Parte de nosso roteiro na Espanha no final do ano, nós incluímos a cidade de Madrid em dois momentos, na chegada e saída do país, devido ao aeroporto escolhido para nossa viagem. Quando chegamos em Madrid no pleno feriado de Natal não posso negar que tive uma reação de Dèjá vu. Parecia que eu estava no centro de São Paulo, com toda a muvuca e mistura de pessoas que a capital paulista oferece. A cidade de Madrid foi a capital menos européia que já visitei pelas minhas andanças o velho continente. E se deve muito a essa semelhança.
Apesar disso, acredito que Madrid é um bom ponto inicial para quem vai fazer uma Eurotrip pela primeira vez. Pois ela é bonita na medida certa apesar de não possui nenhum fator UAU. Desculpe os madrilenhos, mas na Espanha outras cidades roubaram o meu coração e sua capital somente foi a porta de entrada para chegar até elas.
O que visitar em Madrid na Espanha
Claro que não deixamos de aproveitar a capital espanhola, nós fizemos um pouco de tudo. Definimos alguns locais como obrigatórios durante a nossa passagem pela cidade de Madrid:
- Templo de Debod – Não consegui ter pôr do sol que queria, mas não pude conter a minha felicidade ao vê-lo. São mais de 2200 anos de história encravadas naquelas pedras e pude ter um gostinho do Egito sem estar em um museu. Localização: Parque do Quartel da Montanha.
- Rocambolesc – Quem já assistiu Chef’s Table já ouviu falar do aclamado chef patissier Jordi Roca e não tinha como não ir nas lojas onde são vendidos os sorvetes mais inusitados que já provei.
- Museo Reina Sofía – Ah!!! Guernica!!! Que emoção de ver essa obra! Rolaram até algumas lágrimas. Para quem viu esse quadro nas páginas dos livros de história da arte ou mesmo reproduziu male mal pedacinhos nos seus desenhos, vê-lo tão pertinho foi demais. E ainda ter a oportunidade de achar um tour gratuito, no museu onde a guia explicava como o quadro foi pensado, as mudanças e a situação histórica não tem preço.
- Naviluz – Então é Natal… E não pode faltar um bom passeio de Natal, né? Nós fizemos o Naviluz, que é um ônibus especial que passa pelas ruas madrilenhas, onde há várias luzes enfeitando toda a cidade. Foi especial para nós principalmente pela Picurucha. Ela ficou maravilhada. A descida pela calle de Alcalá é muito bonita e nevoeiro deu o toque extra. É necessário comprar o ticket assim que abre as vendas, pois é bem baratinho e eles esgotam rápido.
- Churros – Pode ser um erro, mas não vimos churros nas demais cidades que visitamos. Por isso, nos esbaldamos nessa friturinha gostosa regada a muito chocolate cremoso. E a chocolateria San Ginés não poderia ficar de fora, para quem tem intolerância ao glúten a chocolateria Maestro Churrero vende churros sem glúten, que são muito bons.
- Bônus, Palácio Imperial – Bom, a nossa visita foi decidida em cima da hora, após desistirmos de ir para Toledo, devido a dificuldade de comprar a passagem de trem. Depois de comprar os ingressos pela Internet e pular mais uma hora de fila, visitamos o palácio no último horário e vimos um lugar bem bonito e decorado para o Natal, que foi o ponto alto da visita. A visita vale a pena.
Dicas de rotas de passeio em Madrid na Espanha
Claro que visitamos os lugares must see, que devem fazer parte do roteiro de quem visita a cidade pela primeira vez. Mas como falado anteriormente foi mais para “ticar” do roteiro, que por sinal está completinho.
Vou colocá-los em conjuntos por proximidade, facilitando a localização na cidade:
- Estação Atocha + Museu do Prado + Parque de el Retiro e Fonte de Netuno: Combinação de museus e natureza para ninguém botar defeito.
- Palácio de Cibeles + Puerta de Alcalá + Plaza de Colón e Gran Vía: Pode ser usado como ponto final da andança do passeio acima. Nada como terminar o dia na rua de compras mais famosa de Madrid.
- Centrão de Madrid “Puerta del Sol + Kilómetro Cero + Cortylandia + Plaza Mayor”: Centro turístico, né? As melhores atrações da cidade, dispensa apresentações.
- Teatro Real + Plaza de Oriente e Catedral de la Almudena: Aqui visitamos a época imperial, a Madrid da nobreza e reis.
- Plaza de España: Não menos importante, valendo a caminhada puxada e as calorias gastas.
Vale lembrar que para cada um desses passeios tem várias opções de restaurantes para desfrutar as famosas tapas espanholas.
Para completar o planejamento de sua viagem, não deixe de ler os posts:
- Rota dos Pueblos Blancos, um passeio perfeito na região da Andaluzia na Espanha
- Planejamento de viagem com o que visitar em Ronda na Espanha
- O que fazer em Córdoba na Espanha em 1 ou 2 dias de viagem
Dicas gerais de viagem
Não deixe de ler as melhores dicas e orientações para sua melhor viagem:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Por que é necessário um Seguro Viagem? E como contratar um.
Ofertas de hospedagem na cidade de Madrid na Espanha
Ofertas de passeios e atrações turísticas na cidade de Madrid na Espanha
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Flavio diz
Olá, Viviane!
Muito boas as dicas do que visitar em Madrid. Parabéns pelo post! Quantos dias você acha necessário separar para ver as principais atrações da cidade?
Abraços
Viviane N M Amorina diz
Olá Flávio, que bom que voce gostou das dicas! Eu acho que 4 dias inteiros em Madrid dá para fazer tudo sem correria. Até mais! Viviane.
Murilo Pagani diz
Caramba, eu super achava que Madrid era a cidade mater-ultra imperdível da Espanha.
Muito bom saber que outras cidades podem ser mais surpreendentes! =)
De qualquer forma, deixaria alguns dias no meu roteiro pra ela! Visitar o Templo de Debod deve ser fantástico!
Adorei as dicas.
Abraço
Mariana Menezes diz
Ainda não conheço Madrid, mas tá na lista de destinos interminável. 🙂
Valeu pelas dicas do que visitar na cidade, já separei várias para montar o meu roteiro quando for. Espero que não demore!
Fabíola Moura diz
Passamos só um dia em Madrid mas foi suficiente para nos convencermos que precisamos voltar. Seu post com mais atrações legais reforçou ainda mais esse desejo.
Filipe Morato Gomes diz
Acho que é primeira vez que ouço falar de Madrid como a “São Paulo Europeia” rsrsrs. Parabéns pelo texto. 😉
Andrea diz
Sou encantada por Madrid, sua muvuca organizada, a simpatia com que nos tratam e a comida deliciosa. Vocês não entraram no templo Debod? É bem legal e gratuito.
Marcela diz
Eu gostei muito de Madrid! Realmente lembra um pouco São Paulo. Ambas cidades incríveis rsrs adorei as dicas