Neste guia nós incluímos dicas de o que fazer, hospedagem, atrações turísticas, restaurante e outras informações para sua melhor visita em Landsberg am Lech na Baviera, estado da Alemanha. Incluindo a prisão em que Adolf Hitler ficou preso e escreveu o seu livro Mein Kampf (Minha Luta) e a construção que muitos dizem ter inspirado a Torre da Rapunzel, do conto de fadas dos Irmãos Grimm.
Um roteiro de viagem para Landsberg am Lech pode ser parte do planejamento para conhecer toda a Rota Romântica da Alemanha, o roteiro turístico mais conhecido do país, ou mesmo um bate-e-volta de final de semana ou feriado.
Para o planejamento de viagem para a Alemanha, nós temos algumas publicações que podem ajudar bastante:
- 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
- Informações práticas necessárias para sua viagem para a Alemanha
- Dicas de segurança, economia e informações úteis na Alemanha
Onde fica a cidade de Landsberg am Lech na Alemanha
Landsberg am Lech é uma cidade da Alemanha, capital do distrito de Landsberg na região administrativa de Alta Baviera, estado da Baviera.
Landsberg am Lech fica a 63 Km de Munique (aprox. 55min de viagem). Eu não fui ainda de trem para a cidade, mas é possível pesquisar se existe alguma opção no site da Deutsch Bahn. Tendo como referência capital do país, ela fica a 610 Km de Berlim e mesmo sendo longe, é possível ir de carro (aprox. 6h15min), já em relação a outras cidades, são 204 Km de Stuttgart (aprox. 2h15min) e 407 Km de Frankfurt (aprox. 4h15min).
Como se pode perceber estamos chegando mais próximo da cidade de Munique, que passa a ser a melhor opção em relação a origem e estadia para sua visita. Se você quiser ir de trem a partir de Munique, o trajeto dura aproximadamente 1 hora (veja a rota no Google Maps).
Leia nossas dicas do que fazer em Munique na Alemanha.
Como ir para Landsberg am Lech na Alemanha
A melhor maneira para viajar na Alemanha e chegar em Landsberg am Lech fica muito ao seu critério. Nós alternamos bastante entre utilizar a excelente malha ferroviária do país e também aproveitar as não menos excelentes estradas e rodovias alemãs (quem nunca ouviu falar das Autobahns sem limite de velocidade, né?).
Nós escrevemos dois posts sobre os meios de locomoção e transportes na Alemanha:
- Como é dirigir na Alemanha e dicas de cidades para conhecer.
- Viagem de trem na Alemanha – Como comprar, usar e dicas.
Rota Romântica da Alemanha
A Rota Romântica Alemã é o nome dado para um roteiro de viagem no sul da da Alemanha que cruza os estados da Baviera e Baden-Württemberg. Ela passa por 460 quilômetros e 29 cidades, iniciando em Würzburg até Füssen (onde fica o famoso Castelo de Neuschwanstein) ligando várias atrações históricas e castelos pitorescos.
Landsberg am Lech faz parte do roteiro sugerido e nós temos um guia de viagem completo e bem detalhado com dicas de como conhecer a Rota Romântica da Alemanha, não deixe de conferir.
Sugestões de atividades e tours na Estrada Romântica Alemã:
Onde ficar em Landsberg am Lech na Alemanha – Dicas de hotel, hostel e Bed & Breakfast
Apesar de que não ser muito comum escolher a cidade de Landsberg am Lech como base de hospedagem para conhecer a Rota Romântica (é muito mais comum por exemplo ficar em Munique e fazer uma viagem bate-e-volta), existem muitas boas opções de estadia.
Os hotéis em Landsberg am Lech mais bem avaliados, próximos do centro da cidade e que você pode analisar para escolher onde se hospedar são:
- Landhotel Endhart
- Erpftinger Str.19, 86899 Landsberg am Lech, Alemanha
- 8.6 – Fabuloso em 981 avaliações
- Comentários de hóspedes: Uma graça de hotel. Uma pena ter sido só uma noite. O café da manhã farto e excelente e o salão onde é servido é lindo. Foi ótimo e queremos voltar e recomendamos.
- Hotel Waitzingers
- Waitzinger Wiese 2, 86899 Landsberg am Lech, Alemanha
- 8,0 – Muito bom em 263 avaliações
- Comentários de hóspedes: Limpeza, simpatia, restaurante muito simpático, boa comida, café da manhã fantástico. Fácil acesso.
- Pension Chapeau
- Alte Bergstraße 405, 86899 Landsberg am Lech, Alemanha
- 9,6 – Excepcional em 195 avaliações
- Comentários de hóspedes: As boas instalações, uma proprietária muito simpática e prestativa. a localização central (perto da praça principal), um excelente café da manhã, muitas opções de passeios
- Zweite Heimat Privatpension
- Alte Bergstr. 451, 86899 Landsberg am Lech, Alemanha
- 9,1 – Fantástico em 247 avaliações
- Comentários de hóspedes: A casa antiga, possui uma história. A proprietária muito simpática e cortês. Fala vários idiomas, que nos permite uma fácil comunicação.
- Arthotel ANA Goggl
- Hubert von Herkomer Str. 19/20, 86899 Landsberg am Lech, Alemanha
- 8,1 – Muito bom em 1.628 avaliações
- Comentários de hóspedes: Espaçoso, cama boa, limpeza e excelente café da manhã, localização central.
- Vienna House Easy Landsberg
- Graf-Zeppelin-Strasse 6, 86899 Landsberg am Lech, Alemanha
- 8,2 – Muito bom em 889 avaliações
- Comentários de hóspedes: O hotel é limpo e confortável. A equipe é gentil e prestativa. Há um estacionamento conveniente. A localização do hotel é adequada para viajantes de carro.
Existem muitas outras opções de hospedagem em hotel, hostel e pousadas, não deixe deixe de conferir na página do Booking.com.
O que fazer em Landsberg am Lech na Alemanha
Por volta de 1135, um assentamento chamado Phetine no que mais tarde se tornou a cidade de Landsberg foi mencionado em um documento, mas ainda não tinha direitos de cidade. Em 1158, o duque Henrique, o Leão, transferiu a importante Estrada do Sal para uma rota mais ao sul, construindo uma ponte sobre o Lech, perto de Phetine. Anteriormente, a Salzstraße cruzava o rio em Kaufering por meio de um vau. Para proteger esta ponte, ele construiu um novo sistema maior, chamado “Castrum Landespurch”, incluindo o Castelo Phetine. O castelo era por um lado Vogtburg do mosteiro de Wessobrunn (hoje distrito de Weilheim-Schongau) e por outro lado a proteção da fronteira com o Bispado de Augsburg.
Um assentamento em rápido crescimento surgiu sob a proteção deste castelo, que recebeu direitos de cidade já no século XIII e logo foi chamado de “Landesperch”. A cidade de Landsberg am Lech de hoje se desenvolveu a partir disso.
Em 1320, a cidade recebeu o direito de cobrar impostos sobre o sal. Desta forma, a cidade alcançou considerável prosperidade através da chamada moeda de sal. Além do Sal, a cidade enriqueceu com o comércio de grãos e madeiras.
Em 1429, o duque Ernst concedeu o brasão da cidade, que ainda é válido hoje.
Landsberg desempenhou um papel especial no nacional-socialismo devido à prisão que Adolf Hitler serviu aqui. Em 1924 ele escreveu seu livro Mein Kampf enquanto estava na prisão. De 1937 a 1945, Landsberg am Lech se consolidou como “célula de Hitler” ao lado de Munique e Nuremberg, sendo o terceiro local central do nacional-socialismo. Tornou-se conhecido como ponto de encontro da Juventude Hitlerista quando recebeu o título de “Landsberg – Cidade da Juventude”.
Em 1944, no final da Segunda Guerra Mundial, o complexo de campos satélites de Kaufering foi construído com onze locais ao redor de Landsberg e Kaufering como o maior complexo de campos de concentração do Reich alemão.
Apesar da importância central da cidade durante o nacional-socialismo e das instalações militares que estavam localizadas nas proximidades (incluindo a Base Aérea de Penzing desde 1935) ou dentro da área da cidade (por exemplo, quartel de Saarburg), a cidade de Landsberg am Lech foi uma das poucas na Alemanha que foi poupada de ataques aéreos aliados.
Em 1945, muitos dos sobreviventes judeus dos campos de concentração ao redor de Landsberg am Lech foram desenraizados e desabrigados. Muitas vezes eles haviam perdido seus parentes ou não sabiam para onde tinham ido. Milhares dessas pessoas deslocadas foram alojadas e cuidadas pelos Aliados em Landsberg. Os sobreviventes judeus se referiam a si mesmos como “She’erit Hapletah” – o resto dos resgatados.
Em 1 de janeiro de 2002, a grafia do nome foi oficialmente alterada de “Landsberg a.Lech” para “Landsberg am Lech”.
Campo de Concentração de Landsberg e Campo de Pessoas Deslocadas
O campo de Landsberg começou como um campo de concentração nazista. Em outubro de 1944, havia mais de 5.000 prisioneiros no campo.
O campo foi libertado em 27 de abril de 1945 pela 12ª Divisão Blindada do Exército dos Estados Unidos. Sob ordens do general Taylor, as forças americanas permitiram que os meios de comunicação registrassem as atrocidades e ordenaram que civis e guardas alemães locais refletissem sobre os mortos e os enterrassem de mãos vazias. Uma dramatização da descoberta e libertação do campo foi apresentada no “Episódio 9 – Why We Fight” da minissérie Band of Brothers.
Após a libertação, tornou-se um Campo de Pessoas Deslocadas (DP), principalmente para refugiados judeus da União Soviética e dos estados bálticos. O campo DP fechado em 15 de outubro de 1950.
Desde 1983, Anton Posset e a associação chamada “Landsberg im 20 Jahrhundert” estão trabalhando para esta parte da história não seja esquecida. Eles estabeleceram com base em doações o Memorial Europeu do Holocausto no antigo campo de concentração Kaufering VII.
Principais atrações turísticas
As atrações turísticas mais interessantes que podem ser incluídas no seu roteiro de viagem em Landsberg am Lech são:
- Hauptplatz der Altstadt (Praça central na cidade velha de Landsberg am Lech)
- A cidade histórica tem uma série de edifícios importantes que vale a pena ver, especialmente ao redor da Hauptplatz, a praça central.
- Comece admirando a Schmalzturm, uma torre em estilo barroco do Século XII e uma das principais entradas da cidade. No seu topo é possível ver um relógio, além de detalhes muito bonitos.
- No centro da praça está a Marienbrunnen, a fonte central erguida por volta de 1700 e que vale muitas fotos.
- Por fim, é impossível não destacar a Alte Rathaus, a antiga prefeitura da cidade, com uma magnífica fachada rococó de Dominikus Zimmermann.
- Stadtpfarrkirche Mariä Himmelfahrt (Igreja paroquial da Assunção da Virgem Maria)
- A Stadtpfarrkirche Mariä Himmelfahrt domina a cidade velha de Landsberg, perto da praça principal. O edifício da igreja originalmente gótica foi redesenhado em estilo barroco por volta de 1708. No interior, há um alto esplendor barroco para o qual Matthias Stiller e Jörg Pfeifer contribuíram.
- Heilig-Kreuz-Kirche (Igreja da Sacra Cruz)
- A Igreja da Sacra Cruz construída em 1752-54 junto com um mosteiro jesuíta destaca pela sua altura dominante sobre a cidade. Sua arquitetura de rica configuração barroca e rococó com ornamentos de estuque e afrescos, pinturas e trabalho em madeira fino nos confessionários. Também abriga uma antiga escola jesuíta.
- Bayertor (Portão da Baviera)
- A cidade velha é cercada por três muralhas da cidade, muitas das quais ainda estão bem preservadas. Ao longo do caminho estão Dachlturm e Sandauer Tor no norte, Bäckertor e Färbertor no oeste, e Nonnentörl e Jungfernsprung no sul.
- O destaque das fortificações da cidade de Landsberg, no entanto, é o Bayertor no leste, construído em 1425 e um dos portões da cidade mais impressionantes e bonitos do sul da Alemanha.
- Ele é o maior (e considerado por muitos, o mais bonito) portão do Gótico Tardio da Alemanha, seu mirante tem a altura de 36 metros.
- Mutterturm (Torre mãe)
- A torre está localizada num pequeno parque na margem oeste do rio Lech. Ela foi construído pelo pintor, escultor, músico, escritor e pioneiro do automobilismo na Alemanha, Sir Hubert von Herkomer, em homenagem a sua mãe (por isso nome: Torre da Mãe _ Mutterturm). Sua arquitetura replica o romantismo de um castelo medieval.
- Desde 1990, o edifício residencial original, que está ligado à Mutterturm, abriga o Museu Herkomer com cerca de 100 exposições incluindo pinturas, esculturas e gráficos do acervo da Fundação Herkomer.
- E, como destacamos no início do artigo, muitos dizem que ela serviu de inspiração para o conto da Rapunzel escrito pelos Irmãos Grimm. Tanto que muitos a chamam de a “Torre da Rapunzel“.
- Justizvollzugsanstalt Landsberg (Penitenciária de Landsberg)
- O complexo de edifícios da unidade correcional construído em 1904-1908 ganhou fama nacional com a prisão de Adolf Hitler em 1923-24, sendo o lugar em que ele escreveu o seu livro “Mein Kampf“.
- A partir de 1933, a “célula de Hitler” tornou-se um local de peregrinação para o nacional-socialismo. Após a Segunda Guerra Mundial, a prisão serviu como “Prisão Criminal de Guerra No. 1” pelas forças de ocupação americanas e também onde foram executados 281 criminosos de guerra, em 1951.
- À frente da penitenciária está o Spöttinger Friedhof (Cemitério de Spoettingen), onde estão enterrados tanto as vítimas como os perpetradores do regime nacional-socialista.
- Europäische Holocaustgedenkstätte (Memorial Europeu do Holocausto)
- Quase todos os vestígios do complexo do campo de concentração de Kaufering desapareceram, com exceção do antigo campo de concentração de Kaufering VII (sudoeste da cidade de Landsberg na Erpftinger Straße) onde é possível ver monumentos arquitetônicos e arqueológicos que estão preservados até hoje. Sendo classificados como edifícios de importância nacional, como um “patrimônio cultural da República Federal da Alemanha”.
- No local do memorial, dez pedras memoriais, que foram doadas por chefes de estado europeus em memória dos judeus deportados e assassinados de seus países de origem, homenageiam as vítimas do complexo do campo de concentração de Kaufering. Cada lápide individual descreve à sua maneira a importância de lembrar a perda da parte judaica da respectiva nação.
- É possível fazer uma visita guiada no local, para isso é necessário entrar em contato com Europäischen Holocaustgedenkstätte Stiftung (a Fundação Europeia do Memorial do Holocausto).
Além dos pontos listados, não deixe de explorar Landsberg am Lech e se admirar com as vielas e construções da cidade. Em especial a represa do Rio Lech, chamada de Lechwehr (Karolinenwehr), e a principal ponte que o atravessa, a Karolinenbrücke.
Dica de roteiro de 1 dia em Landsberg am Lech na Alemanha
A nossa sugestão em Landsberg am Lech é dividir o seu roteiro em duas partes:
- Praticamente todos os seus pontos de visita estão na Altstadt e mesmo os mais distante, como a a Mutterturm, não fica muito longe.
- Reserve então a parte da manhã para caminhar e admirar as belas construções de Landsberg.
Faça uma pausa para almoçar num dos restaurantes sugeridos em nossa publicação.
- Você pode finalizar a sua viagem tomando um sorvete às margens do Rio Lech ou, caso tenho conseguido fazer a reserva, com a visita guiada ao Memorial Europeu do Holocausto.
Depois disso você continua sua viagem para a próxima cidade da Rota Romântica da Alemanha.
Onde comer em Landsberg am Lech na Alemanha – Dicas de bares e restaurantes
Se você está viajando pela Alemanha, acredito que procure restaurantes especializados na cozinha tradicional do país ou mesmo um Biergarten, para tomar uma cerveja alemã.
Em Landsberg am Lech existem as opções de restaurantes, bares e Biergarten:
- Nonnenbrau
- Epfenhauser Str. 5, 86899, Landsberg am Lech, Baviera Alemanha
- Comentários: A comida é muito saborosa e bem apresentada. As porções são grandes e o preço é honesto. Eu realmente gostei do meu jantar.
- Fischerwirt
- Rossmarkt 197, 86899, Landsberg am Lech, Baviera Alemanha
- Comentários: Restaurante pequeno e aconchegante, segui a recomendação, cervo com salada de batatas, minha esposa o peru com arroz e salada, ambos estavam excelentes.
- Restaurant Am Hexenturm
- Vordere Muehlgasse 190, 86899, Landsberg am Lech, Baviera Alemanha
- Comentários: Um lugar muito agradável, bela decoração, limpo, excelente local cerveja, menu muito boas opções e um serviço muito agradável! O garçom foi muito gentil e propor-nos uma boa estadia!
- Gasthaus Süßbräu
- Alte Bergstr. 453, 86899, Landsberg am Lech, Baviera Alemanha
- Comentários: Creio ter saboreado uma das melhores refeições tipicamente alemãs. Além do excelente prato o restaurante oferece um ambiente aconchegante e atendimento simpático.
- Gaststatte Beim Metzgerwirt
- Poststr. 10 Hurlach, 86857, Landsberg am Lech, Baviera Alemanha
- Comentários: Almocei no Biergarten. Todos ficaram satisfeitos a muito satisfeitos. Boa qualidade com preço justo. Tamanhos de porções correspondentemente menores podem ser encomendados. serviço profissional.
- Wirtshaus am Spitalplatz
- Alte Bergstr. 394 Direkt am Spitalplatz, am Fuße der alten Bergstraße, 86899, Landsberg am Lech, Baviera Alemanha
- Comentários: Este é um lugar muito bom, e é claro que a comida é preparada com entusiasmo e muito cuidado, a um nível muito alto. Há também uma boa seleção de bebidas.
Assista um video com imagens de Landsberg am Lech na Alemanha
Descrição do video: A bela cidade de Landsberg am Lech está situada na Rota Romântica e é o centro da região de Lechrain, a região fronteiriça entre a Suábia e a Baviera. É conhecido pelo seu pitoresco centro histórico.
Vai viajar para a Alemanha?
Nós temos algumas publicações para ajudar no seu planejamento de viagem para a Alemanha:
- 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
- Informações necessárias para sua viagem para a Alemanha
- Dicas de Segurança, Economia e Informações Úteis na Alemanha
Especificamente sobre a viagem internacional de avião do Brasil para o Aeroporto de Frankfurt, nós temos dois posts:
- Dicas de segurança e passo-a-passo para voos internacionais nos aeroportos do Brasil
- Dicas e passos para sua chegada no Aeroporto de Frankfurt na Alemanha
Além de dicas para complementar seu roteiro:
E se você quiser se aventurar em lugares mais longes:
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o melhor seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
*Fotos do TripAdvisor, site oficial de Landsberg am Lech e Wikipedia.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.