ter alguém que pudesse fazer alguma explicação, realmente fazer um tour guiado mesmo… ler somente o papel com a descrição ficou um pouco a desejar.
- Igreja Sé Velha. Um dos edifícios mais antigos da cidade, sua visita é rápida, com muito menos detalhes a ser conhecido do que outros pontos turísticos do país, mas vale pela sua importância na história Portuguesa.
- Centro Antigo + “ruazinhas íngremes onde ficam as repúblicas estudantis”. Aí é hora de se perder e curtir o que puder de Coimbra. Aproveitar para comer guloseimas da Pastelaria Briosa, onde o atendimento é meio caótico mas o suspiro vale a pena; Encontrar um bar escondido para ouvi Fado; Um pequeno café onde se possa aprecisar um bom vinho do porto; E se surpreender e relembrar da bagunça organizada que é uma república de estudantes.
No segundo dia, nós fomos em direção a Ponte Santa Clara, onde atravessamos o Rio Mondego e fomos visitar:
- Portugal dos Pequenitos. Lembra muito o Mini Mundo de Gramado ou o Mini Europa em Bruxelas. O local é dividido em duas partes: As terras descobertas durante as grandes navegações; E os monumentos e cidades portuguesas, incluindo casas típicas portuguesas. Todas as atrações são interativas e educativas. A picurucha adorou… Foi difícil sair de lá =( E também tem site oficial com mais informações.
- Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Foi uma visita bem tranquila e enriquecedora, principalmente pelo vídeo que é mostrado antes da visita, contando a história da rainha Santa Izabel e seus milagres. Depois você passeia por um pequeno museu e pelas ruínas do mosteiro, realmente bem interessante. Almoçamos no restaurante que fica no prédio principal e gostamos muito. Aliás ficamos surpresos com o almoço… estava bom mesmo e com um preço justo.
- Quintas das Lágrimas. Então é meio que furada, sabe… Eu pensava que o local seria mais bonito, aí pagamos a entrada, andamos um teco… e mais um teco… e nada. A parte mais bonita que achei, foi o arco que fica próximo a Fonte dos Amores. Já a Fonte das Lágrimas foi realmente nhé. Agora, se você tiver paixão pela história de Dona Inês e Dom Pedro, acho que ajuda mais a curtir.
Coimbra realmente é um destino que nos impressionou, vale bastante a pena incluir no seu roteiro e tem muita coisa a visitar.
Cidades para visitar em Portugal
Acredito que fizemos um bom roteiro, com tempo para conhecer as cidades de Lisboa, Lagos, Coimbra e Porto, além de conseguirmos fazer algumas viagens bate-e-volta bem legais, como Sintra, Belém e Sagres.
Listas das cidades visitadas com dicas do que fazer em Portugal:
- Lisboa – onde visitamos o Castelo de São Jorge, Panteão, Museu Nacional do Azulejo, Oceanário e alguns Miradouros;
- Belém – com a visita a Torre, ao Padrão dos Descobrimentos, ao Mosteiro dos Jerônimos, além é claro, de muito Pastel de Belém;
- Cascais, Cabo da Roca – um dos balneários mais conhecidos na Região de Lisboa e nossa visita a Boca do Inferno;
- Sintra – visitando seus principais pontos turísticos, o Cabo da Roca, a Quinta da Regaleira e o Palácio Nacional da Pena;
- Évora – para visitar a famosa Capela dos Ossos e seus outros pontos turísticos como o Cromeleques dos Almendres e a Igreja dos Loios;
- Lagos na Regio do Algarve – onde visitamos a Praia do Camilo e Ponta da Piedade, o Centro Histórico, Praia dos Estudantes e Praia da Batata, Praia Dona Ana e Praia do Pinhão;
- Cacela Velha – na região de Algarve, uma pequena vila de pescadores com uma praia maravilhosa;
- Tavira – na Praia do Barril, na região de Algarve, e seu cemitério de belas âncoras de navios pescadores;
- Sagres – seu belo pôr do sol no Cabo de São Vicente, uma experiência imperdível na Região de Algarve;
- Tomar – entre Algarve e Coimbra, visitamos a cidade de Tomar e suas grandes atrações, o Convento de Cristo e o Castelo dos Templários;
- Porto – amor à primeira vista, onde visitamos os principais pontos turísticos, incluindo suas caves de vinho.
Leia sobre nossa visitação e degustação na Cave Cálem em Porto.
Dicas gerais de viagem
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Maria da Graça diz
Sou de Coimbra e adorei seu roteiro!!!
Analuiza diz
Quando visitei Portugal, cerca de 1 ano atrás, Coimbra estava em minha lista de cidades que gostaria de visitar. Contudo, não deu tempo. Tempo, o velho problema… 🙂
Eu já sabia que a cidade era bonita e interessante, mas lendo sua descrição, vendo as fotos… bem o que posso dizer é: preciso voltar a Portugal! 🙂
Edson Amorina Jr diz
Nós que visitamos também ficamos com essa sensação de que precisamos voltar… rs… Portugal é uma viagem linda!
Octávio Ribeiro diz
Por distração o autor onde escreveu “lado esquerdo do Mondego” deveria ter escrito lado direito