Roteiro de viagem para Hamburgo na Alemanha com dicas de hospedagem, atrações turísticas, restaurante e outras dicas para sua melhor visita.
Assim que chegamos de Hamburgo no norte da Alemanha, nós percebemos que estávamos numa cidade grande, muito diferente das vilas e muralhas medievais que normalmente incluímos em nossos roteiros de viagem. Já nos apresentando o porquê do posto de ser a “cidade com mais pontes da Europa”, nossa foi chegada por uma das pontes que cruzam o Rio Elba, com vista para um dos portos de Hamburgo e num trânsito mais do que parado.
Hamburgo é uma cidade que deveria ser mais conhecida por brasileiros, por sua riqueza e também por seus pontos turísticos que são muito interessantes e bonitos.
Para o planejamento de viagem para a Alemanha, nós temos algumas publicações que podem ajudar bastante:
- 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
- Informações necessárias para sua viagem para a Alemanha
- Dicas de Segurança, Economia e Informações Úteis na Alemanha
Como ir para Hamburgo na Alemanha
A cidade de Hamburgo fica bem no norte da Alemanha, sendo a segunda maior do país e é uma das 3 cidades-estados da Alemanha (as outras são Berlim e Bremen).
Nós escrevemos dois posts sobre esses meios de locomoção e transportes na Alemanha:
- Como é dirigir na Alemanha e dicas de cidades para conhecer.
- Viagem de trem na Alemanha – Como comprar, usar e dicas.
Ela fica a 286 Km de Berlim e é possível ir de carro (aprox. 3h30min) ou de trem (1h45min). Tendo como referência outras cidades, Hamburgo fica a 151 Km de Hannover, 125 Km de Bremen, 498 Km de Frankfurt e, se você estiver na Holanda (Países Baixos), 465 Km de Amsterdam.
Não deixe de conferir nossos roteiros para essas cidades:
- O que fazer em Hannover na Alemanha – Guia completo de viagem
- O que fazer em Bremen na Alemanha – Guia completo de viagem
- O que fazer em Berlim na Alemanha – Roteiro de Viagem
- O que fazer em Amsterdam na Holanda – Guia de Viagem
- O que fazer em Dresden na Saxônia, Alemanha – Dicas de Viagem
Onde ficar em Hamburgo na Alemanha – Dicas hospedagem em hotel e hostel
Não há muito segredo ou dificuldade para escolher um lugar para se hospedar em Hamburgo pois é muito fácil se locomover na cidade. Por isso, escolha um hotel que fique próximo de uma estação de trem. Vai facilitar bastante.
De qualquer maneira, as regiões mais visitadas são a Altstadt, a cidade histórica e antiga de Hamburgo, onde fica a Rathaus, a antiga prefeitura e os museus. Você pode ficar também na Neustadt, que é onde está a filarmônica, outro ponto turístico bastante visitado.
Nós acabamos ficando no bairro de Altona, no MEININGER Hotel Hamburg City Center, que está localizado próximo da estação de trem de Hamburgo Altona. E nem por isso, mesmo estando um pouco distante dos pontos turísticos e áreas badaladas da cidade, foi bem fácil passear. O sistema de trens e S-Bahn, um trem urbano, é muito bom e fácil de usar.
Infelizmente nós fomos durante a pandemia de Coronavírus / Covid-19 e os serviços do hotel, como as máquinas de lavar roupa e a cozinha, não estavam disponíveis.
Não deixe de procurar outras opções no site do Booking.com.
Pontos turísticos de Hamburgo na Alemanha
Como escrevemos no início da publicação, Hamburgo é a cidade com mais pontes da Europa e é natural que a maioria de suas atrações turísticas fiquem próximas dos canais do rio Elba ou que sejam as próprias pontes em si.
Nós viajamos no verão do continente Europeu, mas não existe uma regra de quando ir para Hamburgo, já que todas as estações do ano oferecem atrações diferentes. No inverno, por exemplo, você poderá conhecer o Mercado de Natal e aproveitar comidas e bebidas típicas natalinas alemãs como o Ghühwein. Sua única preocupação deve ser em relação a temperatura e duração do dia, pois os meses de outubro a fevereiro são bem frios e com poucas horas de sol.
Não deixe de ler nossa publicação sobre os melhores mercados de Natal na Alemanha.
O que fazer em Hamburgo na Alemanha
Por ter o que fazer e visitar ao redor do rio Elba, a cidade de Hamburgo também é conhecida como a “Veneza do Norte” da Alemanha. Um passeio obrigatório é atravessar o rio pelo Elbe Tunnel, que passa por baixo de suas águas.
Além disso, Hamburgo é uma cidade muito rica, econômica e culturalmente, em especial por ser o início do sucesso mundial dos Beatles. E claro que você irá encontrar pontos relacionados, como as famosas esculturas na praça Beatle Platz e os clubes em que eles tocaram no bairro Reeperbahn e na Hebertstraße, rua de clubes com atrações musicais de drag queens, música punk e prostitutas. Lá esse serviço é legalizado e bem controlado.
Outros pontos turísticos importantes de Hamburgo são suas igrejas, como a Hauptkirche St. Michaelis, museus como o Miniatur-Wunderland, e o famoso prédio da Elbphilharmonie.
E, claro, não deixe de aproveitar e admirar a arquitetura dos prédios, portos, pontes e de toda vizinhança. Apesar de seu tamanho, é uma cidade também para conhecer caminhando ou usando as já famosas patinetes elétricas.
Para comer, aproveite as opções de frutos do mar e peixes, um tipo de cozinha bem diferente do restante da Alemanha. Nós sugerimos explorar os mercados de peixes, em especial o Altonaer Fischmarkt.
Sobre bares e restaurantes para comer em Hamburgo, nós fomos aos restaurantes no Bruecke 10, no Fischmarkt já sugerido, e também no Nom Vietnamese Fusion Food, um pouco mais distante, mas que vale bastante a pena conhecer.
Roteiro de 3 dias de viagem em Hamburgo na Alemanha
Nós ficamos 3 noites em Hamburgo e conseguimos aproveitar bastante a cidade nesses 2 dias e meio. Assim que chegamos, depois de nos estabelecermos e conhecermos melhor o hotel e passeamos um pouco ao redor do bairro de Altona, incluindo a Estação Hamburg-Altona. Próximo da estação tem vários restaurantes e mesmo supermercados, para quem quiser conhecer o que é vendido na Alemanha e economizar em alimentação.
No dia seguinte, nós saímos do hotel e planejamos ir caminhando até a Altonaer Fischmarkt, tirando fotos e curtindo as praças, parques e a vista para rio Elbe. É uma caminhada não muito longa, mas que vale bastante a pena. Nós aproveitamos e comemos um sanduíche de frutos do mar, um tipo de mini camarão no Bruecke 10, realmente é muito gostoso. Se você não gostar de camarão, tem diversos tipos de peixes ou outras opções.
Uma coisa que fizemos, foi passear na balsa, tipo um transporte coletivo público no rio de Hamburgo. É uma maneira mais barata de ter a experiência de navegar no Elbe e tem vistas muito bonitas do porto e das construções de sua margem. Nós descemos na ponto de parada Dockland (Fischereihafen) e aproveitamos para subir o Dockland Bürogebäude. Não tem lá uma vista assim tão diferente de baixo, mas quem “tiver pernas”, pode ir sim.
De lá passamos fomos em direção a Beatle Platz, como fomos de manhã, estava bem vazio, mas a luz do sol não ajuda muito para tirar fotos das estátuas finas e prateadas. De qualquer maneira, mesmo que você não goste da visita, é um lugar importante culturalmente e também a entrada para a rua onde fica dos clubes, danceterias, shows de Drag Queens e prostíbulos no bairro Reeperbahn e na Hebertstraße. Um importante ponto turístico da de Hamburgo.
Não deixe de procurar o clube Kaiserkeller, onde os Beatles tiveram contrato para tocar em 1960 e iniciaram seu sucesso mundial.
Caminhamos então até o calçadão das margens do rio para atravessar a o Elbe Tunnel e ter uma vista da cidade, em especial do prédio da Elbphilarmonie, do outro lado. É uma experiência bem interessante, o túnel é utilizado tanto por pedestres, quanto por ciclistas. Quando fomos ele estava com um dos acessos em reforma e tinha algumas fotos e informações sobre sua história e importância para a cidade.
E a vista da é linda. No mirante Steinwerder, procure pela placa indicando cada um dos pontos importantes de Hamburgo para conhecer mais da cidade.
Já de volta para o calçadão da margem do rio Elbe, nós passeamos mais um pouco, ali tem várias barracas de comidas, alguns restaurantes, como o Hard Rock Café Hamburgo e vista para barcos e prédios. Gaste um tempo apenas batendo perna ou sente para tomar um sorvete e apreciar a cidade.
No final do dia, nós pegamos então um S-Bahn na estação Landungsbrücken para voltar para o hotel e passamos nos supermercado para comprar algumas bebidas e quitutes para recuperar as energias e descansar um pouco.
Nós acordamos e fomos em direção a primeira atração do dia, o Miniatur-Wunderland, um museu de miniaturas que mostra locais de vários lugares da Alemanha e do mundo. É realmente impressionante os detalhes, incluindo até alguns cenários com movimentos, como a erupção de um vulcão ou a decolagem e pouso de aviões no Aeroporto de Frankfurt.
E não é uma atração só infantil, toda a família vai gostar, inclusive procurando alguns Easter Eggs como miniaturas do Pinóquio, ET, Superman, Star Wars, Píppi Meialonga (Pippi Langstrumpf) e outros personagens famosos. Outra curiosidade é que os cenários são construídos em torno de trilhos de 700 trens, sejam no Velho Oeste dos Estados Unidos, na Suíça, Alemanha, Inglaterra ou Itália antiga.
Enquanto você caminha pelo museu, eles variam a iluminação para mostrar as montagens de “dia” e de “noite”, quando as luzes em miniaturas se iluminam. E também tem alguns botões e manivelas em que você pode interagir com as miniaturas, seja acendendo ou apagando luzes ou mesmo ligando alguns mecanismo que fazem alguma ação acontecer (um carrossel ligar, um show acontecer, um boneco se mexer etc.).
Pesquise os ingressos com antecedência, vale a pena garantir sua entrada.
Saindo do Miniatur-Wunderland, nós fomos tomar um café e comer alguma coisa no Speicherstadt-Kaffee, bem ao lado do museu, e partimos para conhecer, admirar e tirar fotos de algumas pontes mais bonitas de Hamburgo. Você pode encontrar todas a pontes e ruas que caminhamos e visitamos no mapa da seção “Pontos turísticos de Hamburgo”, mas praticamente todo lugar que você ver por lá vai ser bonito.
Destacamos duas imperdíveis: a vista da Speicherstadt a partir da ponte Poggenmuhlen-Brücke e a Hohe Brücke, onde dá para ver a fachada e parte de trás de alguns prédios e casas antigas de Hamburgo.
Passamos ainda na Rathaus, o prédio da prefeitura de Hamburgo. Apesar da praça em sua frente ser também bastante bonita, procure uma de suas entradas e veja a fonte e detalhes na praça interna da prefeitura. Cada uma das esculturas vale uma foto.
Já finalizando o dia, nós andamos de volta para as margens do rio Elbe, passando pela Chilehaus, que é um dos maiores exemplares da arquitetura expressionista da Alemanha. O arquiteto responsável é o F. Höger que planejou para ser o primeiro prédio no Kontorhaus, o escritório do distrito de Hamburgo.
Chegando de volta ao calçadão das margens do rio, nosso último destino foi a Elbphilharmonie Hamburg. Ela fica localizada no distrito de Hafen City. Uma das maiores e mais acusticamente avançadas salas de concerto do mundo e seu complexo oferece diversas atrações, como restaurantes, lojas e uma vista 360° de Hamburgo.
Também chamada de Elphi, além de sua forma e arquitetura, que são lindas tanto de longe quanto conforme fomos chegando perto, a escada rolante que nos recepciona é enorme. Leva-se minutos para subir até o nível que dá acesso às sacadas para ver a cidade.
Nós nos planejamos para chegar no final do dia, próximo do pôr do sol e valeu a pena.
Você viu que nós fizemos e visitamos bastante coisa Hamburgo nesses 3 dias ou mais especificamente 2 dias e meio. Eu acredito que essa é a melhor maneira de conhecer a cidade, caminhando e admirando cada cantinho sem muita correria.
Terminada a visita, nós voltamos andando a estação de trem, curtindo ainda as várias pontes de Hamburgo, para enfim chegar no hotel e descansar para continuarmos nossa viagem pelo norte da Alemanha.
Dicas de excursões e passeios em Hamburgo Alemanha
Sugestões de ofertas de ingressos, guias e opções para excursões e passeios em Hamburgo, Alemanha:
Mais dicas de viagem para a Alemanha
Especificamente sobre a viagem internacional de avião do Brasil para o Aeroporto de Frankfurt, nós temos dois posts:
- Dicas de segurança e passo-a-passo para voos internacionais nos aeroportos do Brasil
- Dicas e passos para sua chegada no Aeroporto de Frankfurt na Alemanha
Além de dicas para complementar seu roteiro:
- Destinos e pontos turísticos para incluir num roteiro de viagem pela Alemanha
- O que visitar na Alemanha – Cidades e pontos turísticos para sua viagem
E estando na Alemanha, por que não conhecer outros países:
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Murilo Pagani diz
Não sabia que tinha tantas coisas bacanas para fazer em Hamburgo.
Me pareceu um bom destino para incluir em um roteiro pela Alemanha!
Você acha que vale a pena ficar mais do que três noites? Talvez para algum passeio bate-volta que tenha na região?
Obrigado!
Edson Amorina Jr diz
Hamburgo tem muita coisa mesmo, gostei bastante. Eu acho que dá para usar a cidade sim como base para visitar outros lugares, como as praias em Lubeck ou mesmo Bremen, mas nós acabamos escolhendo se hospedar nos pontos visitados.
Analuiza Carvalho diz
Tinha viagem marcada para a Alemanha para maio desse ano, 2020. Naturalmente a pandemia impediu. Hamburgo estava em nosso roteiro. Lendo esse texto e lembrando dos lugares que veríamos de perto, deu aquele aperto no peito.
Por outro lado, à medida que fui lendo, e viajando sem sair do sofá, renovei a certeza de que Hamburgo vale à pena e assim que possível, aí estarei! 🙂
Luciana diz
Amei suas dicas do que fazer em Hamburgo. Cancelei minha viagem para a Alemanha mas pretendo conseguir ir em 2021. Seu roteiro vai me ajudar muito. Encantada com a vista de Hohe Brücke. Muito obrigada por compartilhar.
Lulu Freitas diz
Que interessante conhecer Hamburgo pelo seu post. Há muito o que fazer em Hamburgo. Não imaginava que era uma cidade com tantos atrativos, sempre pensei nela como apenas uma cidade portuária. Adorei o “mini mundo” alemão rsrs Adoro esse tipo de atração.
Sil Mendes diz
Quando visitei Hamburgo na Alemanha estava muito frio. Fui no fim de ano e curtir muito a cidade. Comi demais na feirinha de natal e fiquei encantada com o museu de miniatura. Incrível!