Blue Lagoon traduzido para português significa “lagoa azul”. E é bastante interessante que o nome seja usado para duas atrações bastante famosas de dois países muito diferentes entre si: a paradisíaca praia Blue Lagoon da ilha de Comino em Malta e o famoso spa termal Blue Lagoon perto de Reykjavik, capital da Islândia.
Mas qual seria o melhor para incluir no seu roteiro de viagem.
Vamos conhecer as duas opções?
Blue Lagoon na Ilha de Comino em Malta
A segunda ilha de Malta, Comino, é a casa da maior atracão do país, a Blue Lagoon.
Para chegar nesse paraíso azul turquesa é necessário ir de Ferry ou embarcação privada. Nós decidimos ir de ferry com a empresa Comino Ferries Co-Op Ltd. e compramos os tickets online para não pegar fila e foi tudo tranquilo.
Mas se você preferir, existem algumas opções de transfers e passeios, como:
A ida já foi maravilhosa, quando já vemos algumas cavernas com um mar azul turquesa até chegar na praia Blue Lagoon. UAU! É realmente bonito!
A principal dica é chegar o mais cedo possível, assim é possível pegar um lugar legal na estreita faixa de areia. O aluguel de um guarda-sol e 2 cadeiras saiu por 25 Euros. E o local tem uma ótima infra-estrutura com barracas de comida, banheiros, aluguel de máscaras de snorkel e até lockers.
Já às 11 horas, o local estava bem cheio e, sim, perde-se um pouco da magia. Aproveite para caminhar e explorar a pequena ilha, conhecer os outros pontos e também para mergulhar.
Se quiser ficar hospedado em Comino, o único hotel é o Comino Hotel and Bungalows fica do lado oposto da prainha da Blue Lagoon. Deve ser uma experiência bem legal passar a noite na ilha e ver também essas paisagens no pôr do sul e no amanhecer.
Uma experiência paradisíaca para uma viagem de verão perfeita.
Leia Quanto custou nossa viagem de verão para Malta na Europa.
Blue Lagoon em Grindavík na Islândia
Um dos pontos turísticos mais indicados quando se está montando um roteiro de viagem para a Islândia, o Spa Termal Blue Lagoon fica na cidade de Grindavík, a somente 25 minutos de carro do aeroporto de Keflavík.
É também possível contratar transfers ou mesmo tours para lá, veja:
A população local acredita que a água quente e de cor azulada, originada do despejo da usina geotérmica próxima, possui poderes dermatológicos e medicinais.
Com o passar dos anos, um spa foi construído para aproveitar o potencial turístico da lagoa e hoje conta com uma excelente infraestrutura para receber seus visitantes, formada também por hotel e restaurantes.
A principal dica é comprar o ticket com antecedência, pois os preços podem variar de acordo com data e horário. Além disso a atração é bastante concorrida e existe um limite máximo de pessoas por período, melhor garantir que você não chegue lá e não consiga entrar.
Você pode garantir seu ingresso via as empresas de transfer e tours ou comprar diretamente no site da Blue Lagoon. Faça isso com uns dois meses de antecedência. Existem diferentes pacotes com diferentes preços, vale consultar o valor atualizado.
Mas mesmo que você não entre no SPA, a área ao redor da lagoa é bem bonita. Uma água absurdamente azul em contraste com a terra preta e o verde do musgo. Vale várias fotos.
Na hora de entrar, tome cuidado pois há uma fila para tours e uma fila para quem comprou o ingresso online. Não perca minutos preciosos que nem a gente! Então pegamos as nossas pulseiras, toalhas e fomos nos trocar.
Antes de ir para a área externa, há um lobby e um café com comidas de preços exorbitantes. Penduramos então as toalhas e… UAU! A água tem uma cor verde linda, meio leitosa devido a sedimentação e é realmente quente.
Crianças pequenas precisam usar boias. E tome cuidado para não mergulhar a cabeça, pois devido a sílica e outros minerais, a água dá um leve desconforto ao molhar os olhos. E li em vários lugares que se molhar a cabeleira, ela fica ressecada que nem palha.
Depois de tanto cuidado e dicas, é hora de relaxar, usar as máscaras de sílica e de algas, que faz parte do pacote. E também pegar a sua bebida nos bares, sem sair da água quentinha.
Só curtir!
Apesar de receber muitos visitantes, a Blue Lagoon é grande o suficiente para você achar um lugar para aproveitar. Outra dica é que a temperatura da água varia de acordo com o lugar em que estiver no complexo. E o clima frio da Islândia equilibra muito bem com o quentinho da água.
Leia nosso Planejamento de 5 dias de viagem de carro pela Islândia.
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Gabriela Torrezani diz
Eu nunca fui na blue Lagoon da Islândia heheh mas fiquei meio decepcionada com a Blue Lagoon de Malta. É linda a cor do mar, mas quando fui estava TÃO lotado e estrumbado, piscinão de ramos, não rolou de curtir… infelizmente 🙁
Ana diz
Não conheço a Blue Lagoon na Islândia e nem a Blue Lagoon em Malta. Pelo post gostei mais da de Malta rs
Cynara Vianna diz
Muito interessante seu comparativo. Totalmente opostas em tudo apesar de terem o mesmo nome. Eu amo praia e fico sempre boquiaberta com as fotos de Malta, mas me assusta a questão da superlotação, coisa que com certeza não irá me impedir de colocá-la no roteiro quando for pra Malta. Na islândia adorei saber que não devemos mergulhar de cabeça, olhos ardidos e cabelo duro não dá hehehe.
Sul Mendes diz
Infelizmente não conheço nenhuma dessas duas blue lagoon. Apesar de serem diferentes, lendo seu post , fiquei curiosa para conhecer as duas. São lindas .
Angela C S Anna diz
acho q as duas tem as suas vantagens ne! eu preferiria a blue lagoon da islandia pq eh meu sonho conhecer e q parece cada vez mais distante aheuahe mas um dia eu vou visitar esse lugar maravilhoso!
Suriàn diz
As duas Blue Lagoon são lindas, mas acho q prefiro a de Malta! Qual a tua preferida?
Edson Amorina Jr diz
Eu também achei as duas lindas, mas acho que se eu fosse voltar hoje, voltaria para a Islândia… até por que quero conhecer mais do país.
Carla Mota diz
Eu conheço as duas e confesso que me apaixonei por ambas. Não sei qual é melhor porque são totalmente diferentes mas confesso que se só pudesse visitar uma na vida. seria a Blue Lagoon na Islândia.
Rui Barbosa Batista diz
Estive nos dois países, mas confesso que não visitei qualquer delas 🙂 Na Islândia fui muitas vezes a piscinas municipais outdoor e a várias outras mais pequenas, na natureza. De uma forma ou outra, com a melhor das companhias… facilita 🙂 Belo post. Fiquei a sentir que não as deveria ter perdido :))
Lulu Freitas diz
Difícil escolher qual a melhor Blue Lagoon porque são muito diferentes entre si! Acho que iria preferir a de Malta por conta do sol. Mas, sem dúvidas, dois lugares imperdíveis.