Saímos de Mostar e depois de dirigir por 4 horas nas estradas da Bósnia e Herzegovina mais uma imigração bem tranquila, nós entramos em Montenegro para fazer a nossa primeira visita a Perast.
Antes de chegarmos na cidade em si, fizemos uma breve pausa em Herceg Novi para almoço. A cidade litorânea já na baía de Kotor é queridinha dos russos. Tem russo para tudo é que lado. Foi engraçado ter que acostumar o ouvido.
Ficamos na parte alta da cidade, no Dvorana Park, fizemos uma compra no mercado próximo e fomos para a praça mais próxima fazer um piquenique. E depois da Genoveva saciada, dêmos uma rápida volta pela redondeza e voltamos para a estrada.
Aí começou a parte mais bonita da viagem.
Para chegar em Perast é necessário dirigir pela baía de Kotor e que lugar lindo! A cada curva, cada viradinha e até cada reta era uma paisagem nova. E como o dia estava com sol forte a cor da água estava demais.
A ansiedade de chegar lá aumentou quando eu vi as duas ilhas, a São Jorge e a Nossa Senhora das Pedras.
Na ilha São Jorge tem um monastério beneditino e na ilha de Nossa Senhora das Pedras uma igreja. Inclusive diz a lenda esta ilha na verdade é artificial, tendo sido construída por pescadores para pagar uma promessa.
Ah! E #fikdik: a melhor vista das ilhas é a partir da estrada e não de Perast. 😉
Perast, Montenegro
Nós chegamos na pequena grande Perast e deixamos o carro em um bolsão de estacionamento. Nosso roteiro foi apenas para um dia, porém é possível se hospedar em Perast e curtir mais seu litoral e edificações históricas.
A cidade realmente parece um pedacinho de Veneza, devido às cores e arquitetura local. Tudo remete a um pedaço da Itália! Eu fiquei imaginando como era a cidade no seu auge de balneário de luxo. Devia ser demais…
Mesmo não estando nos seus dias de glória e com somente duas ruas (isso mesmo: duas ruas), a cidade de Perast impressiona pela quantidade de igrejas e palácios: São 16 igrejas e 17 palácios todos bem conservados.
Então o que fizemos foi passear por essas duas ruas apreciando a arquitetura local, sem pressa.
E podemos indicar dois pontos turísticos que valem a pena visitar como mais tempo:
- O Museu de Perast que conta a história da cidade e de sua marina;
- A Igreja de São Nicolau que se destaca por sua alta torre.
Para quem quer visitar a ilha São Jorge e a ilha de Nossa Senhora das Pedras, é só ir na pequena marina, e escolher o tour. São vários barcos que o fazem com a última saída é às 17:30 no alto verão.
Foi um bom passeio, mas também não nos esquecemos de nos refrescarmos com muita água e gelato, pois o calor estava de matar. Então de Perast, nós fomos ziguezagueando pelas estradinhas até Kotor, que foi a nossa base em Montenegro.
E se quiserem também conhecer um pouco da Veneza fora da Itália, o blog Vamos Por Aí escreveu sobre o Festival Italiano de Nova Veneza.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.