Radovljica é uma cidade pequenina e bonitinha na Eslovênia que fica à 15 minutos de carro de Bled e seus famosos lago e castelo. Nós fomos visitá-la por recomendação de um casal amigo nosso que que devíamos conhecer umas das fábricas de gingerbreads mais antigas do mundo, a Gostilna Lectar.
Como estávamos em Bled, foi bem fácil uma viagem de “bate-e-volta”, mas caso queira se hospedar na cidade, o museu também é uma Pensão #fkdk.
Saímos bem cedo do hotel, chegamos em Radovljica, paramos o carro à uns 3 minutos do centro da cidade e, para a nossa surpresa, o estacionamento tem uma vista incrível do rio Sava, seu vale e da montanha Triglav.
Chegando na fábrica, que também é um museu, vimos que só abriria depois do meio dia, assim decidimos dar uma rápida volta no centro e ir para Liubliana (post saindo já já).
No retorno ao fim do dia, nós fizemos a visita, onde fomos recepcionados pelo dono do local. Como o local não é tão conhecido, as visitações são feitas individualmente. Ele nos mostrou todo o processo de produção, que é 100% manual, contou a história do biscoito e sua importância para a cidade e o país.
A maior surpresa é que na verdade o biscoito não é um gingerbread, mas sim um Pão de Mel, pois a receita não vai gengibre e é bastante rica em mel. Ele pode ter vários formatos, mas o de coração é o mais comum e servia como presente em ocasiões especiais.
E o danado dura viu… Vimos exposto um pão de mel com 65 anos e intacto. O mel acaba servindo como um conservante natural e o biscoito ficará bonito eternamente, mas provavelmente não comestível.
O costume antigamente era presentear com o pão de mel, que em esloveno se chama lectarstvo, os pais que acabaram de ter bebês, entes queridos em datas comemorativas e mesmo durante um pedido de casamento.
Aliás, o pedido de casamento foi a história mais fofa que já vi. Quando o namorado dava um lect no formato de coração para uma pretendente, normalmente ele vinha com um pequeno espelho colado. Ao olhar para o presente, a moça se via, o que representava que ela estava dentro do coração de seu amado. Um momento muito own… <3
Eu não ganhei o meu (olha a indireta, maridoviski…), mas compramos um pão de mel com o nome da baixinha escrito, que está muito bem guardado e daremos a ela quando for mais velha.
Para finalizar mais um lindo pôr do sol na Eslovênia.
E sim… era um dinossauro naquela foto lá em cima! 😀
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Cristina e Renato diz
Que sonho!!! Sou apaixonada por pão de mel. Que cidadezinha mais linda, não conhecia! Parabéns pelo post, juntou duas coisas maravilhosas! Abraços, Cristina – Blog Pegadas na Estrada
Gê Azevedo - Mineiros na Estrada diz
Gente, que legal! Nunca ia imaginar que existe um museu de pão de mel.
E que curioso o mel preservar o bolinho! Na minha cabeça ingênua iria era atrair formigas!
Adorei!
Camila Lisbôa diz
Hoje é dia da maldade! (rs)
Eu sou FANÁTICA de pão de mel e aqui no Chile é impossível achar! (E eu não sou tão boa na cozinha pra fazer… rs).
Quero muito conhecer e talvez ganhar um coraçãozinho! Ohn <3
Só me explica do dinossauro, por favor?
Edson Amorina Jr diz
Não, é? Então, eu quero muito acreditar que eram dinossauros de verdade… mas acho que estavam movendo para fazer um parque de diversão ou algo assim. 😀
Mari Vidigal diz
Que delícia de post! Eslovénia está super na minha lista de viagens! Obrigada pela dica
Viaje Comigo diz
Ah que post lindo e saboroso! Deve dar vontade de comer tudo… nem imagino o cheirinho lá no sítio 😀 Mas deve dar pena de comer porque parecem obras de arte, cada uma feira à mão! Uau! 😀 Boas viagens
Klécia diz
Ah, que delicia de post. Não conhecia Radovljica, mas achei a paisagem e o cenário da cidade uma lindeza só. Mas esse museu foi mesmo um achado né? Pão de Mel é uma delicia, e certeza que eu teria me acabado de provar essas gostosuras!
Margarida Nobre diz
Fotos lindas! 🙂 Ainda não conheço a Eslovénia mas quando for não vou perder o Museu do Pão de Mel… além de tudo a cidadezinha também parece bem bonita! 🙂
Gabriela diz
Ótimo passeio para adultos e crianças, além de ser super diferente.
Bem colorido e certamente deliciosos
Mirella Matthiesen diz
Uia … Não conheci essa fabrica quando estiver na Eslovenia, aliás, fiquei tao pouco tempo por lá, que fui embora já pensando em retornar!
Bjo
Juliana Guimarães diz
Sonho em conhecer a Eslovênia, adorei saber a história do pãozinho e o momento “oun” da tradição! Lindo relato, só fiquei com medo do dino no fim do post hahaha! Ótimo trabalho! 😀
Luciana Rodrigues diz
Mais do que um museu, esse lugarzinho fofo e charmoso é uma tentação. Vou colocar nos meus favoritos com dicas da Eslovenia.
Juliana Moreti diz
Viviane
Linda paisagem…. linda cidade!
Diria que teu texto tem 2 momentos ounnnnssss
rs
A història do pedido do casamento, claro, e o coração que vcs presentearão a pequena! Que fofo!
Mas algo me atordoou: um dinossauro voador?????
Hein????
hahahahahahaha
Camilla Kafino diz
Museu do pão de mel?! Você só pode estar brincando que existe uma coisa tão maravilhosa dessas no mundo <3 procurando agora emissão de passagens para Slovênia 😀