Ícone do site Ligado em Viagem

Quando o sol da meia-noite da Islândia quase nos fez esquecer de dormir

Podcast Histórias de Viagem #05 - Sol da meia noite da Islândia quase nos fez esquecer de dormir!

Podcast Histórias de Viagem #05 – Quando o sol da meia-noite da Islândia quase nos fez esquecer de dormir!

 

Histórias de Viagem é o podcast do blog Ligado em Viagem e neste episódio nós contamos quando fomos visitar uma lagoa glacial na Islândia e o sol da meia noite quase nos fez esquecer da necessidade de dormir.

 

 

COMENTADO NA EDIÇÃO

Sobre: Quem somos e detalhes do Blog Ligado em Viagem

Relato detalhado com informações e dicas no post Islândia, dia 2 – Mýrdalsjökull, Fjaðrárgljúfur, Jökulsárlón e o Sol da Meia-noite.

 

E-MAIL

Mande suas críticas, elogios e sugestões para podcast@ligadoemviagem.com.br

 

PRODUÇÃO, ROTEIRO E EDIÇÃO

Ligado em Viagem : https://www.ligadoemviagem.com.br/

 

 

PODCAST DISPONÍVEL NO YOUTUBE

 

TRANSCRIÇÃO / ROTEIRO DO EPISÓDIO

Título: O dia em que o sol da meia noite da Islândia quase nos fez esquecer de dormir!

No episódio de hoje, eu vou falar da história de quando fomos visitar uma lagoa glacial na Islândia e o sol da meia noite quase nos fez esquecer da necessidade de dormir.

Olá, eu sou o Edson Amorina Junior do blog Ligado em Viagem e esse é o podcast “Histórias de Viagem”.

Primeiro eu já aviso que esse é o podcast que mais vou sofrer tentando falar nomes de cidades e pontos turísticos EM ISLANDÊS. Então todos estão livres para se divertir com meu trava língua.

Já fazia um tempo que nós tínhamos a vontade de viajar para a Islândia.

Se você costuma se perder nas fotos blogueiros de viagem no Instagram ou no Pinterest, ou mesmo já pesquisou as locações utilizadas por séries como Game of Thrones, já deve ter se deparado com as belezas naturais da ilha do gelo e do fogo.

A Islândia é chamada assim por causa de suas imensas geleiras, que cobrem boa parte de seu território, e por seus vulcões, que já entraram em erupção algumas vezes.

O mais recente foi em 2010, quando muitos voos na Europa tiveram que ser cancelados. Essa notícia apareceu bastante em vários noticiários pelo mundo.

Além disso, existem muitas formações rochosas provenientes de vulcões, como suas lindas praias de areia preta e seus paredões de balsalto .

Então, depois de muito planejamento, lá fomos nós para nossa viagem de 5 dias pela Islândia.

Nós saímos de Londres para o aeroporto de Keflavík, próximo da capital do país, a cidade de Reykjavík.

No primeiro dia da viagem, nós aproveitamos para conhecer um SPA de águas termais bastante famoso, o Blue Lagoon e no caminho da cabana que alugamos, já tivemos alguns aperitivos das belas paisagens da Islândia, como navios naufragados e imensas cachoeiras.

Mas nossa história começa mesmo no segundo dia, nós acordamos bem cedo, pois tínhamos programado vários pontos turísticos bastante visitados no sul da Islândia:

– Como a Mýrdalsjökull, a quarta maior geleira da ilha, que é um belo exemplo da mistura de pedras de gelo e terras vulcânicas numa paisagem quase deserta.

– O Fjaðrárgljúfur (bem que eu falei que seria um desafio falar islandês, não foi?) um cânion de aproximadamente 100 metros de profundidade e 2 quilômetros de comprimento. Se toda vez que você ouve falar a palavra cânion você pensa no Grande Canyon nos Estados Unidos, você vai se surpreender.

No lugar de uma paisagem toda deserta, aqui é tudo é muito mais vivo, com um contraste do verde de gramas, do marrom escuro de colinas e o branco de finas cachoeiras e rio corrente. Um dos lugares mais lindos que já visitamos!

– E mesmo assim, por mais incrível que pareça, nós fomos para mais um lugar que nos deixou de boca abertura por sua beleza, a Svartifoss, uma alta cachoeira toda cercada de formações de balsalto e que costuma ser destaque de vários instagrammers de viagem, tanto no inverno nevado quanto no frio seco do verão islândes.

Muita coisa, não? Mesmo tendo começado bem cedo, já parece que foi um dia bem longo, né?

Ainda mais considerando que tudo é muito longe e é necessário dirigir bastante pela Ring Road, a longa estrada que circula a ilha da Islândia.

E sim, você tem razão! Quando nós saímos da cacheira, já era DEZ E MEIA da noite e o sol ainda estava no alto do céu, como se estívessemos no meio da tarde.

E é aqui que título dessa história se justifica.

Isso alterou totalmente nossa percepção de tempo, cansaço e fome, parecia que não precisaríamos dormir, que ainda tínhamos gás para muito mais.

E nessa toada, lá fomos nós para mais longe ainda, dirigindo por mais 1 hora até nosso próximo destino, a Jökulsárlón, a lagoa glacial formada pelo degelo da maior geleira da Islândia (que mais uma vez vou me atrever a tentar falar o nome em islandês) a Breiðamerkurjökull.

Nós chegamos na lagoa quase à meia-noite e ainda havia sol, que já avisava que não ia nos abandonar.

Sabe aquele fim de tarde, em que você vê raios amarelos do sol refletidos em nuvens brancas e cinzas que deixam escapar a cor azul do céu?

Some isso a uma imensa logoa bastante plana e escura com os mais variados tamanhos de icebergs flutuando em direção ao mar.

Tudo isso à meia-noite!

Não tinha como querer dormir!

Nós ficamos quase 1 hora andando, admirando, tirando foto, ouvindo o som dos grandes pedaços de gelo flutuando e colidindo entre si.

Realmente não tinha como querer dormir!

Mas depois que decidimos que já era tempo de voltarmos para nossa cabana, percebemos que havia um grande problema: teríamos que enfrentar 3 horas de estrada!

Sim, seriam 3 horas de estrada na madrugada islândesa com uma luz bruxuleante, lembrando a todo momento que havíamos passado da hora de dormir.

Mas não tinha jeito, lá fomos nós, trocando de motorista no caminho, conversando sem parar, forçando e mantendo os olhos abertos.

Ainda tivemos a sorte (sim eu chamo de sorte) de ter que desviar de um rebanho de ovelhas no meio da estrada. Uma pequena ajuda divina para quebrar o ritmo e nos acordar com um encontro não tão comum ao dirigir numa rodovia federal.

Mas enfim, são e salvos, chegamos em nossa hospedagem.

Prontos para dormir e descansar….

Mas não muito, pois teríamos que acordar cedo para mais um dia de viagem neste maravilhoso destino que é a Islândia, a ilha do gelo e do fogo.

Espero que você tenha gostado dessa história, não deixe de acessar nosso blog, Ligado em Viagem, para ler mais sobre essa e outras experiências que tivemos mundo afora.

Assine nosso feed no seu agregador de podcast e se preferir também estamos disponíveis no Spotify, Deezer, Soundcloud e iTunes.

Não deixe de conferir também nossas redes sociais, somos ligadoemviagem no Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest.

E se quiserem falar diretamente com a gente, envie um e-mail para podcast@ligadoemviagem.com.br.

Até a próxima, tchau!

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile