Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Apple Podcasts | Spotify | Amazon Music | Deezer | RSS
Podcast Histórias de Viagem #04 – Fugindo de vacas na região do Emmental na Suíça, 2018
Histórias de Viagem é o podcast do blog Ligado em Viagem e neste episódio eu vou falar da história de quando eu precisei fugir de vacas estressadas enquanto caminhava pelas colinas verdejantes da região do Emmental na Suíça.
COMENTADO NA EDIÇÃO
Sobre: Quem somos e detalhes do Blog Ligado em Viagem
Relato detalhado com informações e dicas no post Caminhando pelas colinas de Signau na Região do Emmental na Suíça.
Mande suas críticas, elogios e sugestões para podcast@ligadoemviagem.com.br
PRODUÇÃO, ROTEIRO E EDIÇÃO
Ligado em Viagem : https://www.ligadoemviagem.com.br/
PODCAST DISPONÍVEL NO YOUTUBE
TRANSCRIÇÃO / ROTEIRO DO EPISÓDIO
No episódio de hoje, eu vou falar da história de quando eu precisei fugir de vacas estressadas enquanto caminhava pelas colinas verdejantes da região do Emmental na Suíça.
Olá, eu sou o Edson Amorina Junior do blog Ligado em Viagem e esse é o podcast “Histórias de Viagem”.
Mas o que é a região do Emmental e é realmente de lá que vem o queijo suíço?
O Emmental é uma região da Suíça, entre os cantões de Berna e Lucerna, onde estão os principais produtores do famoso queijo emmentaler.
Sim, esse é o queijo que conhecemos no Brasil como “Queijo Suíço”.
Esse queijo é amarelado, tem uma casca dura e os famosos buraquinhos. Ao comer, você vai sentir um sabor suave e docinho.
Ah! Sabe esses buraquinhos? Não são feitos manualmente ou mesmo ação do processo direto da transformação do leite em queijo. O buracos são feitos por gases da fermentação das partículas de feno que flutuam nos locais de ordenha das vacas e que acabam caindo nos baldes de leite. Infelizmente (ou felizmente) com os processos mais modernos de produção de queijo, esses buraquinhos cada vez mais deixam de existir.
Voltando para minha visista.
Depois de uma temporada de trabalho pesado em Berna, capital da Suíça, eu aproveitei e emendei uma viagem para a Região do Emmental, mais especificamente a cidade de Signau.
Escolhi essa cidade, pois é um bom lugar para conhecer as típicas paisagens do país.
A região tem muito verde e muitas montanhas, não como os Alpes, mas sim grandes colinas, iguais ao nosso imaginário quando pensamos no país ou lembramos onde a Noviça Rebelde cantava e girava alegremente.
Para chegar lá foi muito fácil, rodando pelas estradas próximas a Berna é só seguir as placas indicando Emmental, que você vai acabar chegando na principal cidade da região, Langnau.
E são tantas placas, que parecia que estávamos na Itália. Lembram do famoso ditado “Todos os caminhos te levam a Roma… quer dizer: para a Região do Emmental”?
Não adianta fugir!
Na região tem várias cidades pequeninas.
Se estiver viajando de carro, dá para conhecer umas 4 cidades por dia, incluindo uma visita à suas fábricas de queijo. Quase como dirigir pela rota do vinho em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul ou São Roque em SP.
Para pernoitar na região, as opções são os Gasthof em alemão suíço ou Bed and Breakfast em inglês ou, em português mesmo, as pequenas pensões dessas cidades.
A cidade que eu me hospedei para conhecer Emmental foi Signau, que, com seus 2700 habitantes, é pequenina como muitas outras da região.
E também onde para todo canto que você olha dá para campos verdejantes, tipo aqueles dos Teletubbies ou papel de parede do Windows.
E também tem uma vaquinha ou ovelhinha balangando o seu sininho por aí.
E aqui inicia minha história de superação
Como eu tive somente um dia livre, aproveitei a oportunidade para fazer uma das diversas trilhas disponíveis.
Eu escolhi a Signau Loop, indicada para se fazer fora do inverno, perfeita para o dia de sol e poucas nuvens.
O roteiro sai da cidade de Signau, passa pelo pico Blasenflue e depois por Moosegg, Egguriedegg e retorna para Signau.
Nomes bem difíceis de lembrar e dizer, ainda bem que tenho eles anotados.
A duração da caminhada segundo o site é de 3 horas, eu levei 4 horas e meia, com parada para almoço.
O total da trilha é de 10 km e eles a consideram uma trilha leve. Apesar de tanto queijo, os suíços parecem ser bem saudáveis!
A trilha passa por lugares muito bonitos e típicos da região, tudo o que eu disse sobre imaginar quando aw pensa numa paisagem suíça.
Mas para mim, o ponto alto da trilha (ahá veja o trocadilho chegando) é o pico do Blasenflue. Com seus 1118 metros de altitude, é possível ver toda a imensidão das florestas e colinas verdejantes.
Eu almocei num Guest House chamado Waldhäusern, comida típica bem gostosa e foi uma ótima parada estratégica para descansar as pernocas.
No final, eu achei que a ida final até o Moosegg não valeu muito a pena e minha dica é aproveitar essa parada para sentar nos banquinhos, talvez com um pedaço de queijo e uma taça de vinho na mão, e aproveitar o tempo apreciando a paisagem.
No geral, a grande atração da trilha é realmente ver é a linda Região do Emmental, recheada com fazendas, colinas e vaquinhas “estressadas”.
E sim, chegamos finalmente nesses seres bovinos.
Quase no final da trilha, já na cidade de Signau, você precisa passar por um caminho estreito.
E fez o acaso, que justamente nesse momento, havia um aglomerado de vacas e seus sinos do “demo” próximas da cerca que ficava praticamente nessa estradinha.
Toda vez que chegava perto para continuar a trilha, elas vinha agressivas e bufando para cima de mim. Era possível até ver a fumacinha saindo das narinas e o brilho vermelho em seus olhos.
Medo! Sim, como um cidadão urbano, eu fiquei com muito medo.
Solução? Sentar e esperar.
Eu esperei elas se acalmarem, esquecerem que eu estava ali, virarem para o outro lado e “SEBO NAS CANELAS”.
Passei correndo sem olhar para trás.
Ainda bem que ninguém me viu passar essa vergonha (tudo bem que agora todos vocês já sabem dessa minha aventura).
São e salvo cheguei no hotel para fechar a conta e iniciar a volta para casa.
Para quem gosta de caminhadas pela natureza e enfrentar bovinos raivosos, recomendo muito reservar um dia se estiver passeando pelos arredores da Região do Emmental na Suíça.
Espero que você tenha gostado dessa história, não deixe de acessar nosso blog, o Ligado em Viagem, para ler mais sobre essa e outras experiências que tivemos mundo a fora.
Assine também o feed no seu agregador de podcast ou no Spotify, além de seguir nossas redes sociais, somos ligadoemviagem no Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest.
E se quiser falar com a gente, envie um e-mail para podcast@ligadoemviagem.com.br.
Até a próxima, tchau!
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Fabíola Moura diz
Muito legal essa proposta do blog. Você sabe que além de tudo, está oferecendo um conteúdo acessível para pessoas cegas ou com baixa visão né?! Parabéns pela iniciativa.
Camila diz
hahahahahaha to rindo muito imaginando a cena
Mariana Menezes diz
Eu amo queijo e gostei muito de saber dessa trilha Signau Loop. Mas acho que eu ficaria apavorada com as vacas estressadas.
ROBERTA diz
Impossível não cair na risada! Vem na mente alguns filmes de comédia romântica em que as vacas empacam e causam grande tensão no filme! rsrs
MICHELE diz
Eu amei a proposta do blog! Que tudoo esse Podcast! Parabéns, já aguardando os próximos
Carla Mota diz
eheheh Fugindo de vacas é muito bom! Elas são bem loucas mesmo. Essa região do Emmental na Suíça é linda demais. E o queijo é maravilhoso!
Helen Pusch diz
Hahaha adorei o relato! Fiquei imaginando a situação.
Fiquei imaginando também o quanto deve ser linda a vista nessa trilha, e podendo complementar tudo com queijos suiços, então… delícia!
Deisy Rodrigues diz
Ah eu já fico imaginando a cena e fico aqui morrendo de rir, mas confesso que se fosse comigo ia bater um desespero. Adoro esse tipo de viagem gastronômica com paisagem de tirar o fôlego. O podcast tá ótimo, adorei.
Angela C S Anna diz
eu tambem ja fugi de vacas…galos, macacos, cachorros e ate de uma aranha uma vez hauheaue so no galeto!!!
Maria Cristina diz
Já aconteceu comigo também! kkkkkkk! Mas posso dizer que fugir de vacas na Suíça foi mais glamouroso que o meu caso! E qualquer paradinha para comer queijo e tomar vinho, já tá valendo! 🙂
Ruthia Portelinha diz
Será que a manada estava toda com TPM? Estive uma semana na Suíça e senti falta dessas paisagens bucólicas! Na próxima visita incluirei a região de Emmental
Roberta Lan diz
Meu… haahahahaha!!! As vacas na Suíça são bravas, mas as da Holanda são bem calminhas. Elas até dançam (é sério, tem evento e tudo), haahahahaha!!!
Abraços!
Eloah Cristina diz
Estou adorando ver podcasts inseridos no contexto de viagem. Continuem fazendo, estão ótimos.