Nós não viajamos tanto em 2018 quanto no ano passado. Como falamos na retrospectiva de 2017, ele foi especial na descoberta de novos destinos. No primeiro semestre de 2017, nós fomos para lugares lindos e que queríamos muito visitar, como Marrocos, Cuba e Islândia, e no segundo semestre foi praticamente só trabalho, a Viviane ficou 3 meses fora de casa, mas conheceu lugares distintos como a Cidade de Ho Chi Minh no Vietnam e Berna na Suíça.
Porém nós não podemos reclamar nem um pouco deste ano, pois exploramos o Sudeste Asiático e finalmente conhecemos a cidade de Montevidéu no Uruguai. Isso sem contar as novas cidades que conhecemos na Alemanha, país onde moramos, e lugares lindos que revisitamos.
Vamos falar um pouco mais de cada lugar que visitamos.
Destinos visitados em 2018
Clique no nome do destino para ler mais sobre nossa experiência e algumas dicas e curiosidades sobre local. Alguns não possuem um post publicado, mas ainda no início de 2019 estarão disponíveis no blog.
França
Colmar e Estrasburgo na Região da Alsácia
Fazia bastante tempo que queríamos voltar para Colmar e Estrasburgo, cidades lindas da região da Alsácia na França. E aproveitamos um final de semana com tempo bom para fazer uma viagem bate-e-volta que valeu bastante a pena. Além de rever todos seus pontos turísticos, nós comemos num restaurante, que olha, estava bom demais!
Paris
Nós fomos para Paris em duas situações neste ano. A primeira julho, para comemorar o aniversário da Viviane e onde exploramos novos e melhores lugares para tirar fotos da Torre Eiffel. Não deixe de ler os posts que escrevemos sobre 10 passeios e atrações turísticas imperdíveis em Paris, 13 lugares para tirar a melhor foto da Torre Eiffel em Paris e 4 lugares para compras em Paris na França.
E depois no início de dezembro, onde a Viviane presenciou as bombas de gás lacrimogêneo contra a manifestação dos “Coletes Amarelos”, mas que também conseguiu visitar alguns museus que ainda não conhecia, como o Musée de l’Orangerie e o Centro Georges Pompidou.
Sudeste Asiático
Essa foi a grande viagem de 2018, nós ficamos 15 no Sudeste Asiático e pudemos conhecer um pouco de sua cultura tão diferente, em especial os templos budistas e hinduístas.
Singapura
Mesmo que Singapura não seja o país mais asiático do Sudeste Asiático, ele ainda é bem diferente do que estamos acostumados. Nós conhecemos a Littel india, o Arab Quarter e a Chinatown; fomos brincar na Universal Studios na Ilha de Sentosa; os Templos hinduístas Sri Veeramakaliamman e Shree Lakshminarayan; além de andar pelo Civic District e Orchard Road. E no final da viagem nós tivemos o luxo de nos hospedarmos no Marina Bay Sands, bem ao lado do Gardens by the Bay. Foi lá também que comemos em nosso primeiro restaurante com estrela Michelin.
Kuala Lumpur na Malásia
Devido a alterações nos horários de voo, nosso roteiro em Kuala Lumpur foi bem apertado. Ainda assim, nós conseguimos passear pelos principais pontos turísticos da cidade, como as Petronas Towers, imponentes e lindas; Subimos na KL Tower e brincamos no Glass Box com vista da cidade; passeamos pelo centro antigo e Little India, onde visitamos o templo hindu Sri Mahamariamman; e enfim exploramos as Batu Caves. Uma viagem corrida, mas maravilhosa!
Yangon no Myanmar
Em Myanmar nós iniciamos nossa viagem em Yangon, onde tivemos a primeira impressão desse país que gostamos muito. Nós fomos para o Chaukhtatgyi Buddha, templo com um Buda deitado de 66 metros, para a Shwedagon pagoda, muito emoção por estar ali, andamos com o Trem Circular e fizemos um Walking Tour no centro turístico da cidade.
Bagan no Myanmar
De lá, nós fomos para Bagan, a cidade das mil pagodas. Foi uma experiência incrível alugar uma moto elétrica e pilotar por entre os templos e pagados espalhados por lá. A Olívia adorou, ainda hoje ela se impressiona quando vê uma estátua do Buda e lembra da viagem. Vamos voltar quando ela for mais velha.
Montevidéu no Uruguai
Em nossa viagem de férias para visitar a família no Brasil, nós aproveitamos para deixar a Olivia com os avós e escapamos para conhecer Montevidéu, a capital do Uruguai. Nós escolhemos ficar os 4 dias de viagem apenas numa cidade, então foi um passeio bem tranquilo, onde aproveitamos bastante para andar, pedalar, conhecer os pontos turísticos e comer, comer muito.
Ainda vamos escrever sobre essa viagem.
Budapeste na Hungria
Nós gostamos muito de Budapeste, nossa primeira ida foi num calorão, onde aproveitamos bastante as termas. Dessa vez, a Viviane aproveitou que estava visitando um cliente no interior da Hungria e reservou um período para revisitar a cidade. Foi uma oportunidade muito legal de rever pontos turísticos que ela havia gostado e gerou um roteiro de 6 horas em Budapeste que pode ajudar bastante o turista apressado.
Porto em Portugal
Em março eu fui para a cidade de Porto em Portugal para o festival de música NOS Primavera, foi sensacional! Dessa vez a Viviane a a Olivia não puderam ir, mas tive a companhia de minha irmã e cunhado. O festival foi muito legal, apesar de cansativa, são 3 dias inteiros de shows em diversos palcos, muita caminhada, muita chuva, muita cerveja e muita comida. E ainda sobrou tempo para passear na cidade, incluindo um tour e degustação numa Cave de Vinho do Porto.
Alemanha
Como falei no início do post, este ano nós aproveitamos bastante para passear pela Alemanha. Ainda que tenhamos ainda concentrado nossos destinos no sul do país. Abaixo os lugares que nós visitamos:
- Legoland, adoramos o parque de diversão da Lego, fomos no verão e foi um ótimo passeio;
- Miltenberg, uma cidade pequenina mas bem lindinha do estado da Baviera;
- Würzburg, primeira cidade da rota romântica alemã;
- Dinkelsbühl, também na Baviera é uma cidade medieval histórica com pontos turísticos bem conservados;
- Feuchtwangen, passamos durante a viagem para Dinkelsbühl, pequena mais bonitinha;
- Insel Mainau, essa ilha no lago de Constança é um parque maravilhoso e falaremos ainda bastante dela;
- Zoo de Stuttgart, a Olivia adora zoológico e o de Stuttgart é muito bem cuidado e tem um parque amplo;
- Trier, a cidade mais antiga da Alemanha;
- Tüchersfeld, passamos nessa cidade para tirar uma foto que a Viviane viu no Pinterest;
- Bamberg, a cidade da cerveja defumada; e
- Colônia, fomos para Colônia rever seus Mercados de Natal e valeu bastante a pena.
Como pode ver, nós ainda não escrevemos sobre muitas dessas viagens, mas ela terão seu espaço no blog no início de 2019. Enquanto isso você pode ler sobre nossa viagem para as cidades de Würzburg e Miltenberg e também nossos posts especiais para um planejamento de viagem para a Alemanha:
- Dicas de Segurança, Economia e Informações Úteis na Alemanha
- Informações necessárias para o planejamento de sua viagem para a Alemanha
- 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
- Como se hospedar num castelo na Alemanha
- Calendário 2018 dos Mercados de Natal na Alemanha
Espanha
Em 2018 nós viajamos duas vezes para a Espanha. A primeira foi em novembro no V Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Madrid, evento que reúne alguns blogueiros de viagem e que já tínhamos ido há 2 anos em Berlin. É uma excelente oportunidade de rever colegas da internet, conhecer gente nova, aprender e pensar em novos projetos.
A segunda viagem está ocorrendo enquanto esse post é publicado… Nós vamos passar as festas de fim de ano na Espanha, num roteiro próximo de Madrid que inclui Córdoba, Sevilha, Granada, Toledo entre outros lugares. Se você nos segue no Instagram, Twitter e Facebook, provavelmente já viu algumas fotos e videos dessa epopeia.
Qual desses destinos você mais gostou? Ou ficou com vontade de conhecer? E um feliz ano 2019!
Blogagem Coletiva
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #retrospectivaviagens2018, onde Blogs de Viagem de Pequenos Grandes Viajantes escreveram sobre suas viagens de 2018 e planos para o ano novo.
Não deixe de ler os outros posts:
- D&D Mundo Afora – Retrospectiva 2018: as melhores viagens do ano
- Mulher Casada Viaja – Por onde andei em 2018
- Cantinho de Ná – Retrospectiva 2018: 2 países e 7 cidades pra conta
- Vamos Por Aí –Melhores viagens de 2018 para te inspirar a viajar em 2019
- Destinos por Onde Andei … – Retrospectiva de viagens 2018
- Trilhas e Cantos – Retrospectiva – as melhores viagens em 2018
- Viagens Invisíveis – Retrospectiva 2018, as nossas viagens
- Uma Viagem Diferente – Viagens pela América do Sul, nossa retrospectiva de 2018
- Juny pelo Mundo – Retrospectiva 2018: Viagens pela Ásia e pelo Brasil
- Diário de Turista– Retrospectiva de Viagens 2018: melhores momentos do ano
- Ninho de Jiripoca – Retrospectiva 2018: Por onde os caminhos nos levaram
- Por aí com os Pires – Retrospectiva 2018 – Nossos melhores momentos
- Mapeando Mundo – Mapeando Mundo: Retrospectiva 2018 para te inspirar em 2019
- Descansa na Volta – Retrospectiva de Viagens 2018
- Uma Turista nas Nuvens – O que rolou em 2018 – as melhores viagens do ano na Eruopa e Brasil
- Turista FullTime – Retrospectiva 2018 e as melhores viagens do Turista FullTime
- Manu no Mundo – Melhores dicas de Viagens – Retrospectiva 2018
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.