Continuando nossa viagem de 2 semanas de carro pela Região da Provença e Cote d’Azur, aproveitando que o tempo colaborou, nós saímos de Avignon com um tremendo sol, um dia perfeito para nosso primeiro passeio nas pequeninas cidades da Provença.
O caminho começou um pouco insosso pois eu queria porque queria ver de logo, plantações e mais plantações de lavanda.. O problema é que demorou mais uns 3 dias para eu satisfazer a ansiedade :/ Mas, vou dizer que o caminho pelas essas pequeninas cidades tem o seu charme… Me lembrou muito o caminho na região dos vinhedos do Rio Grande do Sul tchê 😀
Fontaine-de-Vaucluse na Região da Provença, França
Nossa primeira parada foi em Fontaine de Vaucluse, que é conhecia pelo rio de águas cristalinas que corta a cidade. Ela é bem pitoresca e bonitinha. Como toda boa cidade no auge do verão europeu, estava tendo um festival assim a cidade foi tomada por um karaokê no mínimo curioso 😛
Para visitar a cidade há dois bolsões de estacionamento, um que fica a aproximadamente a 1km do centro onde também os ônibus ficam estacionados e outro pertinho do centro uns 500 m. Todos são pagos. Conseguimos estacionar no estacionamento mais perto do centro e de lá fomos direto fazer a caminhada até a nascente do rio.
Durante a caminhada que leva a alguns 30 – 40 minutos até a nascente do Rio Sorgue, pode-se admirar as águas cristalinas correntes em contraste com a vegetação e as várias lojinhas e restaurantes. Bem legal, e acho que visitar a cidade pela manhã é o ideal já que ela fica em um vale… ou seja a tarde as cores não vão ter o mesmo contraste devido a sombra…
Depois da nossa caminhada, passamos por uma loja /museu que mostrava a fabricação de papel artesanal, mas os preços eram abusivos literalmente, a visita é bem rápida e interessante.
De lá tentamos achar um restaurante legal, porém a música alta fez a gente desistir e assim fomos em direção à Abbaye de Sénanque.
Abbaye de Sénaque na Região da Provença, França
Aí começa a parte cool da Provence. O caminho que a creuza nos levou foi muito legal com platôs com vistas mara e muitas muitas curvas…
Passamos por Gordes e de repente tivemos a primeira vista da abadia… Impactante!!! Não tinha como não parar para a primeira foto. Ver o roxo dos campos de lavanda foi demais!
Além disso o caminho ainda nos reservou dois campos pequeninos de lavanda e ver, sentir o cheiro pela primeira vez foi demais.
Já na Abadia tiramos incontáveis fotos, compramos muitos produtinhos na loja deles, conversamos com um padre que estava visitando o local e depois de nos maravilharmos fomos em direção à Gordes.
Gordes na Região da Provença, França
Gordes, uma das beaux villages da França e patrimônio da UNESCO deveria dispensar apresentações.
Existe um bolsao de estacionamento que fica a uns 5 minutinhos de caminhada do centro e de praxe é pago, mas compensa pelo banheiro limpinho… pelo menos uma coisa né.
A cidade com as suas ladeiras íngremes estava praticamente vazia e assim, conseguimos visitá-la tranquilamente.
Para a vista famosa da cidade, é necessário ir a um mirante a uns 3 minutos de carro, que fica atolado de gente, mas como o local é apertadinho a rotatividade é alta e assim é fácil de tirar a foto tranquilamente.
Saint-Rémy-de-Provence na Região da Provença, França
Nossa última parada foi em Saint-Rémy-de-Provence, e adivinhem tinha também um festival de verão rolando por lá ;P Já estava no final do dia e após andar duas vezes de carrossel, fomos dar uma voltinha pela cidade para ver:
- A Casa onde nasceu Nostradamus (Maison Natale de Nostradamus). PS.: a dona não gosta que fiquem encarando a casa…. vai entender
- Os jardins de Saint-Paul de Mausole, no asilo onde Van Gogh ficou entre 1889 e 1890
- A chocolateria com indicação do guia Michelin, do Joel Durand. Para saciar a genoveva…
- A Fonte de Nostradamos (Fontaine Nostradamus)
- Mausoleum de Julii
- Arco Triunfal de Glanum, estes últimos dois ficam do outro lado da rodovia que esta o Saint-Paul de Mausole. É só atravessar e pronto.
Assim como fizemos na Região da Toscana, para as cidades pequenas não tínhamos um roteiro fechadinho para não ficar na paranoia de ver tudo e um pouco mais… Assim o legal foi aproveitar o clima de cada cidade e curtir a la provençal como um bon vivant.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.