Aproveitando uma promoção de passagens que rolou na Germanwings, nós fizemos uma mini férias no verão europeu. O destino escolhido foi Bósnia Herzegovina e Montenegro deixou várias pessoas com cara de Ué?. Ouvi vários: “mas o que você vai fazer por lá?“, “vai trazer refugiado na mala?“, “por que você vai levar a picurucha pra lá?“, “não é perigoso?“, mas tantas vezes que olha… encheu os picuás.
Mas deixando essa parte chata, a viagem nos surpreendeu de forma única. Os dois países são lindos países e que merecem sim uma visita, além de conhecer um lugar tão diferente do nosso dia, também serve para vermos e sentirmos a história que lemos através dos livros…
O vôo foi a partir de Stuttgart e 1 hora e 20 minutos depois, estávamos em Sarajevo.
Imigração na Bósnia Herzegovina e Montenegro
Como a Bósnia H. não faz parte da União Europeia, é necessário fazer o processo de imigração. Para nossa sorte, o passaporte brasileiro não precisa de visto prévio, mas a regra de 90 dias de permanência para turismo continua valendo.
A imigração no micro aeroporto de Sarajevo foi um pouco lenta, pois vi vários oficiais pegarem pesado com certas pessoas. Era pergunta atrás de pergunta… Mas como ser brasileiro abre muitas portas, na nossa hora foi tudo tranquilo e ganhamos mais um carimbo. 😉
Depois pegamos nosso carrinho alugado e fomos direto para Mostar para então sim começar a nossa mini férias.
Transporte em Bósnia Herzegovina e Montenegro
A questão do aluguel de carro e como dirigir pela Bósnia H. e Montenegro merece um post separado, já que é beeem diferente do que dirigir nos países da Europa mais conhecidos, como Alemanha, França, Espanha, Itália, Holanda e por aí vai.
Roteiro na Bósnia Herzegovina e Montenegro
O roteiro de cidades que fizemos para essa semana entre os dois países foi o suficiente para conhecer um tequinho de cada um e ainda deu aquela vontade de explorar ainda mais os países do leste europeu.
Os lugares que visitamos foram:
- Bósnia e Herzegovina
- Mostar, onde visitamos seu Centro Velho e a ponte Stari Most, classificados como Património Mundial da UNESCO;
- Počitelj, uma histórica vila fortificada do século XV que fica nas margens do rio Neretva;
- Blagaj Tekija, um monastério dervixe, quase encrustado na caverna que é fonte do rio Buna;
- Sarajevo, a capital do país que fez parte de vários momentos históricos da humanidade;
- Pista Abandonada de Bobsled e Luge, parte das instalações das Olimpíadas de Inverno de Sarajevo;
- Museu do Túnel da Esperança, importante marco de escape e resistência durante o Cerco de Sarajevo.
- Montenegro
- Perast, um pedaço da Veneza na região dos Bálcãs;
- Kotor, linda vila fortificada nos fiordes da Baía de Cátaro;
- Parque Nacional de Lovcen, parque natural em Montenegro com vista sensacional e lugares históricos;
- Budva, citadela em Montenegro e a Jaz Beach, praia que aproveitamos nos Bálcãs;
- Sveti Stefan, paramos no caminho para ver a ilha de Sveti Stefan em Montenegro.
Hospedagem em Bósnia Herzegovina e Montenegro
Com relação aos hotéis, os preços praticados na Bósnia H. são bem mais em conta do que praticados na região litorânea de Montenegro. Tanto que tentamos achar um hotel em Budva, mas os preços eram absurdamente absurdos. Imagino que se deva ao fato que essa parte do país recebe enxurradas de russos endinheirados. É sério… é tanto russo por lá que até os passeios são oferecidos primeiramente em russo, depois em inglês.
Os hotéis que ficamos foram:
Hotel Villa Milas, Mostar – Em Mostar, nós optamos ficar fora do centro histórico, pois os valores dos hotéis nessa área não eram nada amigáveis. E para nossa sorte o hotel que ficamos foi uma escolha certeira. Quarto bem confortável, café da manhã muito bom, estacionamento gratuito e somente a 10 minutos a pé do centrinho histórico.
Hotel Vardar, Kotor – Fincado na praça principal na parte murada da cidade de Kotor, o hotel oferece a possibilidade de meia pensão que foi uma mão na roda. Ficar procurando onde comer num calor na casa dos 37ºC a noite com uma criança pequena não é fácil pra ninguém. O quarto era confortável e limpo, porém depois de um delicioso jantar, o café da manhã ficou a desejar. O que compensou foi ter a liberdade de poder passear pela cidade em horários sem aquela horda de turistas. Ah! E o staff é muito gentil.
Le Petit Prince, Sarajevo – Somente a 7 minutos a pé do borburinho da região turística, esta pensão em Sarajevo fechou com chave de ouro nossa viagem. A dona da pensão foi super atenciosa conosco e fez de tudo para nos deixar bem a vontade enquanto estávamos por lá. Até ajudar a pedir uma pizza para matar a fome da nossa Genoveva. O apartamento que pegamos era enorme, limpo e equipado o suficiente para fazer uma comidinha a noite. Isso ajudou muito, pois não precisamos enfrentar a chuva que nos castigou nos dois últimos dias de nossa viagem. Recomendamos super!
Ficou com alguma dúvida ou curiosidade? Só perguntar.
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.