Sempre tive muita vontade de ir ao Glastonbury e em 2014 eu consegui ir. Fui com minha irmã, cunhado e família. Mesmo que eles tenham experiência no festival, pois vão já há alguns anos, eu fiz uma pesquisa das principais dicas e, junto com o que vivenciei, quero compartilhar com vocês.
1. Comprar os ingressos
A compra do ingresso é feita via o site do festival e funciona como uma fila de chegada, ou seja, você clica num link e espera ter opção de compra habilitada. No dia programado, nós entramos no site e o primeiro que conseguisse iria comprar para todos. Não sei se foi coincidência, mas meu cunhado que mora na Inglaterra conseguiu e fez a compra.
Então, é bom ter a expectativa de que conseguir comprar o ingresso é difícil e é bem provável que quem acessa o site do Reino Unida tenha privilégio na fila.
2. Ir de ônibus e a viagem em si
Nós compramos o pacote “ingressos + onibus” e foi muito bom. Você não se preocupa com deslocamento e estacionamento, além disso você pode ir bebendo, conversando, dormindo ou apreciando a vista e antecipando o festival. Vale a pena!
3. O melhor lugar para acampar
Vai chover!
Bem, é praticamente certo que vai chover e você precisa estar preparado. Escolha um lugar no alto, onde não tenha o risco de acumular água ou se transformar em passarela. Também fique atento a proximidade dos palcos e bares, o som e festa pode ir até bem mais tarde, então se não estiver no clima de ficar acordado até tarde, é bom pensar nisso.
4. O que levar
Uma das maiores dúvidas que surge é “O que levar?” e realmente é um fator bem importante. Vou listar e tentar explicar o por que de cada item:
- Cerveja
A cerveja no festival é cara, em torno de 5 libras, então o quanto você conseguir levar, melhor para seu bolso. Não tenha vergonha de levar até uma caixa de isopor com sua bebida, muitos fazem isso.
- Lanterna
O acampamento é iluminado, mas não tanto assim, então se tiver uma lanterna, vai ajudar bastante naquela caminha noturna.
- Bota de borracha (Wellies)
É um clássico do Glastonbury e realmente importante, se chover é muito, mas muito, difícil caminhar no lamaçal que fica. Então não esqueça!
- Chinelo de dedo
Depois de muitas horas de bota, você vai querer que seu pé respire um pouco, principalmente pela manhã. Leve então sua havaianas e deixe o chulé ir embora enquanto você vai escovar o dente ou tirar água do joelho.
- Troca de roupa
Sei que é básico, mas, mesmo que você não tome banho no período, você vai querer e precisar trocar as meias, cueca/calcinha, camiseta ou mesmo toda a roupa, se acontecer um acidente. Então, não exagere, mas leve sua trouxinha.
- Papel higiênico
Os banheiros dispõe de papel higiênico, mas não custa levar um rolo próprio. Vai ajudar num momento de emergência ou mesmo para limpar algo no acampamento.
- Algo para comer
As barracas de comida do festival são SENSACIONAIS! Sério, são muito boas, você tem que aproveitar. Mas leve em consideração aquele momento no meio da show que bateu a fome, uma barrinha de cereal pode salvar vidas. 🙂
- Garrafa para colocar água
Você não precisa levar água potável para beber, mas leve uma garrafa para encher no postos disponíveis.
- Bebida
Mesma situação da cerveja, leve o que você quiser beber (vodka, whisky etc.), não permitem a entrada de garrafa de vidro, mas pode levar numa garrafinha descartável ou algo assim.
- Bolsa impermeável para celular
Ela servirá tanto para proteger seu celular da chuva quanto de perdê-lo.
- Colchão inflável
Se você não quer ou estiver acostumado a dormir no chão, leve um colchão inflável. O conforto a mais compensa o peso e volume extra.
5. Fazendo seu line up
Você tem suas bandas preferidas e não pode perdê-los, mas não deixe descobrir novos artistas, prestigiar algumas das apresentações que ocorrem nos primeiros horários ou mesmo ir nos medalhões que se esforçam para ir ao Glastonbury (ano passado Dolly Parton foi muito bom).
6. Aproveitando também a comida
Como escrevi lá em cima, as opções de comidas no festival são excelentes. Procure e aproveite. Eu lembro claramente de algumas refeições deliciosas que tive, como Torta inglesa de carne, Hambúrguer de pato, Hambúrguer de avestruz, Mac’n Cheese entre outros.
7. O retorno
Se você comprou o pacote com ônibus, você terá horário marcado para o retorno. De qualquer maneira, é bem possível que atrase. Então, mesmo que você esteja extremamente cansado (e vai estar), não deixe problemas ou imprevistos estragarem seu festival. Tenha paciência e se prepare para dormir durante o retorno.
Mas fique aberto para ter surpresas e aproveite. O festival é uma experiência incrível.
Mais algumas fotos:
Não vai este ano para o Festival Glastonbury? O blog Panorama de Viagem fala tudo sobre o Lollapalooza no Brasil.
Dicas de passeios e trações turísticas próximas do Glastonbury
Dicas de hospedagem próxima do Glastonbury
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.