Ícone do site Ligado em Viagem

Como visitar e beber a cerveja Westvleteren na Bélgica, a melhor cerveja do mundo

Westvleteren, em busca da melhor cerveja do mundo

Vleteren, essa cidadezinha minúscula à uma hora de Bruges ou duas horas e meia de Bruxelas, guarda um tesouro para os amantes de cerveja.

Nela fica a Brouwerij de Sint-Sixtusabdij van Westvleteren, a abadia trapista que fabrica a tão festejada cerveja Westvleteren 12, considerada por muitos como a melhor cerveja do mundo, e é vendida oficialmente apenas lá.

Olha o lugar é tão, mas tão no fim do mundo que por várias vezes achamos que estávamos perdidos, pois no caminho quase não se vê placas indicativas para a abadia e chegamos a andar em pequeninas estrada no meio de campos abertos. Mas como nosso GPS não nos deixa na mão chegamos para a grande alegria do maridoviski.

No caminho para Westvleteren
Muito difícil conseguir alguém para perguntar algo
Escondidinha, mas estava ali a placa para a abadia

Mas fica a pergunta: vale todo esse esforço para ir à caça da cerveja? Vale! O maridoviski provou (e provou e provou e provou… rs) e concluiu que a dita cuja realmente é boa mesmo.

Infelizmente, a abadia e a fábrica onde a cerveja é produzida não podem ser visitada.O único local aberto a visitação é uma área de oração dos monges, que fica no mesmo complexo do restaurante In de Vrede. Porém em feriados religiosos, essa área também é fechada ao público e fomos justamente no período da Páscoa para lá.

Sint-Sixtusabdij van Westvleteren
Sint-Sixtusabdij van Westvleteren
Sint-Sixtusabdij van Westvleteren
Sint-Sixtusabdij van Westvleteren, muro da fábrica onde a  Westvleteren 12 é fabricada
Sint-Sixtusabdij van Westvleteren

O restaurante In de Vrede serve como ponto de venda e consumo dos produtos da abadia, que além de cerveja claro, vende queijos, embutidos, sabonetes, copos etc. E toda renda serve para a manutenção geral da abadia. Cada pessoa tem direito a comprar apenas uma caixa de cerveja com 6 garrafas. Sim, a procura é grande e eles precisam controlar a venda.

Em 2013 o maridoviski levou uma caixinha da 12 e outra da 8 para casa, parecia troféu. Já em 2014, foi apenas uma caixinha da 8, pois a 12 já tinha desaparecido. Uma dica é chegar cedo para garantir sua caixinha antes mesmo de pedir a comida, pois pode dar o azar de não encontrar mais nada. Ah! Um fato interessante das garrafas é que elas nem rótulo têm para reduzir o custo de produção e como elas não são vendidas em supermercados e afins, não é realmente necessário.

Restaurante In de Vrede

O restaurante, para quem não vai beber as cervejas, tem um cardápio simples, mas bem saboroso, que vai da sopa do dia até lanchinhos com saladinhas. Mas eles têm algo que certamente você não encontrará em nenhum outro lugar: um sorvete feito com a cerveja deles, que eu provei e, mesmo eu que não gosto de cerveja, gostei bastante. Bom mesmo!!!

Sorvete!!

Quem não está com carro, pode visitar a abadia a partir de Poperinge (existem trens de Bruges e Bruxelas para lá), a cidade oficial do lúpulo (falamos dela aqui). Lá tem o Museu do Lúpulo, Hopmuseum, que oferece opções de Beers Tours, que incluem a visita ao restaurante In de Vrede; ou você pode caminhar ou alugar uma bicicleta para enfrentar os 7km de distância. Apenas tome cuidado, pois o restaurante é fechado nas sexta-feiras.

Mas não importa a maneira que você vá, se gosta de cerveja, o maridoviski recomenda bastante.

O maridoviski e seu troféu

Não deixe de ler nosso roteiro por outras cervejarias na Europa, só cerveja da melhor qualidade.

E estando na Bélgica, por que não conhecer outros países:

 

Dicas gerais de viagem internacional

Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:

Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:

Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.

 

 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile