Já comentei no post sobre Grojéc que as viagens a trabalho que eu faço nunca, mas nunca me levam a lugares que eu possa desfrutar um tico depois de um dia de labuta e não foi diferente quando fiquei sabendo que iria pra China, precisamente Xiamen.
Claro que eu fui procurar saber se dava para fazer algo na cidade que eu iria ficar e quando descobri, vi que iria rolar uma China for real. Cidades turísticas como Pequim, Shangai e etc. podem ser classificadas como China for dummies, não que o choque cultural seja menor, mas meu amigo, somente tendo a experiência para tentar descrever o turbilhão de sensações.
Para entrar no clima de cabeça o voô foi pela air China. Atendimento bom, bem confortável, inglês sofrível, mas o curioso é que me senti em um voô saindo de Miami para o Brasil… tinha tanta gente carregando muamba, que pensei que o avião não conseguiria levantar voô.
Mas vamos ao que interessa o que consegui ver nesses dias foi:
- Fora das grandes cidades turísticas, quase ninguém fala inglês. Não adianta tentar, só na mímica mesmo. Por isso é bom ter o cartão do hotel, nome / telefone do táxi e dos lugares a serem visitados em mandarim.
- Troque uma boa quantidade de dinheiro, pois na maioria das lojas, 99,99%, cartão de crédito internacional não é aceito. Uma opção é achar um caixa eletrônico internacional ou ir ao bank of China, o banco que me foi recomendado, e perder 5 horas com filas e burocracia.
- Há um desconhecimento da lei da física na qual dois corpos não ocupam o mesmo lugar, às vezes era de dar nos nervos ver um monte de pessoas querer ficar no mesmíssimo local que você esta, é um tal de empurra-empurra que não acaba.
- Todos os gases corporais possíveis são liberados sem cerimonia. No avião, um senhor acabou me acordando com o seu singelo arroto, e no elevador então? Nos breves momentos eu queria morrer. Na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê, toda hora é hora da libertação.
- E cuspir no chão? E o barulho que fazem antes de cuspir no chão? E a sensação que fica que a qualquer momento você pode levar uma catarrada no pé ou na cabeça, não, não é nada agradável.
- A religiosidade dos chineses é demais! Fiquei encantada como as senhorinhas acordam bem cedinho para ir aos templos e fazerem as orações. Aliás, tem sempre um templo onde você menos imagina.
- A cor vermelha está presente em tudo!!! Roupas, vestidos de noiva, decoração, utensílios e até nos cabelos. Tudo para trazer boa sorte e um bom ano à pessoa.
- Quando o assunto é comida, meu amigo, oh povo que come. Comem praticamente tudo o que anda e enquanto comem fazem um barulho danado, parece que quanto mais alto melhor.
- Falando em comida, é de praxe comer na rua. Vi várias barraquinhas onde tudo era preparado na hora e servido fresquinho… Mas passei longe das barracas que vendiam qualquer tipo de animal empanado e frito.
- Comi o melhor dumpling da minha vida em um restaurante xexelento. A dica é dar uma espiada na cozinha, com o consentimento claro, antes de sentar à mesa e fazer o pedido. Nos cardápios geralmente tem a figura da comida, mas isso ajuda só em 50%… O resto é na mímica.
- É educado entregar e receber qualquer coisa com as duas mãos e fazer uma pequena reverencia. Eu sempre me embananava na hora de dar o dinheiro, mas isso ajudava a arrancar um sorriso da pessoa que estava recebendo-o.
- Não sei nas grandes cidades turísticas, mas em Xiamen fui atração por onde passava, ou seja, as pessoas paravam e apontavam para mim, comentavam entre si, acenavam, tiravam fotos… Ver ocidentais é coisa de outro mundo 😛
- O trânsito é caótico!!! Foram dias tensos dentro do taxi. Nem o trânsito da Bolívia era assim… E estou comparando nos idos anos de 2005. Não tenho palavras, mas fica a dica não dirija na China, vai dar *§%? com certeza.
- Mesmo o trânsito sendo uma loucura, todos os carros que eu via nas ruas eram novinhos em folha e sem nenhum arranhão, incrível.. Até as motoquinhas se salvavam. Proteção do Buda.
- Limpeza não é o forte da cultura, então quem vê cara não vê coração, sacou? Estou viva e forte para contar história, portanto só é ter bom senso.
Antes de viajar, não deixe de ler 25 coisas para saber antes de visitar a China.
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Oliveira diz
Passei para deixar meu joinha. Vlw