Ícone do site Ligado em Viagem

Navegando pelo Delta do Mekong em Ho Chi Minh City no Vietnam

Delta do Mekong Ho Chi Minh City Vietnam

Vietnam

Em minha viagem a trabalho para a Cidade de Ho Chi Minh no Vietnã, eu aproveitei o máximo para passear e conhecer seus pontos turísticos. Além de roteiros por conta própria, eu contratei duas agências de turismo, a primeira para Passeios de Motoca pela Cidade de Dia e de Noite, que já contei em post, e a segunda foi para passeios pelo Delta do rio Mekong e os Cu Chi Tunnels.

Várias agências oferecem esses tours e, na minha pesquisa, eu tinha uma restrição: eu não queria ficar presa dentro de um ônibus no trânsito caótico de HCMC, por isso eu escolhi contratar a Les Rives Experience, que oferecia o passeio em Speed Boat pelo rio.

De qualquer forma existem outras agências que valem ser consultadas, para comparar preço e roteiros, como por exemplo:

 

Acabou que eu não pesquisei outras agências e fechei com a Les Rives dois tours, o Cu Chi Tunnels & Vietnam Countryside Experience, que escrevi em outro post, e o Authentic Mekong Delta Tour by Speedboat, que falo mais abaixo. Achei o din din bem investido e adorei as duas experiências.

 

Authentic Mekong Delta Tour by Speedboat

O passeio é bem longo, tem duração de quase 9 horas e começa com uma van que nos leva até o píer de Ho Chi Minh City, onde embarcamos no Speed Boat e finalmente começamos o tour. O grupo era pequeno, no total 8 pessoas, com um guia, um assistente e dois navegadores (acho que é assim que se chama quem “dirige” o barco, né?).

Nós começamos a deslizar pelo rio Saigon e de cara já vimos um lindo Skyline da cidade, com o prédio da Bitexco fazendo pose para fotos. Na sequência o barco pegou velocidade e minutos depois parecia que estava navegando o Rio Tietê no centro de São Paulo no verão, pois o rio Saigon ficou preto, fétido e cheio de lixo.

 

Deu uma tristeza de ver aquilo… Mas o pior é a favela na beira do rio, que para mim acabou não sendo surpresa, já  que temos essa experiência no Brasil, mas para os “gringos” foi “Ohhh…” todo o momento. E devido a essa sujeira do rio, o barco dava umas engasgadas, que num primeiro momento assustou, mas depois só irritava… fiquei praguejando toda a viagem quem jogou sujeira das margens.

 

Demorou um bom tempo para sairmos dos canais da cidade de HCMC e quando me dei conta, vi que a paisagem tinha mudado e agora tinha mais verde ao redor, com as árvores bem tropicais que contrastavam com o rio, que alternava de sua cor barrosa normal para preto de poluição.

Durante o trajeto, o guia e o assistente entupia a gente de comida. Nossa como eu comi nos dois tours! Frutas fresquinhas a toda hora, chá gelado, água, refrigerante e café da manhã para os atrasados, tudo muito farto.

 

Nossa primeira parada, que seria a Tuong Van Pagoda, foi frustrada pois o monge não queria parar a meditação para atender a gente. Todo mundo fez cara de “oi, migo não tô entendendo” e até o guia ficou meio “p da vida”, mas barco que segue. E a partir daqui o passeio ficou bem legal.

Paramos em um Mercado Local e o ponto alto foram as pimentas e sapos sem cabeça saltitantes. Mesmo mercados de ruas sendo algo intrínseco na cultura vietnamita e bastante comum na Cidade de Ho Chi Minh, foi muito legal visitar um que não estava no centro turístico.

 

Depois nos adentramos nos canais do Delta e mudamos para um barco típico da região. O local era muito bonito, cercado de palmeiras e outras árvores tropicais. O passeio nesta parte foi curtinho, mas muito legal, inclusive eu usei um Non Lá, o típico chapéu vietnamita.




A próxima parada foi na casa de uma família local, onde tomamos chá e conhecemos o bicho de estimação deles, uma serpente enorme. De lá retornamos para o barco, passando por plantações de arroz e então paramos em outra casa, onde os donos tem uma fazenda com plantação de mandioca, da qual fazem whisky de tapioca com produtos locais.

 

Retornando ao barco, nós fomos em direção ao Cao Dai Temple, na província de Tay Ninh, que é impressionante. Uma religião que mistura todas religiões, algo universal. O templo é mega colorido e tem várias referências no seu prédio, uma mistura bem legal.

 

Do templo, nós almoçamos em uma pagoda e fomos visitar um orfanato dirigido por monges budistas. E então iniciamos o caminho de volta para a Cidade de Ho Chi Minh, uma hora cortando as águas do Delta e rio Saigon.

 

Leia nosso planejamento completo de viagem para a Cidade de Ho Chi Minh no Vietnam, incluindo transporte, visto, hospedagem, impressões, restaurantes, compras e passeios.

 

Ofertas de Hospedagem na Cidade de Ho Chi Minh no Vietnam



Booking.com

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile