Depois de ver lindas paisagens em Ramsau e Hintersee, ainda em Berchtesgadener Land, fomos para o Schönau am Königssee, visitar o famoso e lindo lago Königssee e o Ninho da Águia (Kehlsteinhaus), famosa casa que foi presente de 50 anos de Adolf Hitler.
O local para visitar o lago tem uma ótima infraestrutura para receber os turistas, logo é super cheio. A dica para aproveitar melhor o dia é chegar cedo. No local são vendidos dois passeios, um até São Bartolomeu, onde fica sua famosa igreja, com duração de meia hora, e outro para o Obersee, que leva uma hora.
Como não sabia lhufas sobre o Obersee, compramos somente o ticket para São Bartolomeu, mas acabei me arrependendo depois que vi as fotos do local… Fica pra próxima.
Com os bilhetes comprados, esperamos o nosso horário e fomos em direção a São Bartolomeu. Os barcos são elétricos para evitar poluição, pois o lago é considerado o de melhor água de toda a Alemanha, e também para não fazer tanto barulho e atrapalhar a fauna local.
Durante o passeio de barco, um guia conta um pouco da história da região, pontos interessantes do caminho, mostra o local do ninho da Águia, os principais cumes próximos ao lago etc. Nosso guia só falava alemão, mas pode ser que tenha algum horário em que a explicação seja em inglês, tem que pesquisar na hora. O melhor momento é quando o barco para perto de um paredão e um dos tripulantes toca um trompete e dá para ouvir direitinho o eco do local… precisamente SETE vezes.
Chegando perto do desembarque é possível ver a Igreja de São Bartolomeu, o corazones pulou de alegria. Que coisa mais linda! Fotos mostram melhor o que eu gostaria de expressar.
Descemos e fomos dar uma volta pelo local. Lá tem um Biergarten gigante, um pequeno museu a céu aberto com casas típicas da região, vários pontos para poder relaxar e pontos de partida para caminhadas em trilhas que podem durar de 30 minutos até horas. Um dos pontos altos, principalmente para o maridoviski, foi comer um peixe defumado, que só é feito lá por uma única família ao longo dos anos, já que ela é a única que tem permissão pescar no lago.
Passeamos mais um pouco no local e pegamos o barco de volta. Aliás, outro detalhe, a saída inicial tem um horário definido, já o retorno é necessário olhar a tabela de horário de saída dos barcos e entrar na fila para Schönau, bem tranquilo.
Depois de tanta aventura na natureza, nossa última parada do dia foi visitar o Ninho da Águia, ou em alemão Kehlsteinhaus, que foi a residência que Hitler ganhou por seu aniversário de 50 anos. E que presente, viu! A casa tem belas vistas dos Alpes e principalmente do lago Königssee, também a 1834m…
Para visitar o local é necessário comprar um ticket, que pagamos 15,50 Euros por pessoa, para subir de ônibus até a base da construção da casa. O caminho usado é uma estradinha apertadinha que é de tirar o fôlego, devido à tamanha beleza e também proximidade de penhascos bem altos.
Chegando à base, o ticket é carimbado com o horário de retorno. Então entramos em um túnel gelaaado para chegarmos a um elevador, que nos leva até a casa em si.
O Ninho da Águia hoje é um restaurante que serve comida típica alemã, mas mesmo assim vale ir pela história do local e também pelas belas vistas da região. Porém quem espera algo mais histórico vai se decepcionar, pois apenas algumas fotos da época da construção são expostas num pequeno corredor, que nem podemos chamar de museu.
Ainda no topo da montanha, é possível fazer uma trilha bem longa onde dá para tirar boas fotos tanto da vista da região quanto da casa em si. O único problema é enfrentar o mar de turistas. Nós não conseguimos ficar muito tempo ou ir muito longe, pois o tempo acabou virando e todo o local foi tomado por uma neblina bem fechada.
Aí não teve jeito, nós descemos para o estacionamento, dêmos um último tchau para Berchtesgadener Land e fizemos nosso caminho da roça para casa…
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Alessandra Fratus diz
Nossa, que visual incrível?! As fotos parecem saídas de pinturas. Fico imaginando quanta coisa (ruim) foi planejada por ali. Deu até um calafrio. Ótimo post, muito curioso!
Edson Amorina Jr diz
Na verdade Hitler não chegou a morar ali. A casa ficou mais como um dos presentes mais extravagantes que ele ganhou. Mas o visual é maravilhos mesmo 😀
Juliana diz
Uau! Que lindo lago, fiquei com vontade de conhecer – no verão dá pra mergulhar? Fica próximo de qual cidade? Dá pra fazer bate e volta? Já se nota que estou planejando Alemanha hahaha. Parabéns pela aventura! 🙂
Edson Amorina Jr diz
Realmente é lindo e vale bastante passar o dia. Tem algumas áreas para banho sim e também dá para alugar um caiaqui ou barco a remo e passear.
Ele fica no extremo sul da Alemanha, é muito mais perto de cidades da Austria (ex. de Salzburgo fica a 40 min), mas não é exatamente tão longe de Munique, são 1h40 de estrada.
Dá para fazer um bate e volta sim
Ana - voupraroma diz
Maravilhoso este lugar! Já estive em algumas cidades da Alemanha e sempre me encanto, parecem cidades de contos de fadas e depois tudo funciona com perfeição. Nota 10 para o Post e para a Alemanha também.
Edson Amorina Jr diz
Tem muito lugar lindo escondido na Alemanha né? Aos poucos vamos desbravando.
Jaque diz
Alemanha sempre surpreendendo! O país tem cada lugar lindo e ainda muito pouco explorado! Que belo passeio e belas fotos! Adoro esses passeios de barco ainda mais num dia lindo desse, mas pena q acabou fechado no final!
Edson Amorina Jr diz
É, acabamos ficando pouco no Ninho da Águia. Mas como já era hora de partir, não atrapalhou muito. 😀
Viagem LadoB diz
Nossa! Que lugar legal, lindas fotos! Adoro a Alemanha, mas não conhecia aí, adorei esse lago, fiquei com bastante vontade de ir!! Quem sabe na próxima visita!!
Rui Baptista diz
Uauuu… excelente lugar 🙂 Belas fotos e relato. Assim dá mesmo vontade de partir!! :)))
Edson Amorina Jr diz
Esse lugar realmente é lindo e dá até vontade de voltar. 😀
Viajar pela história - Catarina Leonardo diz
Boa noite,
Gostei bastante do post, zona muito bonita e historicamente muito interessante. Não conheço e fiquei com vontade!
Martinha Andersen diz
Waowwwww… não conheço o Ninho da Águia, mas já quero. O lago Königssee eu conheço, e adoro! Acho ele um dos lagos mais lindos da Europa. Beijo =)
Edson Amorina Jr diz
Realmente muito bonito, né? Vale a pena ir para o Ninho da Águia, mas principalmente pela história em si, não tanto pelo lugar. Nós gostamos.
angela sant anna diz
bahh eu achei q os aliados tinham destruido a entrada para o tunel, ainda bem que nao o fizeram e usaram como base para as operacoes, super phynesse o lugar hauehae hitler tb nao gostava do elevador!
Edson Amorina Jr diz
Ele mesmo não “curtiu” muito o lugar, foi um presente para uso alheio… rs
Orang diz
De fato ele tinha medo de altura, não gostava do vento e das bruscas mudanças do tempo ali. Ele foi 14 vezes ao local, mas sempre para reuniões sociais.
Muito bom relato, fotos muito legais. Parabéns.
Sônia Lima diz
Olá, boa tarde!
Passarei alguns dias em Salzburg no final de Outubro e, vendo seu post, fiquei encantada e já quero incluir Königssee e o Ninho da Águia no meu roteiro. Você sabe se vale a pena visitar esses lugares nesta época do ano?
Seu post está sensacional!!!
Edson Amorina Jr diz
Oi Sonia, que bom que gostou do post. O problema é que já vai estar um pouco frio e com dias mais curtos. Em relação a tempo fechado e chuva, aí é mais sorte, infelizmente pode pegar algum dia ruim.
Mas acho que ainda vale a pena sim. Curiosidade, nós fomos no final do mês de maio.
Abraço
Marcia Picorallo diz
Que delícia este lago num dia de Sol! Choveu fraquinho, mas sem parar quando fomos, tanto que desistimos de ir ao Ninho da Águia – mas olhe, o Obersee é lindo, viu?
Edson Amorina Jr diz
Nós demos sorte, mas o Ninho da Águia ficou debaixo de uma neblina assim que chegamos, mais um pouco e a gente se perdia.
Anna diz
Oi, Edson. Dá pra ir andando do lago pra parte onde se pega o ônibus para o Ninho?
Edson Amorina Jr diz
Oi Anna, eu acredito que sim, não tenho certeza. Entrei no site de informações turísticos do Konigsee e eles falam isso: https://www.koenigssee.com/kehlsteinhaus.htm
Qualquer coisa envie um e-mail para eles perguntando.
Abraço
Edson 🙂