Guia de viagem para Zurique na Suíça com dicas de hospedagem, atrações turísticas, restaurantes e informações práticas para o seu melhor roteiro.
Aproveitamos o último feriado do ano para visitar Zurique, que não é a capital da Suíça como muitos pensam, mas provavelmente a cidade mais conhecida do país. Pesquisamos bastante e fechamos um roteiro mais econômico, com dicas de hospedagem, restaurante e suas melhores atrações turísticas.
E por falar nisso, a capital da Suíça é Berna e nós temos um roteiro de viagem para lá:
- O que visitar em Berna, a capital dos ursos fofinhos na Suíça
- Onde se hospedar na região de Berna, capital da Suíça
E lá fomos nós para Zurique, onde cada Euro vale um centavo de Franco Suíço (brincadeira, é claro, na verdade 1 EUR = 1,13 CHF, mas a sensação é que tudo é muito mais caro que isso). Mas sempre vale a dica de quem converte não se diverte, né?
Se estiver planejando uma viagem mais longa pela Suíça, leia também nossas outras publicações sobre o país:
- Nossa experiência de caminhada pelas colinas de Signau na região do Emmental
- As visitas para as cidades de Thun, Fribourg, Oberhofen am Thunersee, onde comemos o melhor fondue da Suíça
- A viagem para o maravilhoso lago Blausee, uma incrível viagem perto de Interlaken e Berna;
- Nosso roteiro de 2 dias em Lucerna.
Onde ficar em Zurique na Suíça
Então fui fazer a minha lição de casa, que começou pela escolha do hotel. Aqui vale uma dica: mesmo tendo preços exorbitantes, é necessário escolher com muito cuidado a acomodação, pois preço alto não significa ter um bom hotel, um bom serviço. Teve amigo meu que pagou 350 Euros/noite e quando chegou no hotel, o quarto era mais do que minúsculo, sujo e sem café da manhã…
Depois de muito procurar, optei por ficar fora do centro de Zurique, uns 25 minutos caminhado ou 9 minutos de bondinho. O hotel foi Sorell Hotel Seefeld e nós ficamos muito satisfeitos com a limpeza, comodidades e café da manhã. A única coisa que faltou foi um serviço de quarto durante a noite chuvosa, mas na balança foi um bom hotel.
Se você olhar o mapa de Zurique no Wikipedia, verá que a cidade é dividida em 12 comunas ou distritos. Nós ficamos na comuna 8, que como já disse é um pouco distante do centro turístico, que fica na comuna 1, onde os hotéis são mais caros.
Então fica a questão da sua avaliação de custo x benefício. O Booking sempre lista algumas promoções de hospedagem na cidade, vale a pena comparar e ver o que cabe no seu bolso.
Nós fizemos um post específico para quem procura hotel na região perto de Berna, capital do país.
O que fazer em Zurique na Suíça
Durante os três dias que ficamos, nós fizemos tudo a pé com a finalidade de conhecer bem a cidade e sem muita obrigação de visitar todos os lugares turísticos. Apesar de que acabamos visitando muita coisa. Como você vai poder ler no roteiro abaixo.
Promoções de passeios e atrações turísticas em Zurique na Suíça
Pontos turísticos que visitamos em Zurique na Suíça
Nossas dicas do que fazer em cada dia de sua viagem para Zurique.
Dia 1 – Chegada em Suíça e o Jardim Chinês
Após a nossa chegada e de saciarmos a Genoveva com um almoço à beira do lago, nós fomos visitar o Jardim Chinês, que infelizmente estava totalmente em reforma. Tanto que o valor do bilhete estavam com desconto e foi só 0,50 Francos. Mas apesar disso, o lugar é realmente muito bonito e em se você relaxar, pode encontrar bons momentos de paz.
Depois de nossa visita, andamos um pouco pelas margens do lago e de lá tivemos que retornar para o hotel, já que a chuva veio e atrapalhou nossos planos de passeio noturno.
Dia 2 – Passeio pelo centro de Zurique e o Museu da Fifa
Já no dia seguinte começamos pela Sechseläutenplatz, a maior praça do centro de Zurique, onde é possível visitar:
- a Ópera de Zurique, além de ser um prédio lindo bastante decorado, tem capacidade para 1100 pessoas, tornando uma experiência única;
- o Aquaretum, uma fonte de água no meio do Lago de Zurique;
- a Bürkliplatz, praça bem florida onde é possível conhecer os famosos “Mercados de Pulga” (feiras de usados); e
- a Bürkliterrasse, local de onde saem os passeios de barco e que tem uma vista bem bonita do lago de Zurique.
Em seguida nós fomos em direção à Museu Fifa (FIFA World Football Museum) em Zurique, por que né? Se não fossemos, o maridovisk ia me deixar dormir no corredor do hotel. 😛
Prédio muito bonito, bastante moderno e com várias interações multimídia. Nós visitamos a exposição sobre futebol brasileiro e a Copa do Mundo no Brasil, foi muito interessante, com resgate de imagens e relatos. Sim, mais uma vez sofremos com o fatídico 7×1! 🙁
No último andar tem um café e uma lojinha de souvenir, onde não resistimos e compramos um Fuleco. Uma visita bastante interessante para quem gosta de futebol.
Como a fome apertou, fomos almoçar no famoso Zeughauskeller, restaurante típico e com comida tradicional do país. Imperdível!
Alimentados, começamos a parte dois de nosso roteiro! Atravessamos a famigerada Bahnhofstrasse, a rua de compras de Zurique, e fomos na confeitaria Sprüngli, para a Genoveva se esbaldar em açúcar. Para quem quiser conhecer as sobremesas e doces suíços, vale a pena.
Claro que depois de tanta comilança, nós reduzimos a marcha e calmamente visitamos a Fraumunster Kirche, com os famosos vitrais de Marc Chagall, e a Grossmunster Kirche, com as duas torres vigiando o centro antigo da cidade. E caminhando mais um pouco, chegamos na igreja a Sankt Peter Kirche, que tem a maior torre de relógio na Europa (eu particularmente não achei tão grande assim não… Acho que tinha comido demais… 😛 ) o relógio com a maior circunferência da Europa, o diâmetro de cada um dos quatro relógios da torre tem 8,64 metros, só o ponteiro de horas passa dos 5 metros (!!!).
Chegamos então no ponto alto em nossa visita à Zurique, a Lindenhof Platz. Como estávamos no outono, a vista da praça para o rio Limmat e cidade velha estava linda! O contraste dos prédios, rio, céu e folhas douradas…
Depois de muitas fotos e contemplação, fomos para a cidade velha, também conhecida como Niederdorf, onde o melhor passeio é se perder por suas ruas e se encantar com as casinhas antigas, bandeiras e imaginar o compasso de sua história. Nosso caminho passou principalmente pelas ruas Augustinergasse, Rennweg, Glockengasse, Marktgasse e Weingasse.
Finalmente chegamos no ponto final do dia, que seria os murais de Giacometti, mas eles estavam fechados para visitação. Foi uma decepçãozinha, porém curada com um lindo pôr do sol.
Dia 3 – Check-out do hotel e vista panorâmica de Zurique
No dia seguinte, nós tomamos um demorado café da manhã, fizemos o check out do hotel e fomos andar novamente pela região da cidade velha, onde aproveitamos para subir na torre da Grossmünster Kirche. Como demos a sorte estar um dia de sol e aberto, a vista da cidade de Zurique foi maravilhosa!
Em seguida, fomos em direção do Kunsthaus, que reúne diversas obras de artistas como Picasso e Monet.
Como nossa pequena não estava com muita paciência, acabamos não entrando no museu. Porém, sua maior atração está na entrada do museu, ou seja, é de graça! É uma obra de Rodin chamada “As portas do Inferno”, que é terrivelmente bela!
Caminhamos mais um pouco pela cidade e seu lago para curtir a manhã do domingo. E depois de um gostoso almoço italiano, já estávamos prontos para voltar pra casa, cochilando durante as 3 horas de trem.
Ofertas de Hospedagem na Suíça
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.