Saímos de Mostar e depois de dirigir por 4 horas nas estradas da Bósnia e Herzegovina mais uma imigração bem tranquila, nós entramos em Montenegro para fazer a nossa primeira visita a Perast.
Antes de chegarmos na cidade em si, fizemos uma breve pausa em Herceg Novi para almoço. A cidade litorânea já na baía de Kotor é queridinha dos russos. Tem russo para tudo é que lado. Foi engraçado ter que acostumar o ouvido.
Ficamos na parte alta da cidade, no Dvorana Park, fizemos uma compra no mercado próximo e fomos para a praça mais próxima fazer um piquenique. E depois da Genoveva saciada, dêmos uma rápida volta pela redondeza e voltamos para a estrada.
Aí começou a parte mais bonita da viagem.
Para chegar em Perast é necessário dirigir pela baía de Kotor e que lugar lindo! A cada curva, cada viradinha e até cada reta era uma paisagem nova. E como o dia estava com sol forte a cor da água estava demais.
A ansiedade de chegar lá aumentou quando eu vi as duas ilhas, a São Jorge e a Nossa Senhora das Pedras.
Na ilha São Jorge tem um monastério beneditino e na ilha de Nossa Senhora das Pedras uma igreja. Inclusive diz a lenda esta ilha na verdade é artificial, tendo sido construída por pescadores para pagar uma promessa.
Ah! E #fikdik: a melhor vista das ilhas é a partir da estrada e não de Perast. 😉
Perast, Montenegro
Nós chegamos na pequena grande Perast e deixamos o carro em um bolsão de estacionamento. Nosso roteiro foi apenas para um dia, porém é possível se hospedar em Perast e curtir mais seu litoral e edificações históricas.
A cidade realmente parece um pedacinho de Veneza, devido às cores e arquitetura local. Tudo remete a um pedaço da Itália! Eu fiquei imaginando como era a cidade no seu auge de balneário de luxo. Devia ser demais…
Mesmo não estando nos seus dias de glória e com somente duas ruas (isso mesmo: duas ruas), a cidade de Perast impressiona pela quantidade de igrejas e palácios: São 16 igrejas e 17 palácios todos bem conservados.
Então o que fizemos foi passear por essas duas ruas apreciando a arquitetura local, sem pressa.
E podemos indicar dois pontos turísticos que valem a pena visitar como mais tempo:
- O Museu de Perast que conta a história da cidade e de sua marina;
- A Igreja de São Nicolau que se destaca por sua alta torre.
Para quem quer visitar a ilha São Jorge e a ilha de Nossa Senhora das Pedras, é só ir na pequena marina, e escolher o tour. São vários barcos que o fazem com a última saída é às 17:30 no alto verão.
Foi um bom passeio, mas também não nos esquecemos de nos refrescarmos com muita água e gelato, pois o calor estava de matar. Então de Perast, nós fomos ziguezagueando pelas estradinhas até Kotor, que foi a nossa base em Montenegro.
E se quiserem também conhecer um pouco da Veneza fora da Itália, o blog Vamos Por Aí escreveu sobre o Festival Italiano de Nova Veneza.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Itamar Japa diz
E que lugar lindo mesmo! Realmente fantástico! Tenho muita vontade de conhecer estes lados! Espero que possa conseguir matar esta vontade logo!
Eloah Cristina diz
Lindo esse lugar ein! Preciso muito conhecer. Adorei a matéria.
Analuiza (Espiando Pelo Mundo) diz
Quando eu me deparo com textos como esse percebo que tenho um mundo imenso a descobrir e explorar!!! Estou absolutamente apaixonada por tudo o que você mostrou e contou. 🙂
NiKi Verdot diz
Que lugar mais lindo! Amei a dica! Vou colocar no roteiro quando for viajar pra esses lados (espero que ainda esse ano). 🙂
Christian Gutierrez diz
Estive tão perto de Montenegro, estava em Dubronvik que está ao lado, mas por causa de tempo não consegui ir, mas um dia irie e aproveitarei suas dicas.
Katarina Holanda diz
Que lugar lindo. Eu ainda não tinha visto posts dele, acredita? Adorei as dicas, parabéns pelo post. 😀
Flávio Borges diz
Dá pra ver pelas fotos que Perast realmente é linda demais! Quero ter a chance de poder conhecer este lugar incrível também!
Curti muito seu post, parabéns!
Abçs
Pedro diz
Que lugar gostoso! Realmente tem um pouco de Veneza e um pouco de Dubrovnik, eu diria. Eu adoro essas construções de pedra. Para colocar na listinha quando for a Montenegro.
Paola Ramos diz
Que graça esse lugar! Parece mesmo uma delícia passar um tempo aí! Mas fiquei curiosa: só tem mesmo duas ruas na cidade?? Como pode? =O Mas pelas fotos vi que tem uns “bequinho” também né?
Carla Mota diz
Que bonito! Fiquei com vontade de conhecer. Já apontei as dicas.
Michela Borges Nunes diz
Que lugar mais lindo, hein? Nunca pensei antes em ir, mas teu post me empolgou. As ilhas, que coisa mais linda. A cidadezinha, nossa, tudo, tudo. Adorei!
Ana Carolina Miranda diz
Que cidadezinha mais encantadora! Realmente lembra muito Veneza. Eu ainda não sabia muito sobre esta cidade, mas fiquei super interessada. Ótimas dicas!
Cleber Yamamoto diz
Já estava de olho em Montenegro, o lugar é lindo demais. Ainda está na nossa lista de lugares para ir, mas ainda não planejamos. Obrigado por compartilhar.
Marcia Picorallo diz
Que graça de lugar! Duas ruas? Inimaginável!
Josiane Bravo diz
Que cidade mais linda, não conheço Veneza, mas posso dizer que pelas fotos a arquitetura é bem similar. A cidade fica ainda mais linda com essas montanhas que a rodeiam. Com certeza um destino que vou adorar conhecer algum dia.
Abraços
Maria João Proença diz
Confesso que nunca tinha ouvido falar de Perast… Mas as dicas e as fotografias despertaram a minha curiosidade! Obrigada pela partilha 🙂
Viviane Carneiro diz
Nossa… que lugar mais lindo! Adorei conhecer mais de Montenegro e as fotos estão maravilhosas. Já quero conhecer. Bjs
Viajante Comum diz
Duas ruas e tão linda! Prova que tamanho não é documento! rs… Achei a arquitetura um charme!
Viajar pela história - Catarina Leonardo diz
Não conheço a Europa do leste e tenho muita vontade. Neste momento uma prima minha está em Montenegro e diz maravilhas também 😉