A capital da Suíça, Berna, é mais parecida com uma cidade do interior europeu do que uma capital de um país. Por ser compacta assim, ela pode ser visitada em dois dias, mesmo num ritmo mais lento de viagem.
Eu trabalhei num cliente que ficava próximo de lá e tive a oportunidade de visitar a cidade durante as quatro estações do ano e, já passado todo o perrengue profissional, consigo ver o privilégio que tive mesmo correndo loucamente neste período.
Para ajudar na decisão do seu roteiro de viagem, eu vou dividir os pontos de interesse da cidade de Berna em (i) must see, (ii) aqueles em que se pode passar batido, (iii) Pontos que na minha opinião valem a visita e (iv) os melhores restaurantes que nós conhecemos.
Se estiver planejando uma viagem mais longa pela Suíça, leia também nossas outras publicações sobre o país:
- Nossa experiência de caminhada pelas colinas de Signau na região do Emmental;
- As visitas para as cidades de Thun, Fribourg, Oberhofen am Thunersee, onde comemos o melhor fondue da Suíça;
- A viagem para o maravilhoso lago Blausee, uma incrível viagem perto de Interlaken e Berna;
- Nosso roteiro de 2 dias em Lucerna; e, claro
- Nosso roteiro de 3 dias na maravilhosa cidade de Zurique.
Leia sobre nossa publicação de Onde se hospedar na região de Berna, capital da Suíça.
Pontos turísticos de Berna na Suíça (conhecendo a capital suíça)
Os principais pontos turísticos que devem ser incluídos em suas andanças em Berna. São lugares que valem a visita tanto por serem bonitos e importantes para história da cidade.
- Zytglogge – A torre do relógio de Berna é um dos principais cartões da cidade e para chegar lá é só seguir os grupos de turistas, principalmente de asiáticos. O Zytglogge funciona desde 1530 e em horas cheias tem um show de danças de bonequinhos de ursos, bobos da corte entre outros. A dica aqui é ir bem cedinho para ter o relógio só para você.
- Parlamento Suíço – O parlamento pode ser visitado gratuitamente durante a semana, infelizmente não conseguimos, pois a procura é absurdamente grande. Porém o prédio merece uma visita, mesmo que por fora, pois ele é muito bonito. Para mim, as melhores vistas são a partir da Monbijoubrücke ou daKirchenfeldbrücke.
- Bärenpark – Esse parque gratuito você só vai encontrar em Berna. O parque dos ursos é um ponto de parada obrigatória para ver esses bichinhos fofuchos andando a um vidro duplo de segurança de você ou mesmo de cima da ponte. Aliás, o urso é o símbolo da cidade! Só fique atento a época de visita, pois os peludos hibernam no inverno.
- Rosengarten – Gaste as calorias do almoço andando morro acima e chegue nesse belíssimo parque. Eu não tinha dado muita trela, mas queimei a língua, pois o mirante que dá para a cidade é demais.
- Berner Münster – A catedral de Berna é muito bonita, mas o que realmente achamos que vale a pena é subir os 344 degraus de sua torre, onde é possível ter uma vista 360º da cidade. A entrada é barata para os padrões suíços.
- Münsterplattform – Esse jardim e mirador fica atrás da catedral, muito arborizado e com uma linda vista do rio Aare e Matteschwelle, que é um lugar que forma uma bela queda d’água.
- O centro antigo – Ele vai estar onipresente pelo passeio em Berna, com as suas diversas fontes espalhadas no meio das ruas. É só olhar tudo com carinho e aproveitar o passeio pelas ruas medievais.
Pontos que se podem passar batido
Esses pontos turísticos costumam estar em algumas sugestões de roteiros de viagem na cidade de Berna, porém eu não acho que são essenciais. Então caso não tenham muito tempo, podem deixá-los para uma próxima viagem.
- Heiliggeistkirche – Colada na estação principal de Berna. Só vale a pena se: for aficionado por igrejas ou se não conhece muito o estilo de igreja gótica na Europa.
- Waisenhausplatz – É uma praça no centro antigo de Berna. Não gostei muito, só valeu a visita pelos restaurantes ali instalados.
- Käfigturm, Holländerturm usw – Não fique desperdiçando tempo procurando as torres da cidade antiga, pois são quase todas iguais. A não ser que você tenha colocado como objetivo ver todas as torres,
- Einsteinhaus – O Albert Einstein morou em Berna em um breve período de 1902 a 1909 e sua casa é aberta a visitas e… é uma furada. Eu percebi logo de cara, o maridoviski se arriscou e falou que foi din din jogado fora. Nessa hora eu chorei, meu rico dinheirinho… Bom, nas palavras dele: tudo é feito meio nas coxas e nada interativo. Ouvi que o museu é melhor, mas eu não quis mais arriscar a perder mais francos suíços.
- Kirchenfeldbrücke – A ponte em si não tem nada demais, mas tem uma bela vista para o rio Aare e o Parlamento. Mas se não tiver muito tempo na cidade, pode deixar de lado. Aliás, Berna é servida com muitas pontes com vistas de perder o fôlego, quem sabe uma não cruza o caminho, mesmo sem programação.
- Rathaus – A prefeitura de Berna é uma das mais simplesinhas que já vi pelas minhas andanças. Como nos outros pontos citados, só vale a pena se não conhecer as prefeituras em estilo gótico da Europa.
Pontos que na minha opinião valem a visita
Os dois pontos citados nessa parte é algo totalmente subjetivo, pois foram lugares que deram aquele “uhu!” quando eu os vi. Não estão no roteiro turístico, contudo seria uma injustiça deixa-los fora devido ao carinho que eu tenho por eles.
- Parkplatz na Grosser Muristalden – Esse lugar foi a primeira vez onde vi Berna “de cima”. Tem uma vista muito linda da cidade e, se você der sorte, dá para ver umas ovelhinhas de boa pastando por ali.
- Monbijoubrücke – Passei nessa ponte incontáveis vezes e toda vez era como se fosse a primeira. Eu sempre eu ficava embasbacada com a vista para o parlamento e o rio Aare! Seja de dia ou de noite.
Pontos para saciar a Genoveva
Alguns dos bares e restaurantes que paramos para comer e vale incluir em paradas estratégicas do roteiro.
- Altes Tramdepot – Ao lado do Bärenpark, a micro cervejaria é uma boa pedida para o almoço. O cardápio é bem variado e com boas opções. Nós fomos de Rösti e estava uma delícia. O preço foi bem justo levando em conta ao padrão suíço. Ah! Esse restaurante é ótimo para crianças.
- Ristorante Luce – Que restaurante gostoso! Boa comida italiana, com uma pizza divina. Eu fui já em família e gostamos bastante. O atendimento foi muito gentil e a comida estava realmente maravilhosa. O preço é salgado (como praticamente todo restaurante na Suíça), mas valeu a pena.
- Kornhauskeller – Este bar e restaurante é na verdade um porão construído em 1718 e conta com afrescos de Münger bem conservados. Eu fui a um happy hour com os meus colegas suíços que moram na região. Eles disseram que vale muito mais para drinks, pois tem uma seleção de cervejas especiais do cantão de Berna, porém para jantar não é lá essas coisas.
- Il Grissino – Depois dos drinks na opção anterior, que tal um italiano gostoso, atendimento bom e preço “suíço” (meus colegas suíços pagaram a conta).
Gostou da divisão que fizemos para listas os pontos turísticos de Berna?
Ofertas de Hospedagem em Berna, Suíça
Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas em Berna, Suíça
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.