Ícone do site Ligado em Viagem

Como visitar o Museu do Studio Ghibli em Mitaka a partir de Tóquio no Japão

Como visitar o Museu do Studio Ghibli em Mitaka próximo de Tóquio no Japão

Em nossa viagem para o Japão, quando estávamos decidindo o roteiro e atrações para visitar, nós fizemos questão de incluir o Ghibli Museum, o museu do Studio Ghibli. Ele também é dedicado ao artista Hayao Miyazaki, co-fundador do estúdio e responsável pelo roteiro e direção de seus filmes mais conhecidos.

O Studio Ghibli é bastante conhecido por filmes de animação como Meu Amigo Totoro, O Serviço de Entregas da Kiki, Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro (com o nome em inglês Spirited Away, ganhou o Oscar de melhor filme de animação em 2001), O Castelo Animado, Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar, Vidas ao Vento e outros.

Pessoalmente, o filme que mais marcou foi a Princesa Mononoke, lembro claramente quando vi o trailer e propagandas do seu lançamento, era muito diferente dos filmes Disney que estávamos acostumados. E hoje a Olivia adora, adora mesmo, ver os filmes Meu Amigo Totoro e O Serviço de Entregas da Kiki.

Sério, se você tem uma filha, apresente para ela o filme da Kiki, é um desenho 1989 com uma mensagem muito forte e positiva para as meninas.

A Netflix vai estrear nos primeiros meses de 2020 em seu catálogos 21 filmes do Studio Ghibli, não deixe de assisti-los.

 

Como chegar no Museu Ghibli

O Ghibli Museum fica na cidade de Mitaka no Japão, bem próximo de Tóquio, aproximadamente uns 25 Km de distância.

 

A melhor maneira de chegar a partir de Tóquio é ir de trem para a Estação de Mitaka, que é a estação mais próxima do museu. Existem duas opções, você pode pegar a a linha de trem Chūō Line – Rapid Takao na Tokyo Station, custo de JP¥ 400 e tempo de 32 minutos, ou a Tozai Line na Otemachi Station (5 minutos andando da Tokyo Station) e que tem custo de JP¥ 370 e tempo de 35 minutos.

No mapa abaixo você pode conferir as duas opções.

 

Assim que você chegar na Estação de Mitaka, você pode caminhar para o museu ou pegar um ônibus que faz esse caminho. Se você decidir de ônibus, procure no terminal rodoviário um ônibus amarelo com desenhos bem característicos do Studio Ghibli. E a passagem você compra no totem que fica bem em frente ao ponto do ônibus.

 

Agora se você decidir ir andando, a caminhada é de apenas 1,2 Km que dura menos de 20 minutos. O melhor é você usar o Google Maps para encontrar a direção, mas no caminho tem umas placas indicando o Museu Ghibli, não tem como errar.

 

Onde comprar ingresso para o Museu Ghibli

Não é possível comprar os ingressos na porta do museu, você precisa tê-los em mãos com antecedência. Nós usamos uma agência de turismo para comprar os ingressos do Museu Ghibli, por que já estávamos comprando as passagens de transporte mensal com eles.

De qualquer forma, você pode fazer a compra no site oficial do museu, além de conferir o preço do ingresso atualizado. Mas atenção, os ingressos são bastante disputados e o ideal é comprá-los com o máximo de antecedência.

Nós indicamos também as ofertas do GetYourGuide para comprar os ingressos ou mesmo excursões e guias para visitar o Museu Ghibli no Japão:

 

Atrações do Museu Ghibli no Japão

O Museu Ghibli foi inaugurado em 2001 dedicado à arte e técnicas de animação do estúdio com atrações que vão agradar desde crianças até adultos. O museu fica aberto todos os dias das 10:00 às 18:00, com exceção das terças-feiras e algumas datas para manutenção e datas festivas. Não deixe de conferir o calendário no site oficial.

A casa colorida do museu, com uma arquitetura divertida projetada pelo próprio Hayao Miyazaki, tem um café, uma livraria com lojas para comprar lembranças, um pequeno cinema que apresenta divertidos curtas e exposições fixas e temporárias.

 

Uma atração que vai agradar todas as crianças é do filme Meu Amigo Totoro, um gigantesco Ônibus-Gato de pelúcia em que os pequeninos podem entrar, pular, subir e brincar com os fantasmas de fumaça jogados no espaço.

Já para os adultos, logo na entrada, tem uma exposição com as tecnologias e técnicas usadas para animar os filmes do estúdio.

Uma pena que é proibido tirar fotos dentro do museu, apenas no seu exterior. O lado positivo, é que ele é também muito bonito, tanto por suas cores e forma, mas também pela estátua de um robô gigante, baseado no personagem do filme O Castelo no Céu, no telhado e pequenos detalhes, como as pinturas  e mosaicos de suas janelas.

 

Exposição temporária e curta de animação no Museu Ghibli

Quando nós visitamos o museu, o filme que estava em cartaz era “Boro The Caterpillar“, um história com roteiro e direção do próprio Hayo Miyazaki.

O filme acompanha a pequena lagarta Boro num divertido roadtrip, desde seu nascimento, primeiros contatos com outras lagartas e aventuras pelo mundo. O que mais impressiona é que a animação nos coloca dentro do jardim na visão do inseto, presenciando toda a mudança causada pelo clima, nascer e pôr do sol, fotossíntese e luta pela sobrevivência.

Além, claro, de ser muito bonitinho e fofinho.

Boro, a lagarta (em inglês Boro the Caterpillar e japonês Kemushi no Boro) – Imagem do site oficial do Ghibli Museum.

 

Já a exposição temporária era a “Painting the Colors of Our Films“, que mostrou as técnicas e dificuldades de encontrar as melhores cores para as animações produzidas pelo Studio Ghibli.

Para quem gosta de assistir os extras de “Making Of” de filmes ou mesmo de desenhar aqueles famosos livros de colorir, é um deleite ver a importância que os artistas dão para a escolhas não só dos personagens, mas principalmente cada detalhe de todos os cenários e paisagens.

Antes de ir embora, nós exploramos um pouco mais em volta do museu e encontramos o Totoro no caixa vendendo ingressos, pena que ele não deixou a gente entrar de volta. 🙂

 

Tour virtual do Museu Ghibli 

O museu não permite tirar fotos ou fazer videos de suas atrações, porém pensando nos fãs que não podem viajar para o Japão, seus organizadores disponibilizaram videos no YouTube que vale muito a pena ver.

É possível ver o hall de entrada e os famosos vitrais desenhados com imagens criadas pelo diretor Hayao Miyazaki. Também é possível conhecer um pouco de suas atrações permanentes e imagens sensacionais.

Imperdível!

O canal do YouTube é o 三鷹の森ジブリ美術館 GHIBLI MUSEUM, MITAKA.

Alguns dos vídeos disponíveis:

 

 

Parque temático do Studio Ghibli no Japão

Em construção desde 2017, o parque temático do Studio Ghibli será oficialmente inaugurado no dia 1º de novembro de 2022. O Ghibli Park, também chamado de Ghibli Warehouse, está em construção na província de Aichi, cidade japonesa de Nagakute, próxima de Nagoya. O parque contará com 7,1 hectares e cinco áreas com atrações de suas principais obras, como Princesa Mononoke, Meu Vizinho Totoro e Castelo Animado.

 

Não deixe de acompanhar suas obras no perfil oficial do Studio Ghibli no Twitter.

E veja também o video de apresentação do parque no YouTube:

 

Onde ficar em hotel e hostel em Tóquio no Japão



Booking.com

 

Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:

 

Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile