Vida (Life, 2017) é um filme dirigido pelo diretor Daniel Espinosa com os atores Jake Gyllenhaal, Rebecca Ferguson e Ryan Reynolds. Sua trama acontece numa Estação Internacional Espacial que em órbita da Terra tem como missão estudar um ser vivo capturado por uma sonda em Marte.
O espanto e admiração científico inicial logo é substituído por medo e luta pela sobrevivência contra o alien (damn) responsável pela extinção da vida no planeta vermelho.
Trailer dublado do filme Vida (Life, 2017)
Eu fui ao cinema sem saber nada do filme, não tinha visto o trailer e nem a sinopse simplificada, escrita no início do texto. Não que essas informações estraguem a experiência completa, mas descobrir que era um filme no estilo “Alien encontra Gravidade” foi muito bom.
Aqui vai uma digressão, eu tenho evitado bastante a inundação de trailers, teasers e comerciais que a nova leva de filme tem trazido. Normalmente, assisto apenas o primeiro trailer e vejo as primeiras análise de sites pops como Omelete e Jovem Nerd. Uma das minhas melhores lembranças do cinema pop foi descobrir o filme Matrix sem saber nada a respeito e gosto de tentar reviver isso.
Mas voltando para Vida…
Apesar do último ato ter se rendido para a fórmula básica de filmes de ficção ciêntifica com um alienígena assassino, toda a construção de sua descoberta e reação dos astronautas e cientistas com os pequenos passos de pesquisa foi bom o suficiente para fazer o filme se destacar de outros semelhantes. A escolha dos atores também contribuiu para isso. A escolha de elenco foi acertada para que todos os personagens possuíssem importância e peso no roteiro.
Em relação aos três nomes principais, é bem interessante ver o Ryan Reynolds com uma atuação comedida, fugindo bastante do habitual. Já o Jake Gyllenhaal e, principalmente, a Rebecca Ferguson mostram cada vez mais os excelentes atores que são.
A direção e fotografia incomodaram um pouco por buscarem (ou parecerem buscar) referências nos já citados Alien o 8° Passageiro e Gravidade, mas também acertam bastante em alternar o sentimento de enclausuramento no ambiente da estação espacial e veracidade do seu funcionamento e utilização pelos ocupantes. O grande porém fica nos momentos da câmera subjetiva usada para o Calvin.
Mesmo que vejamos as impressões digitais do Ridley Scott e Alfonso Cuarón em grande parte do filme, Vida consegue se sobressair com um roteiro acertado e boas atuações de todo seu elenco.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Yves diz
Infelizmente “Vida” foi totalmente ofuscado por “Alien Convenant”. Acho que poderia ter tido um bom retorno nas bilheterias se o filme de Ridley Scott não tivesse existido nesse 1º semestre do ano!!!!!
Edson Amorina Jr diz
Pô, eu não vi ainda Alien Convenant, vou conferir.
Ariel diz
Gostei do post e do filme… sabe se vai ter continuação?
Edson Amorina Jr diz
Ariel, não tem nenhuma informação confirmada se haverá continuação, mas nos sites gringos já existe essa discussão.
Diana Cortés diz
Filme maravilhoso que combina terror com ficção científica! Sempre fui fã deste gênero de cinema. ❤️ Jake Gyllenhaal tem um excelente papel 😀 Eu realmente recomendo Vida, tem um bom elenco e uma grande produção. Você não ficará desapontado!