Para começar Cinque Terre foi o meu ponto alto da nossa viagem na Itália. Eu sabia que ainda tinha muito chão para rodar, mas tinha absoluta certeza de que os momentos que passei com a minha família lá foram inesquecíveis e dificilmente seriam superados por outra qualquer cidade.
Leia nosso roteiro completo de viagem de 23 dias pelo Norte da Itália e suas cidades maravilhosas, incluindo Milão, Roma, Região da Toscana e outros destinos.
E para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Por que é necessário um Seguro Viagem? E como contratar um.
Informações gerais para Cinque Terre na Itália
Acho que o relato vai ser meio que passional então eu posso dizer que Cinque Terre tem alma de brasileiro aquela que não desiste nunca… Planejando a nossa estadia por lá encontrei vários relatos dizendo que há uns bons dois, três anos, que essa pequena região da costa da Ligúria vem sendo castigada pela força da natureza, nós mesmo não conseguimos andar pela Via dell Amore que estava fechada para reformas devido a um maremoto, contudo as cinco vilas: Monterosso al Mare, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola estão lá firme e fortes para a nossa alegria.
Muitas pessoas que visitam as Cinque Terre geralmente fazem a visita de um dia, indo de trem / barco e fazendo o pinga-pinga entre as cidades… Uma pena, pois não sabem o que estão perdendo.
Como falado no post inicial (aqui), escolhemos Corniglia como nossa base pelas andanças pela Terre pois ela é a única das Terre que não possui um porto de acesso a cidade. E isso afetada a quantidade de pessoas circulante pelas ruas sensivelmente, dando um ar mais roots a cidade. E foi realmente uma decisão acertada 😀
Porém antes de falar de Corniglia vai um check list básico para as Cinque Terre:
- O modo mais econômico para andar pelas Terre é trem e para tanto se pode comprar o Cinque Terre Card Train que dá direito a usar o trem entre as cidades, usar o ônibus da estação em Corniglia até a cidade, ou você vai ter que encarar 365 degraus ladeira acima, e percorrer trechos das trilhas incluindo a Via dell Amore. Compramos o nosso card na estação de Corniglia mesmo, bem facin.
- Quem gosta de fazer trilha é legal verificar no site abaixo se as mesmas estão abertas ao público ou não… Quando fomos somente um trecho sem vista para o mar estava acessível.
- Como nós quem for de carro para a região pergunte ao hotel se todas as estradas de acesso estão abertas. Por ser uma região montanhosa há muitos deslizamentos e vou te falar a viagem às Terre é feita com muita emoção…
- A região das Terre é produtora de pesto, então como uma boa lembrança desse pedacinho da Itália é comprar potinhos de pesto, ou mistura seca para fazer o pesto. Comprei, fiz e falo que é de lamber o beiço… Em qualquer vendinha em qualquer Terre tem.
- Para ter uma vista das Terre pelo mar, pegue o barco em Monterosso al Mare e vá até Riomaggiore, a vista é encantadora. O passeio dura mais ou menos uma hora e rende boas fotos. Para comprar a passagem é seguir as plaquinhas que estão no centro de Monterosso, é bem tranquilo.
- De resto aproveite!
Roteiro em Corniglia, Cinque Terre na Itália
Corniglia é a Terre do meio, pequena e pitoresca, tudo de bom! Como toda Terre ela proporciona belas paisagens da costa, principalmente de Manarola…
Dica não deixe de ver Manarola a noite! Para apreciar Manarola de longe é só pegar a rua principal e ir andando, andando até ela acabar em um pequeno mirante.
Ah! Também dá para se ver um pedacinho de Monterosso…
Outro ponto de observação é o pátio da igrejinha que fica no meio do caminho… É só subir as escadas e apreciar a vista.
Para se ter um gostinho do mar é só seguir as placas e ter ânimo, nunca pense no retorno 😉 As vistas e a cor da água são indescritíveis.. E se tiver pique é só estender a toalha das pedras e curtir o sol.
Na rua principal tem todos os bed e breakfast e todos os restaurantes + gelaterias. Nós comemos em dois lugares, o restaurante Dau Tinola, bom mas não aquele ohhh pois a razão satisfação da genoveva x preço ficou aquém. Já no restaurante Food and Sea, a genoveva ficou satisfeita e para a cereja do bolo o restaurante tem um terraço com vista para o mar 😀 Para o gelato há uma vendinha bem no começo da rua onde foi o melhor gelato de coco que tomei durante nossa estadia…
Leia sobre as 5 atrações que achamos imperdíveis na Região da Toscana.
Leia sobre nossa visita para as outras Terres:
Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas em Cinque Terre na Itália
Ofertas de Hospedagem em Cinque Terre na Itália
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.