Uma de minhas viagens a trabalho calhou de ser para a Bulgária, o que adorei, já que não conhecia o país. A cidade definida como base e onde me hospedei foi Plovdiv, segunda maior cidade do país e a duas horas da capital Sofia.
Plovdiv, que já foi chamada de Philippopolis, é considerada uma das mais antigas cidades da Europa. Durante a sua longa história de existência, ela foi dominada por diversos povos como trácios, romanos e otomanos. E por isso dá para ver as marcas de cada um nas casas e monumentos espalhados pela cidade.
E claro que aproveitei para turistar um pouco, por que ninguém é só trabalho, né?
Ah! Um fato importante é que Plovidiv será a Capital Européia da Cultura em 2019, desta forma a cidade está programando várias atividades para demonstrar a relação do estilo de vida e cultural da sociedade da Bulgária.
Hospedagem em Plovdiv na Bulgária
Eu fiquei hospedada no Grand Hotel Plovdiv, do outro lado do rio Maritsa e aproximadamente 15 minutos andando até o centro histórico da cidade. O hotel é bem business, preço acessível, enorme, bem limpo e organizado, mas infelizmente com um café da manhã bem fraquinho.
Roteiro em Plovdiv na Bulgária
Como eu sabia que teria pouco tempo, eu pesquisei a possibilidade de fazer um Walking Tour guiado. Achei um mega interessante, o Free Plovdiv tour, que começa na frente da prefeitura, mas os horários não se encaixaram com a minha disponibilidade. Então imprimi a lista de lugares que são visitados e fiz o roteiro mais ou menos parecido o que é proposto por eles.
Andando bem, é possível ver os principais pontos da cidade em 3 horas. A principal dica é concentrar os esforços na Cidade Velha, pois lá é que estão as atrações turísticas mais interessantes.
Já na Cidade Velha, eu andei pelas ruas de pedras com belas casas ao Estilo Otomano até a cereja do bolo que é o belíssimo Teatro Antigo Romano. Construído no Século I, é um dos teatros romanos mais bem preservados existentes e ainda é usado para apresentações especiais.
Como era final da tarde, tive o lugar praticamente para mim… A luz do sol estava linda. Eu aproveitei tanto a oportunidade que que quase fiquei trancada. Os funcionários responsáveis pela venda de ingressos e acesso ao teatro ficam até as 18h e por pouco não me viram quando foram fechá-lo para visitação. Apesar do susto, valeu a pena!
De volta às casas ao Estilo Otomano, a que mais se destaca é a Balabanov House, que hoje é também um museu e onde se pode admirar sua arquitetura simétrica e riqueza de detalhes.
Também visitei a colina Nebet Tepe, que é uma das colinas onde a cidade de Plovdiv foi fundada. Hoje ela é um complexo arqueológico com ruínas do Acrópole da cidade, inclusive o nope Nebet Tepe significa “a colina de guarda”.
De seu topo tem-se uma linda vista da cidade, incluindo as outras colinas que originaram Plovdiv. Uma outra curiosidade, um dos apelidos da cidade é “A cidade de sete colinas”, pois assim como Roma, Plovidiv contou com sete colinas em sua fundação.
Voltando para o Centro Antigo, eu visitei a Mesquita Dzhumaya, uma das duas mesquitas da cidade e a mais antiga, construída no Século XIV pelo exército Otomano.
Um ponto turístico diferente da cidade é a Estátua de Milo, que é bem engraçada, praticamente uma caricatura, de um homem pedindo para você conversar em seu ouvido. Pesquisando sobre quem ele seria, encontrei duas versões:
- Ele era uma homem surdo bastante charmoso que paquerava as mulheres enquanto passeava no centro da cidade, o que provocou alguns homens ciumentos a o jogarem na fonte da cidade. Ele pegou então uma pneumonia e morreu.
- Ele era um homem muito inteligente que falava várias línguas, porém ficou doente, provavelmente meningite, o que o levou a loucura. Depois disso ele passeava pelo centro da cidade, muito gentil e bobalhão, e no fim acabou morrendo de gripe.
De qualquer maneira, o Milo, também chamado de Milyo, acabou se tornando um personagem famoso na cidade. E é tradição sentar ao seu lado e cochichar algo para alegrá-lo.
Já finalizando o passeio, eu visitei o Estádio Romano Antigo, também chamado de Estádio de Trimontium. Na verdade, hoje resta apenas uma pequena parte de toda a arena que tinha 240 metros de cumprimento em seu auge. Ele é bastante visível do calçadão central da cidade, mas é possível também entrar num pequeno museu para ler mais detalhes.
Restaurante em Plovdiv na Bulgária
Para saciar a Genoveva, escolhi um restaurante especializado em churrasco búlgaro, que lembra bem o brasileiro, mas com cortes e temperos diferentes. Eu fui no restaurante Porky’s BBQ, que é bem gostosinho e preço amigável.
Ofertas de Hospedagem em Plovdiv na Bulgária
Ofertas de Guias e Atrações Turísticas em Plovdiv e Região na Bulgária
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.