Não é sempre que podemos pagar a viagem que sonhamos, na verdade na maioria das vezes nós precisamos segurar várias pontas. Ouvimos e lemos sobre esse viajantes que dizem ser possível rodar o mundo sem gastar nada. Difícil!
Não importa qual é o destino, se é praia ou campo, se é longe ou perto, se é nacional ou internacional, nós temos que gastar parte de nossa economia.
Mas no final a verdade é que podemos sim viajar, é só escolhermos viajar barato. E para isso, nós listamos algumas dicas que realmente nos ajuda a viajar mais.
1. Defina o que é essencial para sua viagem
Se você está pensando em viajar barato, o primeiro passo é fazer uma lista do que realmente você quer ver e fazer.
Assim como escolhemos o que fazemos em nossos dias, precisamos também priorizar o tipo de hospedagem, onde vamos comer e os passeios gratuitos ou pagos que iremos.
Nós sempre usamos uma planilha para organizar para onde vamos, quanto tempo em cada cidade e o tempo de deslocamento entre cidades.
Leia nossos Planejamentos de Viagem, pode ajudar a ter boas idéias de organização, hospedagem e passeios!
2. Pesquise passagens com antecedência
Viajar mais devagar é na maioria das vezes a maneira mais barata. Ir de trem é mais barato que ir de avião; ir de ônibus é mais barato que ir de trem; ir de bicicleta é mais barato que ir de ônibus; e ir andar a pé é a maneira mais barata de viajar.
Isso sem contar a possibilidade de viajar de carona ou mesmo compartilhando os custos de viagem, seja por aplicativos ou pela velha maneira de conversar e combinar.
Mas nem sempre temos essas escolhas, muitas vezes a viagem tem que ser obrigatoriamente feita por avião e temos 3 dicas que podem ajudar a baratear a compra de passagem:
- Comprar a passagem com 6 a 4 meses de antecedência;
- Escolher as viagens que tem escala (lembra o que falei sobre viajar barato?); e
- Usar as companhias de lowcost, com a Ryanair e Easyjet, em viagens curtas com apenas mala de mão.
3. Procure um lugar grátis ou barato para ficar
Existem várias maneiras de economizar em hospedagem, a mais simples delas é sempre ficar de olho nas melhores opções do Booking.com ou AirBnb, porém você também pode pesquisar por albergues não listados nesses sites (Hostel em inglês) ou mesmo tentar o Couchsurfing.
Couchsurfing, que pode ser traduzido como “navegando por sofás”, é uma rede social de troca de hospedagem. Usando o site ou o App você procura por pessoas que estejam disponíveis para oferecer hospedagem gratuita para turistas.
Uma boa maneira de economizar, conhecer pessoas e quem sabe até ter dicas locais de quem realmente mora no destino visitado.
Outra dica é alugar um Motor Home, aqueles carros mais parecidos com Vans ou com trailers, que você pode parar em estacionamento específicos e dormir, como se fosse um acampamento.
4. Reduza gastos com alimentação
Esta dica nós fazemos mesmo quando nos hospedamos em hotéis mais caros, compre comida em supermercado e faça sua refeição num parque, numa praça ou no quarto do hotel.
São várias as vantagens, você aproveita para conhecer um mercado local, ver os produtos e comidas que são vendidos e comprados por que mora na cidade. Aproveite para passear na seção de frutas, verduras, na seção de pães, doces, frios e queijo.
Muitas das melhores refeições que tivemos foram com queijos locais, presuntos, pães, doces, vinhos e cervejas no conforto do hotel e albergue.
Procure também nos rankings do TripAdvisor aqueles lugares de FastFood locais, como sanduíches, cachorros quentes, salgados etc. Podem valer a pena.
5. Seja flexível para economias de última hora
Uma outra boa oportunidade para economizar na sua viagem barata é estar preparado para as promoções e descontos de última hora, seja em transporte ou em hospedagem.
Existem por exemplos alguns sites que listam hotéis que estão com quartos vagos no dia e oferecem bons preços, como o Hotel Tonight. O mesmo serviço é oferecido para passagens de avião, como o Hipmunk.
Aproveitando que estamos terminando, algumas dicas de sites para viagens compartilhadas:
- CouchSurfing (hospedagem)
- Vayable e RentALocalFriend (tours)
- BlaBlaCar (carona)
- EatWith (alimentação)
6. Pesquise bonificações
Estude as regras e bonificações que são oferecidas pelo seu banco e bandeiras de cartão de crédito que você possui. Algumas boas surpresas e descontos podem ser encontrados.
A mesma coisa pode ser feita em associação e cadastro em agências de turismo, lojas, companhias aéreas, transporte e empresas hoteleiras.
7. Pesquise dicas de outros blogueiros de viagem
Muitos blogueiros também escrevem suas dicas de como viajar barato e isso é muito bom. Nós sempre indicamos que vocês procurem pela experiência em outros blogs e a melhor seleção está no site da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem e a ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem.
Encontre Ofertas de Hospedagem
Encontre Ofertas de Passeio e Atrações Turísticas
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Angela C S Anna diz
gostei do novo layout do blog, ficou bem mais limpo e leve! reduzir os gastos com alimentação é essencial, é uma parte do orçamento q come demais, literalmente, se não cuidar haueah
Tripping Unicorn diz
Adorei as dicas. Cheguei na conclusão que viajar é um estilo de vida! Muitas pessoas entendem o conceito e aplicam… outras passam o tempo a reclamar de falta de grana.. 😉
Rui Barbosa Batista diz
Eu gosto de poupar antes, mas, confesso, em viagem apenas tento evitar não ser muito explorado. Habitualmente prefiro seguir as vontades e quando volto a casa, logo tenho de ver se preciso ‘apertar’ nas semanas seguintes :)) Mas belas dicas… e parabéns pelo layout!
Mariana Antunes diz
Essas dicas são essenciais para quem deseja fazer um bom planejamento e economizar durante o passeio! Nessa crise então, economizar é necessário 🙂 Adorei!
Fabíola Moura diz
Confesso que não conseguimos economizar com hospedagem e alimentação com as crianças, nisso não arriscamos. Como fazem com a pequena de vocês?
Ruthia diz
Dicas bem vindas para todos, porque poucos são os que podem viajar sem pensar no saldo da conta bancária.
Carla Mota diz
O segredo é mesmo pesquisar muito. Há imensas dicas boas online. Força, vai ser maravilhoso mesmo. Vai!
Lulu Freitas diz
Um bom queijo e vinho no hotel é melhor que muito restaurante. Uso muito essa dica!!! Adorei as sugestões, ainda mais nessa época de dolar nas alturas.
Fabiana diz
Uau, dicas ótimas e necessárias para todos os que amam viajar! Muito obrigada, tudo anotadinho!
Marcia Picorallo diz
Gostei das dicas, principalmente de hospedagem de útlima hora. Anotado! Mas… para quem ganha em reais e paga em dólares ou euros, viajar devagar e ter que cozinhar vão tomar mais tempo. Quanto ao motorhome, acabei de fazer um estudo de aluguel no Alasca e ficaria o mesmo preço de hotel+ carro. Olha, tá difícil rsrs Prefiro economizar antes da viagem e fazer escolhas mais confortáveis, mas com certeza as dicas serão bem úteis para quem faz diferente de mim.