Bom, o nome do post não está errado… Eu queria compartilhar o que eu gosto de trazer na minha mala e talvez dar inspirações para quem quer dar algum presentinho bacanudo para si mesmo ou para alguém querido, que remeta as sensações da viagem feita: relax, divertimento, alegria e por aí vai.
Quando eu comecei a viajar eu gostava de comprar caneca, quase toda cidade que eu botava os pés eu comprava uma e isso resultou entre 90 a 100 canecas que estão guardadinhas a sete chaves… Isso na terra brasilis e agora na terra da batata já tenho umas 10 pois estou me controlando… já que é um volume considerável. Falando em volume e definitivamente em peso trazer caneca não é fácil…Por isso eu fiz um slow down quando fiz meu mochilão pela Europa em 2010 (não comprei nenhuma), mas achei alternativas que me deixaram feliz e contente:
- Berlin. Foi lá que eu achei um dos presentinhos pra mim, pra mim mesmo mais fofos: Der Ampelmann. O símbolo de trânsito fofo, um homenzinho verde e outro vermelho me conquistou e acabei comprando um marcador de livros, camiseta e um calendário magnético a de eterno pequenininho, que fica na minha mesa no escritório.
- Alemanha em geral. Aqui o pessoal gosta mas gosta muito de Haribo, que é uma balinha de goma… minha mãe ama e sempre levo quando vou visitá-la. Em qualquer loja que vende souvenires sempre tem vários copos, copinhos e ou copoes escrito Deutschland e cheio de balinhas em formato de cerveja e com gosto de cerveja. Os copinhos são uma boa pedida!!!
Leia sobre 10 coisas que você precisa conhecer antes de viajar para a Alemanha!
- Paris. Em Paris tem várias opções mas eu fico com três que me agrada e muito e não são tradicionais. Chá da Kusmi Tea, originalmente russo mas que os franceses deram um up e virou cult 😀 Tem opção lata grande, ou pequena, eu já comprei dos dois tamanhos e dei de presente um conjunto com 5 latinhas, não pesa e volume mínimo. Geléias da Christine Ferber, que é a expert quando se trata de geléias na França, são fabricadas em uma cidade minúscula na região sul da Alsácia, Niedermorschwihr, mas podem ser achadas nas Galeries Lafayette. Sao geléias divinas!!! Vai por mim!!! Nao tem nada igual 😀 Estou exagerando não viu!!! E a última opção são os macarrons… Ah,macarrons!!! Como eles duram somente 7 dias sem refrigeração é uma boa pedida para comprar no último dia e tem tantas marcas,a icônica como a Ladurée, Jean Paul Hévin, o maravilhoso Pierre Hermé, que com certeza vai agradar.
Nossa viagem para Niedermorschwihr na Alsácia, França, para comprar a melhor geléia do mundo!
- Turquia, coisas legais, boas e baratas? Foi lá que eu encontrei tudo isso e um pouco mais. O que achei bem legal mas impossível de trazer foram os pratos decorativos grandes, uma porque são caríssimos e outra que teria que pagar bagagem extra… E o que são aquelas luminárias!? Também não rolou e só de pensar nelas eu suspiro… Para matar a vontade eu acabei comprando 2 pratinhos pequenos e um suporte para chaleira que virou prato decorativo 😀 Somado o valor dos 3 nem ficou 5% do valor do prato grande. Já para a luminária eu comprei um potinho decorado com miçangas,vidros coloridos, muito bonitinho e que serve como um bom presente, pois não pesa nadica de nada. O que pode ser também um bom presentinho são as xícaras de chá típicas, bojudinhas e fofas! Quem não quer? Para comprar vá ao supermercado local mais barato e onde você vai achar 1001 opções.
- Escócia, para amantes de Westie Terrier como eu uma dica é comprar as zilhões de opções de souvenires fofos com o cachorrinho da terra da gaita. Isso é para fugir do óbvio como os kilts, uma dica a cor original é o kilt vermelho com verde, ou verde com azul, as pecas dessas cores tem fabricação escocesa já as demais cores, pode dar uma bisoiada e ver que a peca é made em China eu vi isso nas 5 lojas que entrei para achar um kilt para a minha pequena. Outra coisa óbvia é comprar uísque que realmente o preço é mais baixo e a variedade meu amigo, deixa qualquer marmanjo feliz. Eu como disse parti para o lado do Westie, e acabei achando uma pelúcia muito fofa. Crianças e crianças velhas vão gostar.
- Peru. Nesse mochilão, comprei caneca, comprei pulseirinhas, comprei um poncho, uma blusa de baby alpaca e por aí foi… Mas o que mais marcou foi a estátua bem pequenina que o maridoviski comprou, onde cada animal tem um significado: serpente (inferno/passado), puma (terra/presente) e condor (céu/futuro).
- Liechtenstein. Nesse micro país o que encontramos de interessante foram os vinhos e chocolates produzidos pela família real. Levar vinho, se tiver com muita vontade, recomendo ir à um supermercado na França, Itália, Alemanha e fazer a festa pois lá há vinhos melhores. Mas se quiser algo legal tem duas coisinhas o chocolate, só porque eles são em formas de coroas e conseguir um carimbo no passaporte, isso lá em Liechtenstein é considerado um souvenir.
- Itália. Não resisti na Itália eu comprei caneca 😉 Foi tudo mais forte do que eu, mas fiquei feliz isso o que importa, né? Em cada cidade que passamos e foram mais de 30, tinha cada coisinha para comprar… O que mais gostei e achei diferente, na minha humilde opinião, foi o vinagre balsâmico que compramos em uma acetaria pequenina na pequena Nonantola. Ele é muito bom!!! Recomendo ir na região de Modena para conhecer as acetarias. Em Veneza mesmo sendo clichê comprei um conjunto de máscaras pequenas que agora enfeitam o meu lado da cama 😀
- Holanda. Depois de conhecer um colega de trabalho holandês, descobri que o espírito desse pais são as flores, principalmente as tulipas. Como eles têm orgulho delas e dos seu campos floridos na primavera… Visitamos por dois anos seguidos o parque de Keukenhof e para lembrar desse espírito de devoção às flores comprei um penduricalho em vidro com uma tulipa… Prático e fofinho e facinho, facinho de trazer pra casa.
- Bélgica. Deixe os chocolates de lado 😀 E se esbanje na loja do Tin Tin!!! Tem cada coisa legal!!!E como não adorar o Tin Tin, que fez grande parte da minha infância… No canal 2 – Cultura 🙂 E como não adorar a cidade que respira quadrinhos 😀 A minha escolha foram duas pastinhas para folhas A4 que viraram um quadro no meu quarto. Na mala as pastinhas nem fazem piu…
Leia nosso Planejamento completo para a Holanda, Bélgica e Luxemburgo!
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.