Évora entrou no nosso roteiro de viagem de 15 dias de carro em Portugal (link), pois queríamos ver de perto a tão famosa Capela dos Ossos. Qual foi nossa surpresa ao sermos agraciados com uma linda e interessante cidade histórica murada e com vários cantinhos e pontos históricos que valeram muito a viagem.
A cidade é bem pequena, mas o labirinto de ruas e algumas ladeiras fazem com que o caminho de um ponto a outro não seja tão rápido. Mas para quem tá de férias, pra que a pressa, não é?
Algumas outras publicações que podem complementar seu roteiro de viagem em Portugal
- 7 praias mais bonitas que visitamos na Região de Algarve em Portugal (link)
- 5 melhores comidas que experimentamos em Portugal (link)
- O que ver em Sintra, Portugal, incluindo Cabo da Roca, Quinta da Regaleira e Palácio Nacional da Pena (link)
- E se estiver viajando durante o mês de dezembro, não deixe de ler nosso roteiro de mercado de Natal em Portugal incluindo Lisboa, Porto e outras cidades (link)
Como ir para Évora
Évora é a capital da região Alentejo no centro-sul de Portugal. Se você estiver viajando de carro, a viagem a partir de Lisboa será de apenas 1h30, possível até de fazer um bate-e-volta, uma excursão de um dia.
Já de outros lugares mais visitados por turistas, ela é mais longe, como de Porto (3h4o) ou Lagos (2h40) na região do Algarve.
Como a cidade de Évora é próxima de Lisboa, existem diversas opções de excursões e guias em grupo ou privados, vale pesquisar:
- Lisboa: Excursão em Grupo Pequeno Patrimônio Português
- Excursão de 1 Dia a Évora saindo de Lisboa com Almoço
- Excursão Vinhos do Alentejo saindo de Lisboa
- Lisboa: Excursão de 1 Dia em Évora c/ Degustação de Vinho
- Excursão de Vinhos em Évora Saindo de Lisboa 1 Dia
Onde ficar em Évora, Portugal, incluindo hotéis e hostels
Nós nos hospedamos no Hotel Albergaria Do Calvario e foi muito bom. Os funcionários foram super simpáticos e prestativos, principalmente por que pegamos muito trânsito e chegamos bem tarde na cidade. E mesmo fora do horário, eles se ofereceram para servir o jantar e nos trataram muito bem. Uma excelente recepção para descansar e se preparar para a visita do dia seguinte.
No dia seguinte, nós complementamos nosso roteiro com dicas do hotel e, como já estávamos hospedados no interior das muralhas da cidade histórica de Évora, conseguimos otimizar o tempo e visitar bastante coisa.
Outras sugestões para ficar na cidade:
O que fazer em Évora em Portugal
O centro histórico de Évora é um dos mais bonitos e ricos de Portugal, sendo inclusive classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1986. Nós conseguimos ver seus principais pontos turísticos, dentro e fora de suas muralhas.
Os lugares que visitamos foram os seguintes:
- Catedral da Sé. Construída em 1186, possui um santuário cravejado com pedras preciosas e um pedaço da cruz usada durante a crucificação de Jesus, como uma de suas grandes relíquias. Mas o o grande destaque é poder subir no telhado, onde se tem boas vistas panorâmicas da cidade.
O interior da Catedral da Sé também é maravilhoso, sendo o maior de Portugal, ele chega tem 80 metros de comprimento. O altar, suas relíquias, o gigantesco órgão e cadeiras do corais são de tirar o fôlego. E é possível conhecer seu Claustro, com os 4 corredores e um jardim no centro.
- Igreja dos Loios. Uma igreja bem pequena, construída em 1485, como um convento sobre as ruínas de um castelo árabe. Os azulejos são lindos e, um fato importante para a história brasileira, o português que assinou o Tratado de Tordesilhas está enterrado lá. No dia que fomos visitar estava tendo uma exposição de diversos vestidos de noiva de alta costura, dando à igreja um tom bastante fantasmagórico.
- Aqueduto Água de Prata. Considerada uma obra prima da engenharia do século XVI, o aqueduto é muito curioso, pois várias casas foram construídas dentro de seus arcos. Vale a pena acompanhar até seu finzinho dentro da muralha da cidade.
- Igreja da Graça. Não visitamos seu interior, passamos apenas rapidamente por sua fachada. E o que chamou a nossa atenção foi a sua bela torre com três sinos.
- Templo Romano de Évora. Também chamado de Templo de Diana, fica do ladinho da Igreja dos Loios. A estrutura é pequena, mas bem bonita. É só escolher o melhor angulo para as fotos.
Capela dos Ossos da Igreja de São Francisco
E finalmente chegamos no atração turística mais importante da cidade histórica de Évora. Mas já começamos com um grande susto, nós demos com a cara na porta fechada, pois não sabíamos que a igreja fecha para almoço, do meio dia às 14:00. Então aproveitamos para almoçar e depois depois conseguimos fazer a visita.
A Capela de Ossos, construída por monges franciscanos no século XVI, tem como principal objetivo convidar a todos à contemplação da natureza transitória da vida.
Suas paredes, tetos, colunas e esculturas possuem encravados aproximadamente 5.000 esqueletos de 42 cemitérios locais, próximos a cidade de Évora, mas ironicamente os ossos dos monges não estão expostos lá.
A entrada é feita pela lateral da Igreja de São Francisco, que infelizmente estava em reforma quando visitamos. Além de não conseguirmos conhecer a própria igreja em si, isso fez com que todos os visitantes fossem ao mesmo tempo na Capela, deixando-a em um ambiente mais claustrofóbico.
A pequena vantagem é que aumentou a aura sombria do lugar.
Monumento megalítico de Cromeleques dos Almendres
Não é tão famoso quanto o Stonehenge na Inglaterra, mas os Cromeleques dos Almendres é um dos megalíticos mais importantes do mundo. Composto por cromeleques e menires, o círculo de pedra é o mais antigo da Europa, sendo 2000 anos mais velho que Stonehenge.
No local dá para ver inscrições rupestres (bem… na verdade tem que usar muito a imaginação). A visita é bem legal, bastante curiosa.
Para achar o local coloque no GPS a cidade de Nossa Senhora de Guadalupe, chegando nessa micro cidade já vai ter placas para o local. Vá de boa, pois a pista é de terra batida e se for ficar muito tempo, prepare um sanduíche, pois o local não conta com infra-estrutura nenhuma.
Se não estiver de carro, existem algumas excursões a partir da cidade histórica de Évora ou mesmo Lisboa:
- Évora e Megalíticos: Excursão de 1 Dia saindo de Lisboa
- Évora: Passeio de Carro Autoguiado a Monumentos Megalíticos
- De Lisboa: excursão de um dia a Évora, Cork Woods e Almendres
A cidade de Évora no Alentejo é realmente uma viagem que vale bastante a pena se você tiver um tempo extra durante sua estadia em Lisboa ou num roteiro de viagem maior em Portugal.
Opções de passeios e atrações turísticas em Évora Portugal
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.