Eu ouvi a última edição do podcast Bacanudo, que foi gravada com os integrantes do O Nome disso é Mundo, e o tema “Viajar Por Quê?“ me fez pensar nas razões pelas quais ainda viajamos. Então coloquei uma música e deixei o pensamento fluir, buscando mesmo aqueles que não havia tido ainda.
Viajar não é um ato imediato, normalmente você pensa em alguns destinos, analisa qual melhor se encaixa nas datas disponíveis e recursos financeiros e, junto com qual lugar você sonhava em conhecer, finalmente decide para onde ir.
E é aqui que o trabalho realmente começa agora nós precisamos:
- Escolher e reservar a passagem, hotel e conduções;
- Definir o roteiro, incluindo os pontos turísticos a visitar e reservas necessárias;
- Planejar o quanto será gasto diariamente para não ter nenhum grande susto;
- Comprar guias de viagem e consultar blogs para ter as melhores dicas;
- Escolher e comprar o seguro de viagem;
- Verificar o que é necessário levar e arrumar as malas;
- Entre outras coisas e possíveis emergências.
Ou seja, não é uma atividade rápida, barata e fácil, exige muito tempo e dedicação. Então novamente a pergunta “Por que diabos ainda viajamos?”
Ter novas experiências
Essa deve ser a resposta mais fácil e a primeira que vem a mente de muita gente, mas não é por isso que deixa de ser verdadeira. Viajar é sair de nossa rotina diária, conhecer novos lugares e culturas, encontrar mais pessoas e, por fim, sim, ter novas experiências.
Nós nos baseamos em livros, filmes e fotos que vemos para escolher nossos destinos e isso só faz com que essas novas experiências sejam ainda mais importantes para nossa formação.
Construção de nossas lembranças
Claro que muitas vezes, depois de muito tempo dedicado ao trabalho e tarefas diárias, buscamos apenas um lugar para descansar e esticar o pé. Mas mesmo nessas viagens que sempre fazemos, para os mesmos lugares e com as mesmas pessoas, a construção do que iremos lembrar, comentar quando voltarmos para casa e, hoje em dia, compartilhar nas nossas redes sociais, é parte essencial do ato de viajar.
Viver uma vida mais completa
Sim, acredito que sair de casa é muito importante para crescermos. E não digo só “sair da casa de nossos pais”, mas conhecer o mundo afora, lugares diferentes do nosso caminho do dia-a-dia.
Todas as experiências que temos e todas as lembranças que formamos são a base para o que vivemos. E alimentar essas ações com novos lugares, com nossas viagens, é o que vai deixar nossas vidas mais completas. Acredito que o alimento da vida é o mundo que vivemos, então precisamos fazer o máximo para conhecê-lo.
A Débora do Foco no Mundo aborda o mesmo tema e discute o que aprendeu viajando.
E como podem ver na quantidade de novos posts que temos publicados no Blog, continuamos (e continuaremos) sempre viajando! 🙂
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.