Ícone do site Ligado em Viagem

O que fazer em Landsberg am Lech, Alemanha – Rota Romântica

O que fazer em Landsberg am Lech, Alemanha - Rota Romântica

Neste guia nós incluímos dicas de o que fazer, hospedagem, atrações turísticas, restaurante e outras informações para sua melhor visita em Landsberg am Lech na Baviera, estado da Alemanha. Incluindo a prisão em que Adolf Hitler ficou preso e escreveu o seu livro Mein Kampf (Minha Luta) e a construção que muitos dizem ter inspirado a Torre da Rapunzel, do conto de fadas dos Irmãos Grimm.

Um roteiro de viagem para Landsberg am Lech pode ser parte do planejamento para conhecer toda a Rota Romântica da Alemanha, o roteiro turístico mais conhecido do país, ou mesmo um bate-e-volta de final de semana ou feriado.

Para o planejamento de viagem para a Alemanha, nós temos algumas publicações que podem ajudar bastante:


Onde fica a cidade de Landsberg am Lech na Alemanha

Landsberg am Lech é uma cidade da Alemanha, capital do distrito de Landsberg na região administrativa de Alta Baviera, estado da Baviera.



Landsberg am Lech fica a 63 Km de Munique (aprox. 55min de viagem). Eu não fui ainda de trem para a cidade, mas é possível pesquisar se existe alguma opção no site da Deutsch Bahn. Tendo como referência capital do país, ela fica a 610 Km de Berlim e mesmo sendo longe, é possível ir de carro (aprox. 6h15min), já em relação a outras cidades, são 204 Km de Stuttgart (aprox. 2h15min) e 407 Km de Frankfurt (aprox. 4h15min).

Como se pode perceber estamos chegando mais próximo da cidade de Munique, que passa a ser a melhor opção em relação a origem e estadia para sua visita. Se você quiser ir de trem a partir de Munique, o trajeto dura aproximadamente 1 hora (veja a rota no Google Maps).

Leia nossas dicas do que fazer em Munique na Alemanha.


Como ir para Landsberg am Lech na Alemanha

A melhor maneira para viajar na Alemanha e chegar em Landsberg am Lech fica muito ao seu critério. Nós alternamos bastante entre utilizar a excelente malha ferroviária do país e também aproveitar as não menos excelentes estradas e rodovias alemãs (quem nunca ouviu falar das Autobahns sem limite de velocidade, né?).

Nós escrevemos dois posts sobre os meios de locomoção e transportes na Alemanha:


Rota Romântica da Alemanha

A Rota Romântica Alemã é o nome dado para um roteiro de viagem no sul da da Alemanha que cruza os estados da Baviera e Baden-Württemberg. Ela passa por 460 quilômetros e 29 cidades, iniciando em Würzburg até Füssen (onde fica o famoso Castelo de Neuschwanstein) ligando várias atrações históricas e castelos pitorescos.

Landsberg am Lech faz parte do roteiro sugerido e nós temos um guia de viagem completo e bem detalhado com dicas de como conhecer a Rota Romântica da Alemanha, não deixe de conferir.

Sugestões de atividades e tours na Estrada Romântica Alemã:

 


Onde ficar em Landsberg am Lech na Alemanha – Dicas de hotel, hostel e Bed & Breakfast

Apesar de que não ser muito comum escolher a cidade de Landsberg am Lech como base de hospedagem para conhecer a Rota Romântica (é muito mais comum por exemplo ficar em Munique e fazer uma viagem bate-e-volta), existem muitas boas opções de estadia.

Os hotéis em Landsberg am Lech mais bem avaliados, próximos do centro da cidade e que você pode analisar para escolher onde se hospedar são:

Existem muitas outras opções de hospedagem em hotel, hostel e pousadas, não deixe deixe de conferir na página do Booking.com.



O que fazer em Landsberg am Lech na Alemanha

Por volta de 1135, um assentamento chamado Phetine no que mais tarde se tornou a cidade de Landsberg foi mencionado em um documento, mas ainda não tinha direitos de cidade. Em 1158, o duque Henrique, o Leão, transferiu a importante Estrada do Sal para uma rota mais ao sul, construindo uma ponte sobre o Lech, perto de Phetine. Anteriormente, a Salzstraße cruzava o rio em Kaufering por meio de um vau. Para proteger esta ponte, ele construiu um novo sistema maior, chamado “Castrum Landespurch”, incluindo o Castelo Phetine. O castelo era por um lado Vogtburg do mosteiro de Wessobrunn (hoje distrito de Weilheim-Schongau) e por outro lado a proteção da fronteira com o Bispado de Augsburg.

Um assentamento em rápido crescimento surgiu sob a proteção deste castelo, que recebeu direitos de cidade já no século XIII e logo foi chamado de “Landesperch”. A cidade de Landsberg am Lech de hoje se desenvolveu a partir disso.

Em 1320, a cidade recebeu o direito de cobrar impostos sobre o sal. Desta forma, a cidade alcançou considerável prosperidade através da chamada moeda de sal. Além do Sal, a cidade enriqueceu com o comércio de grãos e madeiras.

Em 1429, o duque Ernst concedeu o brasão da cidade, que ainda é válido hoje.

Landsberg desempenhou um papel especial no nacional-socialismo devido à prisão que Adolf Hitler serviu aqui. Em 1924 ele escreveu seu livro Mein Kampf enquanto estava na prisão. De 1937 a 1945, Landsberg am Lech se consolidou como “célula de Hitler” ao lado de Munique e Nuremberg, sendo o terceiro local central do nacional-socialismo. Tornou-se conhecido como ponto de encontro da Juventude Hitlerista quando recebeu o título de “Landsberg – Cidade da Juventude”.

Em 1944, no final da Segunda Guerra Mundial, o complexo de campos satélites de Kaufering foi construído com onze locais ao redor de Landsberg e Kaufering como o maior complexo de campos de concentração do Reich alemão.

Apesar da importância central da cidade durante o nacional-socialismo e das instalações militares que estavam localizadas nas proximidades (incluindo a Base Aérea de Penzing desde 1935) ou dentro da área da cidade (por exemplo, quartel de Saarburg), a cidade de Landsberg am Lech foi uma das poucas na Alemanha que foi poupada de ataques aéreos aliados.

Em 1945, muitos dos sobreviventes judeus dos campos de concentração ao redor de Landsberg am Lech foram desenraizados e desabrigados. Muitas vezes eles haviam perdido seus parentes ou não sabiam para onde tinham ido. Milhares dessas pessoas deslocadas foram alojadas e cuidadas pelos Aliados em Landsberg. Os sobreviventes judeus se referiam a si mesmos como “She’erit Hapletah” – o resto dos resgatados.

Em 1 de janeiro de 2002, a grafia do nome foi oficialmente alterada de “Landsberg a.Lech” para “Landsberg am Lech”.


Campo de Concentração de Landsberg e Campo de Pessoas Deslocadas

O campo de Landsberg começou como um campo de concentração nazista. Em outubro de 1944, havia mais de 5.000 prisioneiros no campo.

O campo foi libertado em 27 de abril de 1945 pela 12ª Divisão Blindada do Exército dos Estados Unidos. Sob ordens do general Taylor, as forças americanas permitiram que os meios de comunicação registrassem as atrocidades e ordenaram que civis e guardas alemães locais refletissem sobre os mortos e os enterrassem de mãos vazias. Uma dramatização da descoberta e libertação do campo foi apresentada no “Episódio 9 – Why We Fight” da minissérie Band of Brothers.


Após a libertação, tornou-se um Campo de Pessoas Deslocadas (DP), principalmente para refugiados judeus da União Soviética e dos estados bálticos. O campo DP fechado em 15 de outubro de 1950.

Desde 1983, Anton Posset e a associação chamada “Landsberg im 20 Jahrhundert” estão trabalhando para esta parte da história não seja esquecida. Eles estabeleceram com base em doações o Memorial Europeu do Holocausto no antigo campo de concentração Kaufering VII.


Principais atrações turísticas

As atrações turísticas mais interessantes que podem ser incluídas no seu roteiro de viagem em Landsberg am Lech são:




Além dos pontos listados, não deixe de explorar Landsberg am Lech e se admirar com as vielas e construções da cidade. Em especial a represa do Rio Lech, chamada de Lechwehr (Karolinenwehr), e a principal ponte que o atravessa, a Karolinenbrücke.


Dica de roteiro de 1 dia em Landsberg am Lech na Alemanha

A nossa sugestão em Landsberg am Lech é dividir o seu roteiro em duas partes:

Faça uma pausa para almoçar num dos restaurantes sugeridos em nossa publicação.

Depois disso você continua sua viagem para a próxima cidade da Rota Romântica da Alemanha.


Mutterturm (Torre mãe) a Torra da Rapunzel em Landsberg am Lech na Alemanha

Onde comer em Landsberg am Lech na Alemanha – Dicas de bares e restaurantes

Se você está viajando pela Alemanha, acredito que procure restaurantes especializados na cozinha tradicional do país ou mesmo um Biergarten, para tomar uma cerveja alemã.

Em Landsberg am Lech existem as opções de restaurantes, bares e Biergarten:




Assista um video com imagens de Landsberg am Lech na Alemanha

Descrição do video: A bela cidade de Landsberg am Lech está situada na Rota Romântica e é o centro da região de Lechrain, a região fronteiriça entre a Suábia e a Baviera. É conhecido pelo seu pitoresco centro histórico.



Vai viajar para a Alemanha?

Nós temos algumas publicações para ajudar no seu planejamento de viagem para a Alemanha:

Especificamente sobre a viagem internacional de avião do Brasil para o Aeroporto de Frankfurt, nós temos dois posts:

Além de dicas para complementar seu roteiro:

E se você quiser se aventurar em lugares mais longes:


Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:


Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o melhor seguro de viagem de acordo com sua necessidade.

*Fotos do TripAdvisor, site oficial de Landsberg am Lech e Wikipedia.

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile