Roteiro de viagem para Dresden no estado da Saxônia no leste da Alemanha com dicas de hospedagem, atrações turísticas, restaurante e outras dicas para sua melhor visita.
A cidade de Dresden é famosa por sua arquitetura histórica, apesar de ter sido 90% destruída pelos Aliados na II Guerra Mundial, somando-se mais de 25 mil cidadãos civis alemães mortos. Por causa disso, seu centro histórico é uma linda mistura de prédios renovados e modernos com construções históricas, principalmente no estilo barroco.
Nós incluímos nossa visita a Dresden em nossa viagem “road trip” que se iniciou no sul da Alemanha até Berlim e valeu bastante a pena. Recomendamos demais.
Para o planejamento de viagem para a Alemanha, nós temos algumas publicações que podem ajudar bastante:
- 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
- Informações necessárias para sua viagem para a Alemanha
- Dicas de Segurança, Economia e Informações Úteis na Alemanha
Onde fica a cidade de Dresden na Alemanha
A cidade de Dresden, capital do estado da Saxónia, fica no leste da Alemanha. Famosa por sua arquitetura, que data de 1743 e reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, além de museus e outras atrações turísticas e artísticas.
Ela fica a 192 Km de Berlim e é possível ir de carro (aprox. 2h15min) ou de trem (1h45min). Tendo como referência outras cidades, Dresden fica a 476 Km de Hamburgo, 508 Km de Frankfurt e 460 Km de Munique.
Valendo a pena visitar, se você já estiver na região leste do país ou com um roteiro mais longo de viagem pela Alemanha.
Não deixe de conferir nossos roteiros para essas cidades:
- O que fazer em Hannover na Alemanha – Guia completo de viagem
- O que fazer em Bremen na Alemanha – Guia completo de viagem
- O que fazer em Berlim na Alemanha – Roteiro de Viagem
- O que fazer em Hamburgo na Alemanha – Guia de Viagem
Como ir para Dresden na Alemanha – Dica de transporte
A melhor maneira para viajar na Alemanha fica muito ao seu critério. Nós alternamos bastante entre utilizar a excelente malha ferroviária do país e também aproveitas as não menos excelentes estradas (quem nunca ouviu falar nas Autobahns sem limite de velocidade, né?).
Nós escrevemos dois posts sobre os meios de locomoção e transportes na Alemanha:
- Como é dirigir na Alemanha e dicas de cidades para conhecer.
- Viagem de trem na Alemanha – Como comprar, usar e dicas.
Onde ficar em Dresden na Alemanha – Dicas de hospedagem em hotel e hostel
As dicas de hospedagem em Dresden podem ser resumida em “fique próximo ao centro histórico e de seus pontos turísticos”, principalmente por que você vai visitar a cidade à pé (ou no máximo de patinete elétrica, nova “mania” das cidades mais visitadas da Alemanha).
Nós nos hospedamos no hotel NH Collection Dresden Altmarkt que fica na Praça Altmarkt, no centro histórico de Dresden. Como estávamos em 3 pessoas, nós precisamos de um quarto mais espaçoso e foi uma excelente escolha.
O quarto que escolhemos foi realmente bastante confortável e o hotel muito bem localizado, de frente para Kreuzkirche e cerca de 10 minutos de caminhada da Igreja Frauenkirche, do Palácio Zwinger, Augustusbrücke e da Ópera Semper. Além de 15 minutos a pé da Estação Central de Dresden.
Outras opções bem localizadas na cidade:
- Hotel Indigo Dresden – Wettiner Platz, an IHG Hotel
- Hyperion Hotel Dresden Am Schloss
- Hotel Suitess
- Townhouse Dresden
- Hotel Taschenbergpalais Kempinski
- B&B Hotel Dresden
Mas não deixe de entrar no Booking.com e ver outras localidades na região turística de Dresden.
Nossa sugestão é se hospedar 3 noites em Dresden, com 2 dias para visitar seus principais pontos turísticos. Mas quantos dias ficar também depende se você escolher a cidade como base para fazer outras viagens para lugares próximos. Nós ficamos 5 noites, pois aproveitamos para conhecer o maravilhosos destinos Schloss-weesenstein, Bastei e Görlitz, e não queríamos ficar trocando de hotel.
Pontos turísticos de Dresden na Alemanha
Como escrevemos no início da publicação, a cidade de Dresden é rica em arquitetura clássica e outras construções imponentes, repleta de pérolas históricas. E seus principais pontos turísticos ficam na cidade antiga, a Altstadt, nas margens do Rio Elba. Vale também indicar alguns outros pontos para se visitar na cidade nova, a Neustadt.
Procure no Get Your Guide mais detalhes sobre os passeios e excursões na cidade de Dresden.
Se a sua dúvida é quando ir para Dresden, a cidade pode ser visitada em qualquer época do ano. A vantagem de ir no período quente, durante o verão e primavera, é que tem mais horas de sol para conhecer seus pontos turísticos; já no inverno, principalmente no mês de dezembro, os Mercados de Natal de Dresden vale muito a pena visitar.
Não deixe de ler nossa publicação sobre os melhores mercados de Natal na Alemanha.
O que fazer em Dresden na Alemanha
Nós tivemos 2 dias inteiros em Dresden, porém como usamos a cidade como base para algumas viagens bate-e-volta, pudemos aproveitar um pouco de outros dias para alguns passeios rápidos.
De qualquer forma, eu vou concentrar nosso roteiro com o que visitar em Dresden em 2 dias.
1° dia em Dresden
Como nós nos hospedamos na Altmarkt em frente a Kreuzkirche, nós iniciamos nosso passeio visitando a praça e a igreja. De lá fomos direto para o Zwinger, o complexo palaciano e monumento arquitetônico mais famoso de Dresden. Infelizmente ele estava sofrendo com o que você mais encontra em pontos turísticos da Alemanha, ele estava em reforma, cheio de tapumes e profissionais trabalhando.
Sério, quando você estiver viajando pela Alemanha, prepare-se para encontrar vários lugares em reforma; Quer dizer, essa preocupação acho que vale para toda a Europa, sempre vemos destinos que visitamos em construção ou parcialmente tampados por alguma melhoria.
Voltando para nosso roteiro.
É no Zwinger que fica a famosa coroa gigante que aparece em diversas fotos e relatos sobre Dresden. E é realmente muito bonita, vale bastante a pena tirar suas fotografias por lá.
Na saída do complexo, você pode sair direto para a praça que fica a Ópera de Dresden, a Semperoper. Você pode visitar o prédio ou mesmo se programar para assistir alguma apresentação, nós apenas visitamos a fachada (durante uma tempestade, que a deixou bastante bonita).
Continuando nossa caminhada, nós fomos em direção ao Hofkirche, a Catedral da Santíssima Trindade, mas nosso principal objetivo era o Fürstenzug, o grande mural que mostra uma procissão montada dos governantes da Saxônia.
Ele é realmente maravilhoso, gigante e cheio de detalhes.
Dali nós fomos em direção a Frauenkirche, a Igreja de Nossa Senhora, a principal igreja Luterana da cidade de Dresden. Além de sua arquitetura que é linda, vale a pena visitar seu interior, mesmo sendo mais simples do que eu imaginava do que seria. Outra passeio que dá para fazer na igreja, é subir até o alto de sua cúpula, onde é possível avistar todo centro da cidade, o rio Elba e outras áreas mais afastadas da capital da Saxônia.
Voltamos para a margem do rio Elba, mais especificamente para o Brühl’s Terrace. Além da vista para o rio e o outro lado da margem, a parte nova da cidade, preste atenção na Academia de Belas Artes de Dresden, a HfBK, o prédio é realmente muito bonito. Neste terraço você vê realmente muita riqueza arquitetônica e várias construções históricas da cidade.
O passeio do primeiro dia em Dresden finalizou no jardim que fica no final desse terraço, o Brühlschen Garten.
2° dia em Dresden
O segundo dia de nosso passeio em Dresden foi reservado para passar a parte da manhã no museu e depois caminhar até a área nova da cidade.
Saímos do hotel e fomos caminhando até o Residenzschloss, o Castelo de Dresden, que além de ser uma das construções mais antigas da cidade, também abriga cinco seções de museu:
- O Cofre Verde Histórico e o Novo Cofre Verde;
- O Gabinete Numismático;
- A coleção de impressões, desenhos e fotografias;
- O Arsenal de Dresden;
- A Câmara Turca e a Ala Renascentista.
É realmente muita coisa para se ver. Eu gostei especialmente da área com armas, armaduras e peças de guerra antiga, que mostra muito do que lemos em livros de história ou mesmo vemos em filmes. E passeando pelo museu tem sempre aquelas peças que nos chamam a atenção, mesmo que não esteja em muito destaque.
Nós andamos muito no museu e deixar parte do dia reservada para isso é realmente recomendado.
De nossa visita aos museus, nós atravessamos a Augustusbrücke, a ponte que sai de frente da Hofkirche atravessando o rio Elba e vai até o início da Hauptstraße, a avenida principal da área nova de Dresden.
Assim que você chega na Neustadt, você vê o Goldener Reiter, o Cavaleiro Dourado, uma estátua muito bonita e que se destaca bastante, animando bastante continuar a caminhada.
E falando da Hauptstraße é um grande calçadão com barraquinhas de vendedores de artes, pessoas caminhando, crianças brincando e também com várias lojas, cafés e opções de restaurantes ao seu longo. Ela termina numa praça chamada Albertplatz com duas grandes fontes.
A partir daí, nós continuamos até a Kunsthofpassage, que é uma viela com decorações e grafites. E nesta região tem outras ruas com street art, grafites e pixações que valem a pena serem exploradas.
Uma sugestão é contratar um guia para conhecer os principais murais de grafites, assim não se perde nada.
Dicas especiais para incluir no seu roteiro de viagem em Dresden
Procurando dicas em Instagram, Pinterest e guias de viagem, nós encontramos a Dresdner Molkerei Gebrüder Pfund (também coloquialmente chamado de Pfunds Molkerei) uma “loja de leite” que foi inscrita no Guinness Book of Records como “A mais bela loja de leite do mundo“. Aproveitamos e incluímos para visita-la enquanto estivéssemos passeando pela Neustadt.
Ela é realmente muito bonita, em especial seus azulejos decorados. E a comida surpreendeu. Eu estava esperando algo mais turístico, mas ela era realmente muito gostosa. Claro que também experimentamos o queijo e um licor de leite.
Outro ponto no lado novo de Dresden que vale ir é o que marquei no mapa da cidade como “local para foto do centro antigo de Dresden“. Neste lugar é possível tirar fotos com uma vista muito bonita do centro antigo e histórico de Dresden e entender um pouco mais o porquê a capital do estado da Saxónia é um dos lugares mais famosos da Alemanha.
Aliás, nesta margem do rio Elba, ainda é possível encontrar dois prédios lindos, o Ministério da Fazenda do Estado da Saxônia e Chancelaria do Estado da Saxônia, que você consegue ver lá do Brühl’s Terrace , que indicamos para ser visitado no 1° dia.
E para finalizar seu passeio em Dresden, não deixe de visitar novamente todos os pontos que listamos do Altstadt durante a noite, incluindo passear na margem do rio Elba e na Augustusbrücke. A iluminação da cidade é muito bonita e deixa tudo ainda mais especial.
Existem alguns passeios noturnos com guia que vale a pena fazer, como O passeio do vigia noturno original à luz da lanterna ou o Tour Assustador em Dresden Guiado por um Mestre da Masmorra, mas mesmo sozinho, é um passeio imperdível.
Dicas de excursões e passeios em Dresden Alemanha
Mais dicas de viagem para a Alemanha
Especificamente sobre a viagem internacional de avião do Brasil para o Aeroporto de Frankfurt, nós temos dois posts:
- Dicas de segurança e passo-a-passo para voos internacionais nos aeroportos do Brasil
- Dicas e passos para sua chegada no Aeroporto de Frankfurt na Alemanha
Além de dicas para complementar seu roteiro:
- Destinos e pontos turísticos para incluir num roteiro de viagem pela Alemanha
- O que visitar na Alemanha – Cidades e pontos turísticos para sua viagem
E estando na Alemanha, por que não conhecer outros países:
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Deixe um comentário