Neste guia nós incluímos dicas de o que fazer, hospedagem, atrações turísticas, restaurante e outras informações para sua melhor visita em Rain na Baviera, estado da Alemanha.
Um roteiro de viagem para Rain pode ser parte do planejamento para conhecer toda a Rota Romântica da Alemanha, o roteiro turístico mais conhecido do país, ou mesmo um bate-e-volta de final de semana ou feriado.
Para o planejamento de viagem para a Alemanha, nós temos algumas publicações que podem ajudar bastante:
- 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
- Informações necessárias para sua viagem para a Alemanha
- Dicas de Segurança, Economia e Informações Úteis na Alemanha
Onde fica a cidade de Rain na Alemanha
Rain é uma cidade da Alemanha, localizado no distrito de Donau-Ries, no estado de Baviera.
Rain situa-se nas margens do rio Lech, perto da sua confluência com o Danúbio, 11 km a leste de Donauwörth. A cidade pode ser acessada via estrada B16 e também pela ferrovia Ingolstadt–Neuoffingen (parte da Ferrovia do Vale do Danúbio – Donautalbahn), ambas entre Ulm e Regensburg.
Rain fica a 114 Km de Munique (aprox. 1h30min). Eu não fui ainda de trem para a cidade, mas é possível pesquisar se existe alguma opção no site da Deutsch Bahn. Tendo como referência capital do país, ela fica a 536 Km de Berlim e mesmo sendo longe, é possível ir de carro (aprox. 5h50min), já em relação a outras cidades, são 193 Km de Stuttgart (aprox. 2h) e 304 Km de Munique (aprox. 3h30min).
Como se pode perceber estamos chegando mais próximo da cidade de Munique, que passa a ser a melhor opção em relação a origem e estadia para sua visita. Se você quiser ir de trem a partir de Munique, o trajeto dura aproximadamente 1 hora e 30 minutos (veja a rota no Google Maps).
Leia nossas dicas do que fazer em Munique na Alemanha.
Como ir para Rain na Alemanha
A melhor maneira para viajar na Alemanha fica muito ao seu critério. Nós alternamos bastante entre utilizar a excelente malha ferroviária do país e também aproveitar as não menos excelentes estradas e rodovias alemãs (quem nunca ouviu falar das Autobahns sem limite de velocidade, né?).
Nós escrevemos dois posts sobre os meios de locomoção e transportes na Alemanha:
- Como é dirigir na Alemanha e dicas de cidades para conhecer.
- Viagem de trem na Alemanha – Como comprar, usar e dicas.
Rota Romântica da Alemanha
A Rota Romântica Alemã é o nome dado para um roteiro de viagem no sul da da Alemanha que cruza os estados da Baviera e Baden-Württemberg. Ela passa por 460 quilômetros e 29 cidades, iniciando em Würzburg até Füssen (onde fica o famoso Castelo de Neuschwanstein) ligando várias atrações históricas e castelos pitorescos.
Rain faz parte do roteiro sugerido e nós temos um guia de viagem completo e bem detalhado com dicas de como conhecer a Rota Romântica da Alemanha, não deixe de conferir.
Sugestões de atividades e tours na Estrada Romântica Alemã:
Onde ficar em Rain na Alemanha – Dicas de hotel, hostel e Bed & Breakfast
Apesar de que não ser muito comum escolher a cidade de Rain como base de hospedagem para conhecer a Rota Romântica (é muito mais comum por exemplo ficar em Munique e fazer uma viagem bate-e-volta), existem algumas boas opções de estadia.
Os hotéis em Rain mais bem avaliados e que você pode analisar para escolher onde se hospedar são:
- Hotel Lutz
- Hauptstr. 52, 86641 Rain, Alemanha
- 8,6 – Fabuloso em 282 avaliações
- Comentários de hóspedes: Os quartos novos eram muito confortáveis também o café da manhã atendeu mais do que as expectativas, grande variedade. Preço muito razoável. A equipe foi muito simpática e prestativa.
- Downtown
- 53 Hauptstraße, 86641 Rain, Alemanha
- 7,8 – Bom em 10 avaliações
- Comentários de hóspedes: Atendimento excelente, ambiente ótimo, contato com os outros hóspedes.
Como você pode ver só tem 2 opções na cidade, porém existem opções próximas que podem ser interessantes.
Não deixe de conferir na página do Booking.com outras opções.
O que fazer em Rain na Alemanha
A primeira referência a Rain está em um documento do mosteiro de Niederschönenfeld datado de 4 de julho de 1257, no qual é descrito como uma “civitas nostra” ou cidade ducal. É mais provável que Rain tenha sido fundada durante o reinado de Otto II Wittelsbach, duque da Baviera (1248–1253) ou, o mais tardar, no reinado de Luís II, duque da Baviera (1253–1294) antes de 1257.
A cidade de Rain foi fundada por razões econômicas e estratégicas, pois protegia a Baviera do noroeste e coletava taxas em sua ponte sobre o rio Lech.
Em 15 de abril de 1632, durante a Guerra dos Trinta Anos, ocorreu a Batalha de Rain. O exército protestante de Gustavus Adolphus da Suécia derrotou o exército da Liga Católica comandada por Johann Tserclaes von Tilly, que retirou suas tropas para Ingolstadt, onde morreu de tétano de um ferimento de bala infectado na coxa.
Na Batalha de Rain am Lech, durante a Guerra dos Trinta Anos, em 15 de abril de 1632, o Conde von Tilly tentou em vão comandar o exército da Liga Católica para impedir que o rei Gustavo Adolfo da Suécia cruzasse o Lech para a Baviera. Durante o embate, o Conde foi gravemente ferido e transportado para Ingolstadt no início da batalha, onde morreu em 30 de abril de 1632 em consequência de um ferimento de bala na perna. O exército derrotado também teve que recuar para Ingolstadt, perdendo sua artilharia, e o exército sueco devastou a Baviera a caminho de Munique.
Em 1914, um monumento comemorativo a Tilly foi erguido em frente à prefeitura de Rain. A herança arquitetônica de Rain também inclui a igreja paroquial católica romana de São João Batista, que apresenta afrescos góticos tardios que datam de cerca de 1480. Há também o Portão da Suábia, o histórico Spital com a capela de Todos os Santos e o antigo castelo.
Rain tem três museus: o Museu dos Irmãos Lachner, o Museu da Pátria e o Museu Jean-Duprai. Os quatro irmãos Lachner, Theodor, Franz, Ignaz e Vinzenz, eram compositores alemães do século XIX, todos nascidos na cidade.
Principais atrações turísticas
Maravilhe-se com os jardins no Parque de Flores Dehner, faça um piquenique à beira do lago no parque da cidade, admire o brilho das cores no Jardim Freche ou dê um passeio entre os canteiros pitorescos ao redor do palácio.
Os lugares paradisíacos são inúmeros durante o caminho até o animado centro da cidade.
Então sob uma árvore frutífera, agora tomando um café à sombra do monumento Tilly, cercado por casas históricas e vista para a prefeitura rococó. A mistura de viagens em Rain é maravilhosa!
Rain, a cidade das flores, foi fundada há mais de 750 anos como o baluarte noroeste da antiga Baviera e foi dotada de muitos privilégios, como direitos de cidade e mercado e cobrança de taxas alfandegárias. Restos da muralha da cidade e as antigas fortificações da cidade ainda são visíveis como evidência da fortaleza anterior. O Schwabtor, um antigo portão da cidade, também foi reconstruído.
As principais atrações turísticas que podem ser incluídas no seu roteiro de viagem em Rain são:
- Dehner Blumenpark (Parque de Flores Dehner)
- Principal atração da cidade, o jardim de 30.000 m² combina elementos de jardim da Ásia, do Mediterrâneo e da Inglaterra em um conjunto único. Uma das principais atrações é o jardim paisagístico japonês com grandes bonsai, lagoas e escadas d’água. O bosque de rododendros, um lindo tipo de arbusto que floresce a partir de maio, é outro destaque.
- Além dos jardins de rochas e rosas, também existem numerosos muros de pedra seca feitos de ardósia e arenito, que são plantados com plantas perenes nas coroas e nas juntas. Os amantes de pássaros podem apreciar a visão de pássaros exóticos, como pavões, flamingos e pombas do templo.
- Altstadt (Cidade velha histórica)
- Como o coração da cidade velha, a rua principal fascina pelo seu conjunto único listado com casas geminadas dos séculos XVII e XVIII. A animada rua leva o visitante a passar pela fonte Marienbrunnen e pelo monumento Tilly até a impressionante prefeitura.
- Rathaus (Prefeitura da cidade)
- A prefeitura rococó está exposta no centro da cidade e foi construída entre 1759 e 1762. Ela foi reformada e ampliada sob a direção do arquiteto de Munique Erwin Schleich e do arquiteto local Anton Fuchs.
- Leutnantschanze e Ziegelschanze
- Natureza nas muralhas testemunha as fortificações de Rain, tão importantes até ao século XVIII, e a bela cintura verde convida a um passeio. O Schwabtor foi reconstruído de acordo com aspectos históricos.
- Schloss (Antigo castelo)
- A residência oficial ducal do século XV é um edifício magnífico e majestoso, apesar da perda do fosso defensivo e das modificações
- Mariengrotte (Gruta da Maria)
- Em um nicho desta caverna de estalactites fica a figura sublime e jovem de Maria como figura central. A gruta é densamente cercada por arbustos e árvores e é um dos lugares mais idílicos da cidade velha.
- Heimatmuseum (Museu local)
- Na exposição permanente estão expostos a cultura do vestuário, os cuidados com a casa e a roupa, o grêmio e o ofício dos chapeleiros e limpa-chaminés, a história da vila com o comércio do sal e a Batalha da Chuva em 1632, os trabalhos do mosteiro e a arte sacra.
- Schwabtor
- O Schwabtor, mencionado em 1494, é um dos dois principais portões da cidade. A saída noroeste da cidade era protegida por uma ponte levadiça e conduzia através de uma porta de entrada para o Lech e para o “exterior” não bávaro até o século XVII. Em frente à torre redonda havia um bastião defensivo. Atrás dele se estendia do Heiliggeistmühle ao bastião de tijolos um largo fosso. A torre Schwabtor que está hoje foi reconstruída em 1973.
Como você pode ver, apesar da cidade não ser muito grande, existem diversos pontos interessantes para se visitar e que fazem valer a pena a viagem.
Dica de roteiro de 1 dia em Rain na Alemanha
A nossa sugestão em Rain é dividir o seu roteiro em duas partes:
- Você pode iniciar seu passeio no Dehner Blumenpark, admirando as flores, jardins e decorações (torcendo claro para que o dia esteja ensolarado e bonito).
Faça uma pausa para almoçar num dos restaurantes sugeridos em nossa publicação.
- Finalize o seu dia passeando pela Cidade Histórica entre seus prédios principais e descobrindo pequenas belezas escondidas em suas ruas.
Depois disso você continua sua viagem para a próxima cidade da Rota Romântica da Alemanha.
Onde comer em Rain na Alemanha – Dicas de bares e restaurantes
Se você está viajando pela Alemanha, acredito que procure restaurantes especializados na cozinha tradicional do país ou mesmo um Biergarten, para tomar uma cerveja alemã.
Em Rain existem as opções:
- Hotel Gasthaus Zum Boarn
- Hauptstr. 26, 86641 Rain, Baviera Alemanha
- Comentários: Simplesmente ótima. Ambiente bem típico, toalete super limpo, garçonete super gentil e os pratos enorme, gostosos e baratos.
- Restaurant Rosenstube
- Bahnhofstr. 19 Dehner Blumen Hotel, 86641 Rain, Baviera Alemanha
- Comentários: Escolhi o buffet de saladas e um aspargo jantar. Emparelhado com o excelente vinho salvaner de Castell. Restaurante muito grande, mas muito tranquilo, com funcionários simpáticos.
- Dehner Blumenrestaurant
- Donauwoerther Str. 5 Blumenpark Gastronomie, 86641 Rain, Baviera Alemanha
- Comentários: Bom restaurante aberto com vista para o parque e no centro do jardim da chuva da cidade. Boa opção de comida e atendimento simpático.
- Schlossstuben
- Schloßplatz 2, 94369 Rain, Baviera Alemanha
- Comentários: Super cozinha com algumas iguarias. Serviço muito atencioso confiável. Foi uma noite muito legal. Nós voltaremos 🙂
Assista um video com imagens de Rain na Alemanha
Descrição do video: Visão da cidade de Rain no Estado da Baviera e que faz parte da Rota Romântica da Alemanha.
Vai viajar para a Alemanha?
Nós temos algumas publicações para ajudar no seu planejamento de viagem para a Alemanha:
- 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
- Informações necessárias para sua viagem para a Alemanha
- Dicas de Segurança, Economia e Informações Úteis na Alemanha
Especificamente sobre a viagem internacional de avião do Brasil para o Aeroporto de Frankfurt, nós temos dois posts:
- Dicas de segurança e passo-a-passo para voos internacionais nos aeroportos do Brasil
- Dicas e passos para sua chegada no Aeroporto de Frankfurt na Alemanha
Além de dicas para complementar seu roteiro:
E se você quiser se aventurar em lugares mais longes:
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o melhor seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
*Fotos do TripAdvisor, site oficial de Rain e Wikipedia.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Deixe um comentário