É cada vez mais comum viajar para o exterior, mas ainda existem dúvidas em relação a entrevista, documentos e comportamento nas imigrações internacionais.
Leia nossas sugestões de lembranças e presentes para trazer na sua mala de viagem.
Dicas para Imigração Internacional
- Atente-se a validade de seus documentos. (O passaporte precisa ter 6 meses de validade em relação a data da viagem.)
- Pesquise a necessidade de ter um visto para país de acordo com o objetivo de sua viagem. (Vistos de turista, estudante e profissionais são diferentes e precisarão ter documentação associadas.)
- Pesquise sobre o tempo máximo de estadia no país no caso de viagem a turismo. (Por exemplo, um turista brasileiro na Europa pode ficar até 90 dias.)
- Pesquise a necessidade de estar com carteira internacional de vacinação. (Muitos países exigem que a vacina contra a Febre Amarela tenha sido aplicada com antecedência.)
- Pesquise os tipos de produtos e limites de valores que você pode entrar em cada país. (Essa a informação que sempre muda, por exemplo não faz muito tempo que o Brasil passou a permitir entrada de queijo, salame e doce de leite do exterior.)
- Respeite as regras na fila de imigração. (Normalmente não se pode falar no celular, tirar fotografias ou falar muito alto.)
Leia sobre os Primeiros e Principais Passos para Planejar sua Viagem.
- Os balcões de atendimento da imigração normalmente fazem atendimento individual. (Exceção no caso de documentação compartilhada e filhos menores.)
- Tenha um Seguro Viagem Internacional! (Países da Europa exigem e costumam fazer a conferência durante avaliação de documentos de entrada.)
- Tenha impresso a reserva de hospedagem e passagens para locomoção durante a viagem e para retorno para casa. (Por mais anti econômico ou anti ecológico que seja, é bom ter os papéis na mão.)
- Tenha em mãos comprovante de renda suficiente para os custos de sua viagem. (Pode ser comprovantes de pagamento, dinheiro em espécie, cartões de viagem pre carregados e cartões de crédito internacional).
- Desbloqueie seus cartões de crédito internacional para uso no país a ser visitado. (Isso pode ser feito via Internet no Home Banking ou caixas eletrônicos.)
- Se você for ficar na casa de família ou amigos, tenha uma carta convite com todas as informações necessárias: datas, nomes, endereços e contatos. (O ideal é ter a carta em português e também na língua do país visitado.)
Saiba o porquê é necessário um seguro viagem e como contratar um.
- Tenha impresso números de contatos de emergência, como familiares, consulados, banco e autoridades locais do lugar que irá visitar. (Mais uma vez, pode ser anti ecológico, mas seus equipamentos eletrônicos podem quebrar, falhar ou não ter bateria.)
- Durante a entrevista com o agente migratório, seja simpática e responda apenas o necessário. (O risco de falar demais é entrar em contradição e isso irá fazer o processo ser mais complicado.)
- Tenha em mente informações básicas suas no Brasil e também no local a ser visitado. (Por exemplo: onde trabalha, onde estuda, sua família, o que vai visitar, quanto tempo, onde vai se hospedar etc.)
- Se você não souber falar a língua do país visitado, leve todas as informações escritas. (O ideal é que seja na língua do país, mas se não conseguir, leve-as em inglês.)
- No caso de ser barrada na imigração, entre em contato com o consulado brasileiro do país visitado ou com o Núcleo de Assistência a Brasileiros do Itamaraty. (Os contatos são E-mail: dac@itamaraty.gov.br ou na Rede Consular brasileira.)
- Preparada? Leia nossas dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião!
Veja as melhores dicas como escolher um hotel para sua viagem.
O que blog amigo Mapeando Mundo escreveu um check-list bem legal para uma viagem internacional.
Encontre as melhores promoções de passeios e atrações turísticas
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Fabíola Moura diz
Essa dica de não falar demais é valiosa, kkkk. Às vezes a gente fica tão nervosa que acaba falando besteira mesmo na imigração, rs.
Tharsila Fernanda Santos Costa diz
Como dizem o peixe morre pela boca né? hahahaha na dúvida só respondo o que me perguntam e só entrego o que me pedem! Nunca fui deportada então funciona! 🙂
Roberta Lan diz
A dica de desbloquear o cartão de crédito internacional eu aprendi tomando na cabeça. E é bom ver qual é o limite de saque do débito/liberar pagamento em loja, porque eu tive problema com isso também, ai… (não sei se geral é assim, mas meu banco era bem chatinho mesmo)
Diego Cabraitz Arena diz
Muito legal as dicas! Na imigração eu sempre só respondo o que me perguntam, bem direto! haha Já esqueci de desbloquear o cartão uma vez, ainda bem que consegui pela internet depois.
Analuiza Carvalho diz
Ter sempre todos os documentos impressos em mãos e organizados, responder apenas aquilo que o agente perguntar da maneira mais objetiva possível e manter um comportamento tranquilo na fila (evito até conversar com estranhos) são dicas que eu sigo à risca quando vou passar por imigrações. 🙂
Lidiane Costa diz
Nossa, já morri de medo de passar na imigração da Europa, hoje acho tranquilo. Achei suas dicas valiosas, é sempre bom ficar atento e não falar demais é essencial rs
Marcela diz
Excelentes dicas. Às vezes a gente se acostuma tanto a pegar vários vôos e esquece que alguns países podem ser mais chatinhos. É bom ter um check list como esse, adorei.
Carla Mota diz
Imagino que estas dicas são bem úteis para quem está nessa situação. Com o passaporte português penso que é mais fácil. Muito interessante.
Ruthia Portelinha diz
Sabe que ainda não passei por nenhuma entrevista de migração? Portugal é um país tão pacato, que a maioria dos países deixam-nos entrar sem grandes burocracias…
Aline Aguiar diz
Fico imaginando como deve ser frustrante não conseguir embarcar porque o passaporte está vencido! Ótimas dicas! Eu tive uma experiência super chata na imigração do Camboja. Eles não permitem que famílias passem juntas, então meu marido passou sem nenhum problema e depois o agente da imigração ficava me fazendo ir em voltar no balcão do visto enquanto eu tentava controlar uma criança de 2 anos! Ele inventou uns 4 carimbos essenciais que não foram essenciais para o meu marido. Nessas horas manter a calma é fundamental.
Michele diz
Dicas super valiosas. Na imigração respondo só o que me perguntam, tenho sempre uma pastinha em mãos com reserva de hoteis etc e sempre pelo menos dois cartões de bandeiras diferentes desbloqueados porque vai que um dá problema.
Diego diz
Muito boa essas dicas! Sempre bom se preparar!