Ícone do site Ligado em Viagem

O que fazer em Dubai de graça (ou quase)

Dubai de graça

Dubai de graça

Como já discutimos em nosso planejamento e também sobre os transportes utilizamos, viajar para Dubai nos Emirados Árabes não é barato. Mesmo que a moeda local seja praticamente “um para um” para o Real, os preços não são exatamente acessíveis, principalmente se tratando de comida e bebida (alcoólica nem pensar, uma cerveja num bar pode custar 40 AED).

Mas garimpando bem, é possível achar muito bons passeios turísticos para fazer em Dubai de graça (ou quase).


Dicas de roteiros pagos em Dubai

Antes de entrar nas dicas de atrações gratuitas, veja alguns passeios pagos mas que valem a pena conhecer:


Publicações com dicas e roteiros de viagem em Dubai e Abu Dhabi

Lista de todos os nossos posts sobre Dubai e Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos que podem te ajudar:


Vamos listar alguns locais que gostamos muito de visitar.


Old Dubai

A cidade de Dubai é bastante famosa hoje em dia por sua modernidade, seus shoppings gigantescos e os edifícios mais alto do mundo. Mas ela ainda mantem suas tradições, principalmente em relação ao sua religião, e muito disso pode ser encontrada na região que eles chamam de “Old Dubai”.

Para chegar lá nós descemos na estação de metrô Al Ghubaiba, linha verde, e é só andar um pouco para chegar nos principais pontos a serem visitados:

É o rio que corta a cidade, é muito bonita de ver, mas a melhor maneira de conhecê-la é pegar um Abra, aqueles pequenos barcos que são usados para atravessar para outra margem e que custa apenas 1 AED.

Os barcos Abra para atravessar o Dubai Creek
Os barcos Abra para atravessar o Dubai Creek

É um espaço que visa emular uma vila antiga e que abriga várias lojinhas de artesanatos e espaços para eventos culturais, além de um pequeno Museu sobre Pesca gratuíto.

É um pequeno bairro histórico com antigas casas, restaurantes e museus (que vamos falar abaixo). É bem legal para conhecer como eram as moradias dos antigos moradores de Dubai.

Exemplo de edificação em Al Bastakiya

Souks

As feiras livres em Dubai são chamadas de Souks e são conhecidas pelos seus vendedores insistentes e diversidade de tecidos, especiarias e (!!!) ouro. Hoje em dia, essas feiras são bem mais organizadas e acabam vendendo praticamente de tudo.

As principais Souks estão na região de Deira e recomendamos visitar:

É provavelmente a mais famosa. Essa feira possui dezenas de lojas especializadas em produtos feitos com ouro e o passeio pode servir apenas como curiosidade ou mesmo para comprar uma lembrança dourada da viagem.

Muito dourado no Gold Souk

É uma feira é bem extensa, confundindo-se com outras souks, como a de especiarias e tecidos. Aqui você realmente terá uma pequena experiência de como eram os comerciantes e suas transações antigamente.

Especiarias no Souk em Dubai
Souk em Dubai

Museus

Nós visitamos alguns museus em Dubai, praticamente todos próximos a região da Old Dubai. O valor das entradas variam de gratuito até 3 AED por pessoa e realmente são uma excelente experiência para conhecer mais da história da cidade e dos Emirados Árabes em si.

Todos possuem informações em inglês e seus temas variam de acontecimentos históricos, formação da sociedade, evolução da religião, do sistema de ensino e caligrafia.

Recomendamos esses dois que gostamos muito:

É a casa do antigo governante de Dubai, hoje transformada em museu. Além de você conhecer como era uma casa da alta sociedade antiga, ela guarda diversas fotografias e objetos bem interesssantes.

Sheikh Saeed Al Maktoum’s House

O museu construído no Forte Al Fahidi, edificação mais antiga da cidade, surpreendeu. Ele apresenta diversos objetos, réplicas e montagens de situações como caça, acampamento, estudo e casamento.

Réplica de casamento tradicional no Dubai Museum

Shoppings

Dubai possui os maiores shoppings centers do mundo. Não ache que é brincadeira quando afirmam isso, dentro desses centros é possível achar Aquários, Parques de Diversões, Pista de Patinação e até um centro de Ski.

Então mesmo que passear em shopping não seja sua praia, estando em Dubai, eles são um dos pontos turísticos mais importantes.

Com mais de 1.200 lojas numa área construída de mais de meio milhão de metros quadrados, este é o maior shopping do mundo e principal ponto de visita da cidade. Principalmente por duas grandes atrações: é por ele que se visita o Burj Khalifa, maior predio do mundo; E também aqui que estão as famosas fontes com apresentações de águas dançantes, luzes e música.

Vista do Burj Khalifa nas fontes do Dubai Mall
Apresentação das águas dançantes nas fontes do Dubai Mall

É o segundo maior shopping de Dubai e bem famoso por possuir uma montanha de ski dentro dentro dele. Sim, o shopping tem uma estação de ski interna.

Tudo muito grande no Mall of the Emirates

É o shopping que fica ao lado do hotel que nos hospedamos e também é muito bonito. O mais interessante é que ele é temático com base nas viagens do explorador Ibn Battuta, suas áreas são divididas e ambientadas em países como China, Índia, Tunísia e Egito.

O Ibn Battuta Mall e suas áreas temáticas

Marina Walk

É um calcadão de quase 2 kilometros de extensão e que é bem famoso pelos edifícios enormes ao longo de seu canal, além é claro dos diversos barcos e iates que são possíveis de ver ali. Além de uma boa caminhada, é possível comer bem num de seus restaurantes e bares.

Os barquinhos do porto da Marina Walk
Passeando e vendo os edifícios gigantes

Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:

Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.


Blogagem Coletiva

Vários blogueiros deram as dicas de atrações grátis no mundo todo, confira todos os participantes da nossa BC aqui:

Casal Califórnia – 20 atrações gratuitas em Los Angeles

Pequenos pelo Mundo – Passeios gratuitos para crianças em qualquer lugar do mundo

Destinos por onde andei… – Como aproveitar Nova York sem gastar nada ou muito pouco

Trilhas e Cantos – 20 atrações grátis em Madri, Espanha

Mariana Viaja – Entrada gratuita em 9 museus pelo mundo: veja dias e horários 

Fourtrip – 5 trilhas no Rio de Janeiro e 3 ótimos motivos para fazer: faz bem a mente, ao corpo e ao bolso!

A Path to Somewhere – Como aproveitar Londres sem gastar (quase) nada 

Tá indo pra onde – Conhecendo Berlim sem gastar (quase) nada!

Apure Guria – Paris de graça: 10 passeios imperdíveis

Gosto e Pronto – O que fazer de graça em Orlando 

D&D Mundo Afora – 8 atrações grátis para curtir com a família no Brasil

Por aí com os Pires – 10 atrações gratuitas no Rio de Janeiro

The World by Fon – 30 atividades grátis em Barcelona

ILoveTrip – 11 atrações imperdíveis (e GRÁTIS!) para curtir Santiago do Chile

Virando Gringa – 8 Museus Gratuitos em Amsterdam 

A Li na Alemanha – São Paulo de graça – 10 atrações imperdíveis para se divertir sem pagar nada

Cantinho de Ná – O que fazer em Las Vegas de graça

Ligado em Viagem – O que fazer de graça (ou quase) em Dubai

Viagens Invisíveis – Um dia em Atenas de graça 

O Melhor Mês do Ano7 atrações grátis (e IMPERDÍVEIS) na América do Sul

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile